Auto
Por Alfredo Lavrador, Jornalista
Boa noite!
Hoje vou directo ao assunto: não sei o que é que a Kia anda a fazer, mas tenho a (forte) convicção de que a marca sul-coreana está cada vez mais no caminho certo. Vem isto a propósito do novo Ceed, que já tive oportunidade de testar em pistas desenhadas no autódromo de Portimão, tendo saído dessa apresentação com a impressão de que a terceira geração deste modelo tem tudo para deixar em alerta a concorrência – Volkswagen Golf, Renault Mégane, Opel Astra, só para citar alguns rivais directos. E porquê? Porque a Kia tratou de corrigir aquilo que lhe era criticado e, por saber ouvir, conseguiu que o novo Ceed nos surpreenda. Mesmo. As melhorias são evidentes e a garantia de sete anos ou 150.000 km oferece outra tranquilidade. E o preço? É capaz de nos levar às lágrimas! Conto-lhe tudo (bom e menos bom) aqui.
Felizmente, não é só a Kia que tem o condão de nos impressionar. A Volkswagen também se tem revelado mestre na sua capacidade de intrigar-nos. Por um lado, o construtor alemão dominou as vendas na Alemanha, deixando BMW e Mercedes para trás, o que não é de somenos importância quando o “fantasma” do Dieselgate ainda não é página virada. Como se isso não bastasse, a marca apresentou-se em Pikes Peak com o intuito de bater o recorde entre os eléctricos e acabou por siderar: ganhou tudo o que havia para ganhar. Até “queimou” a marca do invencível Loeb! Como? Pois, aí é que estão as nossas dúvidas, já que na teoria nada levaria a crer que seria possível tamanha proeza…
Já que estamos em maré de perguntas, deixo-lhe outra, em que talvez valha a pena pensar, pois o futuro é eléctrico: “A Europa vai ou não acordar para a ameaça chinesa?”
Até para a semana, sempre aqui.
A SEMANA. EM MARCHA-ATRÁS
ROLLS-ROYCE
Cullinan. Configurar o SUV da Rolls é uma perdição
Desembolsar cerca de 454 mil euros por um SUV não é para todas as carteiras. Se somarmos a isso uma extensa lista de extras, temos que configurar o novo Cullinan exige tempo. E, claro, muito dinheiro.
TOYOTA
Rolls-Royce japonês. Metade do preço e… da beleza
O imperador do Japão, bem como alguns dos mais altos representantes do governo, da indústria e da máfia, fazem-se transportar naquilo que consideram o Rolls ou o Bentley japonês. Mas estará à altura?
BENTLEY
Bentayga bate Range Rover e é rei em Pikes Peak
Pikes Peak, a rampa de que os americanos tanto gostam e que os europeus tiveram de aprender a apreciar, tem recordes de todos os tipos. O dos SUV pertencia à Range Rover. Mas já não.
HYUNDAI
i20 renovado e com mais atributos
A Hyundai refrescou o seu utilitário i20, que disputa o segmento que mais vende em Portugal. Disponível com 3 e 5 portas e versão Active, chega a partir de Julho com frente e traseira novas. E não só.
EM MODO ELÉTRICO
VOLKSWAGEN
VW esmagou recorde de Loeb. Mas com que milagre?
Romain Dumas, com o I.D. R Pikes Peak eléctrico da VW, bateu o recorde de Pikes Peak que pertencia a Loeb e à Peugeot. Mas com magia à mistura, pois o seu carro tinha metade da relação peso/potência.
JAGUAR
Afinal, o Jaguar I-Pace bate mesmo o Model X?
Quando a Jaguar revelou o I-Pace, divulgou um vídeo em que o seu carro eléctrico se batia com o Tesla Model X. Pois bem, eis o mesmo comparativo, mas agora realizado por uma entidade independente.
AUDI
Ups! Audi suspende apresentação do elétrico e-tron
O evento onde o primeiro SUV eléctrico da Audi seria revelado foi adiado, devido a “problemas organizacionais”. O Audi Summit vai trocar a Bélgica pelos Estados Unidos, mas (ainda) não se sabe quando.
MUITO À FRENTE
VENDAS
Volkswagen arrasa Mercedes e BMW na Alemanha
As vendas de automóveis novos na Alemanha caíram 5,8%, mas isso não impediu a Volkswagen de entregar mais 6% de viaturas e de, pela primeira vez na sua história, ocupar todos os lugares do top 5.
ELÉTRICOS
“Fuel cells”. Hyundai conseguiu, Audi também quer
Com o Nexo, a Hyundai fez o que a Audi nunca conseguiu fazer: um SUV propulsionado pela electricidade gerada a bordo através de células de combustível a hidrogénio. Agora, as duas marcas juntaram-se.
HONDA
Type R bate recorde e bate-se com o 911 Carrera
A Honda apostou em conquistar recordes em cinco pistas europeias com o Civic Type R. Em Magny-Cours tornou-se no tracção à frente mais rápido e bateu adversários mais potentes e caros, como o 911.
PONHA OS OLHOS NISTO
FERRARI
Destruiu Ferrari 5 minutos após estar ao volante
Quando concebeu e construiu o 458, dificilmente a Ferrari adivinharia que um fã dos seus veículos o partiria 5 minutos depois de se sentar ao volante. Mas foi exactamente o que aconteceu na China.
CURIOSIDADES AUTO
Se conduz um SUV, o melhor é não fazer isto!
A Física é tramada. Tem limites e, quando estes são ultrapassados, a coisa corre mal. Esta terá sido a conclusão de um condutor que alugou um Mercedes GLE para um casamento e… capotou na rotunda.
JAGUAR
Mulheres sauditas já pilotam carros de corrida
No primeiro dia em que é permitido às mulheres conduzir na Arábia Saudita, eis que uma delas, Al Hamad, foi direitinha ao autódromo local para pilotar em circuito. Mas esta não é uma saudita qualquer.
SABIA QUE...
TECH AUTO
É isto que o Autopilot da Tesla vê (e vê muito)
Os fabricantes lutam entre si para criar o melhor sistema de ajudas à condução de nível 3, mas é a Tesla quem lidera. Faz ideia do que o sistema “vê” e como analisa as situações? Ora veja aqui.
AMBIENTE
Há motores que excedem 18 vezes os limites de NOx
Um estudo realizado por uma entidade independente, que analisou 375 mil carros em condições reais, com um método “à prova de bala”, revela que marcas mais poluem. Surpresa: VW está entre as melhores.
Mais pessoas vão gostar da Au
Sem comentários:
Enviar um comentário