Sunak será o primeiro-ministro do Reino Unido mais novo desde 1783.

Rishi Sunak indigitado primeiro-ministro
Rishi Sunak indigitado primeiro-ministro© David Cliff

O novo líder do Partido Conservador, Rishi Sunak, vai ser indigitado esta terça-feira primeiro-ministro britânico pelo Rei Carlos III, após a demissão Liz Truss.

A primeira-ministra demissionária vai presidir a uma reunião do Conselho de Ministros pelas 09:00, seguida por uma declaração de despedida à porta da residência oficial, em Downing Street.

Truss será recebida depois pelo Rei Carlos III no Palácio de Buckingham, onde vai formalizar a demissão de primeira-ministra.

O monarca receberá então o sucessor, Rishi Sunak, que indigitará primeiro-ministro e encarregará de formar governo enquanto líder do partido com a maioria parlamentar.

O novo primeiro-ministro viajará de seguida para Downing Street, onde fará uma declaração no exterior pelas 11:35.

Segue-se a formação do novo Executivo, devendo os principais nomes ser anunciados ainda esta terça-feira. Sunak elegeu como prioridade unir o partido, pelo que estará sob pressão para escolher representantes das diferentes correntes dos 'tories'.

As atenções vão estar centradas sobretudo em Jeremy Hunt e se este vai permanecer como ministro das Finanças, tendo em conta o papel importante que teve em acalmar os mercados financeiros nos últimos dias.