Hora de Fecho: Em direto: Cérebro dos atentados morreu em Saint-Denis
Abdelhamid Abaaoud, 27 anos, morreu durante o ataque da polícia em Saint-Denis. Tinha o corpo crivado de balas. Manuel Valls alertou para a possibilidade de ataques químicos e biológicos.
Nascido numa família abastada, o cabecilha dos atentados de Paris é responsável pelo recrutamento de dezenas de jovens muçulmanos. O seu irmão de 13 anos, que hoje está na Síria, é um deles.
Nasceram em França - mas muitos recusam-se a reconhecê-los como franceses. Filhos de emigrantes magrebinos, muçulmanos e habitantes dos subúrbios, vivem com as feridas do passado e do presente.
A participação de Portugal na coligação internacional de combate ao Estado Islâmico passa pelo treino de tropas iraquianas. Um contingente regressou agora e o Observador falou com um dos responsáveis.
Captagon é uma droga que inibe a dor e elimina o medo. Pode estar a ser utilizada pelos membros do Estado Islâmico durante os ataques terroristas.
O vídeo é uma das câmaras de vigilância de um dos restaurantes que foi alvo dos atentados de Paris, a 13 de novembro. Mostra o momento em que clientes e colaboradores são surpreendidos com as balas.
Uns eram alunos aplicados nos estudos, outros menos. Alguns tiveram educação católica, uns são licenciados, rapazes aparentemente normais. Quem são os jihadistas portugueses conhecidos?
Cavaco Silva já começou a ouvir os economistas. Bagão Félix teceu várias críticas ao "pretenso acordo" das esquerdas. Na Assembleia, Bloco e PCP faltaram à reunião sobre comemoração do 25 de Novembro.
Cavaco Silva assinou hoje decreto. Há cinco anos, as eleições foram no dia 23. Se houver segunda volta, será a 14 de fevereiro.
O Partido Nova Democracia foi extinto e excluído dos registos dos partidos políticos por ordem do Tribunal Constitucional por não ter apresentado contas da sua atividade.
Em entrevista, deputado do PS diz que socialistas "não são salvadores da pátria" e que as revoluções fazem-se num dia, mas as reformas duradouras não.
Opinião
João Marques de Almeida
Sampaio impôs condições a Santana Lopes em 2004. E Cavaco também fez exigências a Passos e a Portas em 2013. Por que carga de água o PS e Costa deveriam ser tratados de maneira diferente?
Paulo Tunhas
É urgente rever a Bíblia. Ou, se se quiser, desconstruí-la “sem paternalismos”. Por estes tempos, para a esquerda portuguesa, foi Abel que matou Caim. Graças a Deus, há maioria no Parlamento.
Felipe Pathé Duarte
Os terroristas estão a utilizar sistemas de comunicação digitais que, por razões técnicas ou legais, não podem ser interceptados, permitindo facilitação e apoio de acções armadas.
José Ribeiro e Castro
A alegada “tradição” segundo a qual todo o governo minoritário de partido mais votado teria, “ipso facto”, o direito de governar é, salvo o devido respeito – que é muito – uma enormidade.
José Manuel Fernandes
Ao querer parlamentarizar ainda mais o regime e ao derivar para uma linguagem radical, se não de ódio, o PS leva-nos de regresso à I República. Um dia ainda confundimos António Costa com Afonso Costa.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Subscreva
as nossas Newsletters
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa
Se pretende deixar de receber a Newsletter Hora de fecho clique aqui
Demasiadas newsletters? Pode anular a subscrição.
|
Sem comentários:
Enviar um comentário