Boa tarde,
Se o caro leitor ou leitora é um marcelista, um ferrenho do Presidente, se quer que a selfie que tirou com ele não perca atualidade rapidamente, então não se assuste com este título. Porque ele não diz respeito à Presidência da República. Diz, antes, respeito às aulas na Faculade de Direito da Universidade de Lisboa, de que o professor se despede esta quinta-feira.
Assim escreve o Vítor Matos no Diário de hoje:
"Rebelo de Sousa dá a sua última aula esta quinta-feira na faculdade onde entrou em 1966 como aluno. Começou a dar aulas em 1972. E dedicou uma vida àquela universidade: ensinar foi a sua vocação, mais que a política. Fez uma oral “gloriosa” a Ana Gomes. Teve Durão Barroso a vigiá-lo. Pagou obras do seu bolso. Roubou um valor na nota do irmão, só por ser irmão. Avaliou a futura namorada. Nunca deu um 19 numa licenciatura, apesar de ter sido essa a sua média. Eis a história do 'professor' Marcelo".
Vá ler que vale a pena. Nem é preciso lembrar que o editor de política do Expresso é autor de uma excelente biografia de Marcelo.
Outro assunto da atualidade: a visita de Costa a Angola.
A esse propósito, conversámos com Augusto Santos Silva, o ministro dos Negócios Estrangeiros. Que está confiante que as coisas estão a mudar em Angola. No rescaldo da visita do primeiro-ministro a este país, dá o recado: abrem-se enormes oportunidades aos empresários portugueses. Quem não o entender, não está a perceber nada do que se passa.
Terceiro tema, os protestos dos taxistas.
Vestidos com uma t-shirt preta com “#SomosTáxis” inscrito, os taxistas querem impedir a aplicação no início de novembro da chamada “lei Uber”. Apesar da maior ou menor compreensão por parte dos partidos, apenas os Verdes admitem viabilizar a fiscalização sucessiva da constitucionalidade da legislação. Os taxistas foram para a rua esta quarta-feira, naquela que foi a quarta grande manifestação desta natureza nos últimos três anos. Segundo a organização do protesto, Lisboa, Porto e Faro contaram com a mobilização de 1300 táxis.
Mas há mais ainda.
Carlos Moedas: "A guerra comercial pode ser uma oportunidade para a Europa”
A guerra comercial entre os Estados Unidos e a China “pode ser uma oportunidade para a Europa”, diz ao Expresso Carlos Moedas a partir de Tianjin, uma cidade portuária no norte da China onde copreside, até amanhã, à "Reunião Anual de Novos Campeões", conhecida como Davos de Verão.
Sporting-Qarabag
A solução para ultrapassar o pentacampeão azeri: pressionar alto e acelerar
Esta quinta-feira (20h, SIC), o Sporting estreia-se na Liga Europa 2018/19 frente ao Qarabag, pentacampeão do Azerbaijão que tem qualidade, mas não tanta como a que tem a equipa de José Peseiro, explica Tiago Teixeira
O caso do estranho monsieur Benalla
O ex-segurança do Eliseu, Alexandre Benalla, que foi filmado, disfarçado de polícia, a bater em manifestantes, em Paris, no passado dia um de maio, disse numa Comissão de inquérito do Senado que “não era polícia nem guarda-costas” do Presidente Emmanuel Macron. Mas tinha autorização oficial para andar armado, o que coloca problemas ao chefe de Estado.
“Vi uma menina de 5 anos que tinha sido violada, pensei que nada pior podia acontecer. Na semana seguinte apareceu outra de 4 anos”
Todas as semanas chegam casos de mulheres e crianças violadas à clínica dos Médicos Sem Fronteiras junto ao campo de Moria, em Lesbos. É mais que um por semana, conta ao Expresso o médico português Gustavo Vidal. Num local onde não deviam viver mais de 3100 estão mais de nove mil: por cada 80 pessoas há uma casa de banho, por cada 200 há um duche. Esperam horas para comer, beber água - e é nas filas que começam muitos conflitos. Vivem em contentores ou tendas. Não há espaço para as crianças brincarem, todos os locais vazios servem para colocar um novo abrigo.
Tenha excelentes leituras e um ótimo final de quarta-feira
Sem comentários:
Enviar um comentário