OUTRAS NOTÍCIAS“
Estou de volta”,
avisa Sócrates. Um ano depois de ter sido preso, sim já fez um ano, o ex-primeiro ministro
juntou amigos e centenas de apoiantes num almoço na antiga FIL em Lisboa. No final de um
discurso de meia hora, marcado principalmente pelo processo judicial de que é alvo, deixou o aviso “
a minha voz está de volta ao debate público”. E referiu por várias vezes que se alguém tinha o objectivo de o calar, tal não vai acontecer.
Sócrates falou sobre a actual situação política
atacando Cavaco sobre o qual diz que “
se comporta com base no ressentimento”. E acrescenta: “
Deu-lhe tanto trabalho pôr lá a direita em 2011 que agora lhe custa o trabalho de tirar de lá a direita e pôr de novo a esquerda em 2015”.
Por cá continua tudo à espera de
Cavaco Silva. As apostas vão todas no sentido de que
será hoje que o presidente anuncia a sua decisão e que essa passará por dar posse a
António Costa como o novo primeiro ministro. O DN escreve hoje que um Orçamento do Estado rápido é trunfo para apresentar a
Cavaco.
Mário Centeno garantiu que tem tudo pronto para
apresentar o documento no menor espaço de tempo possível e antes dos três meses de que dispõe ao abrigo da lei.
O
DN faz manchete com os pagamentos em atraso à caixa de previdência por parte de
advogados e agentes de execução. São mais de 100 milhões de euros que o Fisco vai cobrar como se se tratasse de um imposto em falta.
O
Público dá destaque ao caso dos vistos gold referindo que
Maria Antónia Anes, vogal da Cresap, é acusada de manipular concursos para favorecer António Figueiredo, o então presidente do IRN.
O aumento considerável de
apreensão de canábiscultivada em casa é a notícia escolhida para abrir a capa do
Jornal de Notícias.
No seguimento da notícia do Expresso deste fim-de-semana sobre o
plano de reestruturação do Novo Banco, o Negócios escreve que podem estar em
causa mil postos de trabalho.
A
Argentina volta à direita com a derrota do kirchnerismo.
Maurício Macri é o novo presidente argentino com mais 4 milhões de votos do que na primeira volta e derrotou Daniel Scioli, o candidato apoiado por Cristina Kirchner. Conheça
aqui o homem que vai liderar a argentina.
É o maior negócio do mundo no sector da saúde. A Pfizer está a ultimar um acordo de
150 mil milhões de dólares para se fundir com a sua rival
Allergan. O negócio
está fechado e deverá ser anunciado esta segunda-feira antes da abertura dos mercados em Nova Iorque. A concretizar-se vai nascer a maior empresa farmacêutica do mundo.
Nos EUA, e pelo quarto mês consecutivo,
Donald Trump continua a liderar as sondagens na corrida para se tornar o candidato republicano à Presidência. Trump lidera com 32% das intenções de voto a 10 pontos de distância do segundo mais “votado”, o neurocirurgião reformado, Ben Car.
O
correspondente do Washington Post no Irão foi condenado a pena de prisão. As informações ainda são escassas mas
Jason Rezaian, preso desde Julho de 2014 e acusado de espionagem e de colaboração com ”governos hostis”, terá sido condenado pelo tribunal revolucionário de Teerão, e incorre numa pena de até 20 anos de prisão.
Contínua o conflito entre a Ucrânia e a Rússia, com o ministro russo da Energia a anunciar que na Crimeia mais de 1,64 milhões de pessoas estão sem luz. A eletricidade, vinda da Ucrânia para a península anexada o ano passado pela Rússia, foi cortada na noite de sábado para domingo.
O estado de emergência foi declarado.
Siza Vieira foi homenageado pelos arquitectos espanhóis através da edição de um livro,
SizaXSiza, com a chancela da Fundación Arquía.
O El Mundo explica hoje o projecto.
Luisão, o central do
Benfica, foi operado a uma fratura no braço que sofreu no decorrer do jogo da Taça de Portugal contra o Sporting. Só deve
regressar aos relvados em Janeiro.
No ténis tudo igual, Djokovic
voltou a ganhar. Desta vez foi o ATP World Tour Finals que o sérvio ganhou na final frente ao suíço Roger Federer. Só este ano, foram 11 os troféus ganhos por Djokovic.
O QUE DIZEM OS NÚMEROS100 milhões de euros e 5 anos é o custo e tempo estimados para chegar à cura para a infecção por VIH/SIDA. A previsão é de um dos principais investigadores do mundo sobre esta doença, Bonaventura Clotet, director do Instituto de Investigación del Sida IrsiCaixa.
750 é o número de idosos desaparecidos em Portugal nos últimos 3 anos.
23 mil é o número de objectos com mais de 10 centímetros que estão
espalhados na órbita da terra. Lixo lá colocado pelo ser humano. O número é notícia no ABC depois de fragmentos espaciais terem caído perto de Murcia há algumas semanas.
FRASES“
Tenho dificuldade em perceber que a vida do país se discuta entre mais austeridade e menos austeridade. Nenhuma delas faz sentido. O que interessa são os resultados” - João Salgueiro, Diário Económico
“
Eles [ISIS] não usam o waterboarding. Eles cortam a cabeça das pessoas. (,..)Eu trazia de volta os interrogatórios e interrogatórios fortes”, Donald Trump
O QUE EU ANDO A LERDestino 2050: “O ano de 2050 está já ao virar da esquina, e no entanto é difícil imaginar as enormes mudanças que o mundo vai sofrer até lá”. É assim que o
Wall Street Journal apresenta este trabalho intitulado
DESTINY 2050. Uma série de
publicações multimédia, que estão a ser disponibilizadas desde ontem e que procuram desvendar como vamos envelhecer, como vamos trabalhar, como vamos viver.
O primeiro artigo é sobre
a implosão demográfica e como esta está
a mudar a economia mundial. No próximo ano a população mundial em idade de trabalho deverá começar a cair, o que não acontecia desde 1950. Até 2050 este grupo etário deverá diminuir 5%. O impacto no crescimento nas próximas décadas será enorme.
Uma das maiores preocupações é o rácio de dependência que mede o número de dependentes por números de pessoas em idade activa. No
Japão esse rácio está agora em 0,64. Em 2050 espera-se que esteja em 0,95. Na
China, onde esse número é hoje muito baixo (0,37) deverá chegar aos 0,7 dentro de 35 anos, ultrapassando inclusive o dos EUA que deverá chegar aos 0,66 contra os 0,51 registados agora (os EUA têm uma taxa de fertilidade mais alta e números elevados de imigração).
É fácil perceber que com este cenário, aliado a uma esperança média de vida nos países mais ricos que deverá chegar aos
87 anos, os actuais modelos de segurança social e de financiamento dos sistemas de saúde têm de ser revistos. Mas este é apenas um dos problemas.
Nos próximos dias o WSJ vai continuar a publicar estes trabalhos.
Hoje será o dia do 'fim da mão-de-obra barata'.
E deixo outra sugestão. Na semana passada,
na conferência Portugal em Exame, o professor
Miguel Pina e Cunha brindou a audiência de gestores e empresários com uma fantástica ‘aula’ sobre liderança. No seguimento ofereceu-me o “
Pequeno Livro das Virtudes para Grandes Líderes”. De facto um pequeno livro de bolso escrito por si, por
Arménio Rego, professor na Universidade de Aveiro, e por
Thomaz Wood Jr., professor na FGV-EAESP, em S.Paulo. São 15 virtudes que os autores consideram essenciais à carreira profissional de qualquer pessoa. Um livro bem-humorado e leve, mas que não deve perder.
Este Curto fica por aqui, amanhã regressa com Pedro Santos Guerreiro. Tenha uma excelente semana e proteja-se do frio. É que
já neva na Serra da Estrela.
Sem comentários:
Enviar um comentário