segunda-feira, 23 de novembro de 2015

EXPRESSO DIÁRIO - 23 DE NOVEMBRO DE 2015

Cavaco põe condições, Costa tranquiliza. E dois milhões de refeições que iam para o lixo foram recuperadas

Para: antoniofonseca1940@hotmail.com

publicidade
Publicidade
360
23 NOV 2015
José Cardoso
POR JOSÉ CARDOSO
Editor Adjunto
 
Cavaco põe condições, Costa tranquiliza. E dois milhões de refeições que iam para o lixo foram recuperadas
Boa tarde,

Ainda não foi hoje. Cavaco Silva chamou António Costa para o… pré-indigitar, para utilizar a expressão do candidato presidencial Sampaio da Nóvoa.

Esta é um dos temas fortes do Expresso Diário de hoje, no qual explicamos ao pormenor as seis condições para as quais o Presidente exigiu “clarificações” ao líder do PS – que prometeu clarificá-las ainda esta segunda-feira. Lá mais para a frente no Diário de hoje, oPedro Santos Guerreiro explica que as condições... não condicionam o PS, enquanto o Nicolau Santos deixa a pergunta “E agora, dr. Costa?” e o Daniel Oliveiradesmonta a validade das seis condições eescreve que “Costa não pode ficar refém da vaidade de Cavaco”.

Ainda em relação à questão de tranquilidade de um Governo do PS pode dar ou não, Azad Zangana, o economista da Schroders para a Europa, diz à Elisabete Tavares não só que os “investidores que conhecem Portugal não devem estar preocupados” como lhes recomenda mesmo que que invistam em ativos portugueses.

Um segundo tema em destaque é um balanço sobre o movimento Zero Desperdício. Desde 2010, ano em que seus promotores começaram a ir a restaurantes recolher as refeições que sobram no fim do dia, para as ir levar a quem tem fome, foram “salvas” de ir para lixo 2,2 milhões de refeições. A Carla Tomás mostra ainda que, só nos últimos três anos, o número de refeições aproveitadas(e dadas a quem delas precisa) sextuplicou. E há outras contas que podem ser feitas, como a de que, com esta iniciativa da sociedade, o Estado poupou 5,5 milhões de euros.

Na esteira do Sporting-Benfica de ontem (e da terceira derrota consecutiva dos encarnados frente aos leões), o Pedro Candeias escreve um artigo no qual tenta responder áquilo que muita gente pergunta: o treinador benfiquista aguenta-se, ou…? O Benfica garantiu-lhe que Rui Vitória “vai cumprir o contrato todo” – e o Candeias escreve o que lhe disseram dos lados da Luz e analisa o percurso benfiquista desde o início da temporada.

Mais dois temas:
- a Cristina Peres entrevistou o escritor e ensaísta senegalês Boubacar Boris Diop, que fala sobre os atentados de Paris e deterrorismo (“Esta crise vai mudar a forma que a Europa tem de olhar o mundo. Não se pode pôr o mundo a ferro e fogo e os europeus ficarem tranquilos a preocupar-se com a crise económica e com a idade da reforma”, diz, entre outras coisas
- e a Alexandra Carita escreve sobre os grandes mestres espanhóis cujas obras vão estar expostas no Museu de Arte Antiga.

Na opinião há ainda os Henriques, o Monteiro, que escreve sobre Sócrates, com “perguntas simples para um complicado mistério”; e oRaposo, que a propósito da luta antiterrorista diz que “Schengen e os 3% são metas de tempos pacíficos”

Nas secções, além da crónica do Miguel Cadete e do habitual artigo das segundas-feiras do Pedro Miguel Oliveira (que hoje pergunta se a cruzada do Anonymous contra o estado Islâmico é para levar a sério), pode ler também o que diz o Pedro Andersson sobre a questão das faturas com NIF: acham mesmo que é de pedir a fatura de um café? É ler e, como dizia o outro, fazer as contas – ganhar, ganha sempre, mas pode ganhar mais do que poderia estar à espera.

Boas leituras e um bom resto de dia

publicidade
Publicidade
LER O EXPRESSO DIÁRIO
Costa tranquiliza Cavaco
AS CONDIÇÕES Presidente chamou Costa e colocou seis questões. Líder do PS envia respostas para Belém e escuda-se no programa de governo para garantir a solidez da solução CAVACO As seis condições explicadas em detalhe ANÁLISE Pedro Santos Guerreiro explica que as condições... não condicionam o PS
ALIMENTOS
Dois milhões de refeições que iam para o lixo foram recuperadas
MOVIMENTO Desde a criação do Zero Desperdício, em 2010, foram recuperadas 2,2 milhões de refeições. Valor sextuplicou em três anos. Com a iniciativa, o Estado poupou 5,5 milhões de euros
Benfica garante que Rui Vitória vai cumprir o contrato todo
Benfica garante que Rui Vitória vai cumprir o contrato todo
Nicolau Santos
E agora, dr. Costa?
 
Daniel Oliveira
Costa não pode ficar refém da vaidade de Cavaco
 
Henrique Raposo
Schengen e os 3% são metas de tempos pacíficos
 
Henrique Monteiro
Sócrates: perguntas simples para um complicado mistério
 
AZAD ZANGANA
“Portugal ainda é um país muito pró-europeu”
BOUBACAR BORIS DIOP
"Até aqui, a Europa agiu como se fosse invulnerável"
CULTURA
Grandes mestres espanhóis no Museu de Arte Antiga
TERRORISMO
Bélgica já fez 21 detenções desde domingo
TECNOLOGIA
A cruzada dos Anonymous é para levar a sério?
DICAS DE POUPANÇA
Pedir fatura de um café?
O grupo Impresa pretende oferecer um serviço personalizado de qualidade, respeitando sempre o direito à sua privacidade. Os seus dados são tratados de forma confidencial, sendo utilizados apenas para envio de informação do grupo. 

Para deixar de receber newsletters do Expresso clique aqui
Demasiadas newsletters? Pode anular a subscrição.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue