sábado, 3 de março de 2018

EXPRESSO

1115
03 MAR 2018
José Cardoso
POR JOSÉ CARDOSO
Editor Adjunto
 
As Escolhas do Editor
Boa tarde,

As sugestões de (re)leituras para este sábado de alguns dos melhores temas que fomos publicando ao longo da semana no Expresso Diário começam hoje com duas chamadas de atenção um pouco diferentes: não são para um dos artigos que publicámos, mas sim para uma edição inteira, um deles; e para um conjunto de artigos, publicados não num dia específico, mas diariamente, nas últimas três semanas.

A primeira sugestão é para a edição especial de quinta-feira, sobre a Síria. Pode entrar nela clicando na primeira chamada depois do fim desta newsletter. Depois é só navegar nela. Será uma leitura inquietante, muitas vezes dura, mas há coisas temos de ficar a saber, há coisas com as quais temos de nos revoltar.

A segunda é sobre os Óscares. Com a cerimónia da entrega a aproximar-se, na noite deste domingo para segunda-feira, pode revisitar os artigos que escrevemos diariamente nas últimas três semanas, sobre cada um dos nove candidatos ao Óscar de melhor filme e sobre os cinco nomeados pela Academia pela melhor canção original.

Um dos casos noticiosos do início da semana foi o das acusações de plágio feitas a um dos semifinalistas do Festival da Canção. Mas sabe o leitor quantos processos foram abertos nos últimos tempos pela Justiça e quantas condenações houve? Na edição de quarta-feira, a Joana Pereira Bastos dava a resposta.

(já agora, veja também na edição do dia seguinte, AQUI, quantas condenações houve fora do universo da música)

Um estudo da Universidade de Aveiro estabelece uma relação entre a presença de cádmio na água e nos solos e doenças mentais, como Alzheimer. A Europa quer reduzir utilização deste químico, usado em fertilizantes, mas Portugal tem votado sempre contra. A Carla Tomás fez o ponto da situação na edição de segunda-feira.

Outra sugestão de (re)leitura que faço para este sábado é sobre a polémica questão do “cultivo” de órgãos humanos em animais, para tentar minorar o problema da escassez de dádivas. Na edição de terça-feira, a Paula Freitas Pinto escreveu sobre os mais recentes desenvolvimentos científicos e sobre o que deles dizem especialistas portugueses.

Cáritas, associação da Igreja Católica, publicou um relatório sobre as dificuldades dos jovens. O balanço é negro, como se pode comprovar no artigo que publicámos na terça-feira.

Porque é que teve de ser criado um dia para pensarmos em gente rara? 
É o que a Christiana Martins explica no artigo de jornalismo de dados desta quarta-feira da série 2:59 Para Explicar o Mundo, um trabalho que vale a pena revisitar.

O que sente o polícia que é chamado para resolver um conflito parental? O que sentem os tribunais perante os relatórios que não chegam? O que sente um mediador familiar que nem sempre tem acesso à visão das crianças? É de tudo isto que se fala num livro lançado esta semana, sobre crianças e divórcios, a propósito do qual entrevistámos as duas coordenadoras.

Creches ao fim de semana? Só há uma, e não serve os funcionários da Autoeuropa. Mas há-as onde as crianças jantam, vestem o pijama e dormem o 1º sono. No Expresso Diário de segunda-feira publicámos a reportagem da Liliana Coelho e do Nuno Botelho em duas delas.

Boas (re)leituras e um excelente fim de semana, que pode acabar de pijama, a ver os Óscares, depois do primeiro sono
LER O EXPRESSO DIÁRIO
SíriaJá não é cedo para falarmos a sério sobre isto
TEXTOS DE Bruno Vieira Amaral, Daniel Oliveira, Henrique Monteiro, Henrique Raposo, Ricardo Costa, Ana França, Joana Beleza, Joana Azevedo Viana, Helena Bento, Marta Gonçalves e Soraia Pires. Ilustrações de Dima Nachawi
Óscares 2018Lembra-te de mim sempre que ouvires uma guitarra triste
TEXTO Mariana Lima Cunha
Direitos de autorJustiça abriu 802 processos por plágio nos últimos três anos. Mas não há memória de condenações
TEXTO Joana Pereira Bastos
Ambiente e saúde públicaCádmio provoca demência, mas Governo ainda nada fez para o eliminar
TEXTO Carla Tomás
RelatórioBalanço negro da Caritas sobre os jovens: aumenta “pobreza no trabalho” e habitação está “incontrolável”
TEXTO Isabel Leiria
2:59 Para Explicar o MundoPorque teve de ser criado um dia para pensarmos na gente rara
GUIÃO Christiana Martins
SociedadeCoordenadora da transplantação em Portugal critica ‘cultivo’ de órgãos humanos em animais
TEXTO Paula Freitas Pinto
EntrevistasDivórcio. “O conflito de lealdade é devastador para as crianças”
TEXTO Expresso

InfânciaDentro das creches da “geração Autoeuropa”
REPORTAGEM Liliana Coelho e Nuno Botelho

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue