domingo, 4 de março de 2018

56 anos AO SERVIÇO DA CLASSE BANCÁRIA - 4 de Março de 2018






SBN
SINDICATO DOS BANCÁRIOS DO NORTE


4 de Março de 2018



Efeméride:


Há 56 anos atrás fui admitido ao serviço classe bancária como Escriturário-estagiário (com a idade de 22 anos) no antigo Sindicato Nacional dos Empregados Bancários do Distrito do Porto, que foi posteriormente baptizado como Sindicato dos Bancários do Porto e finalmente Sindicato dos Bancários do Norte, onde permaneci 40 anos até 4 de Março de 2002, quando me reformei (como Chefe de Secretaria de Apoio à Direcção do SBN).


BOA NOTÍCIA



Finalmente cerca de um ano depois, o Edifício-Sede do Sindicato dos Bancários do Norte, na Rua Cândido dos Reis e Rua de Santa Teresa, assim como a sua continuação na parte que contorna na Rua Conde de Vizela apareceu com a cara lavada.

Este belo edifício situado numa parte nobre e antiga da cidade, merecia já há muito tempo estas obras de beneficiação e limpeza.

De qualquer modo, fiquei satisfeito pelo SBN ter efectuado esta beneficiação, e por isso os meus parabéns a quem delineou este trabalho.







Depois desta Efeméride faço agora um 

DESABAFO

Em Setembro de 1975 tomei as rédeas e fomentei activamente o arranque para a fundação dos SAMS- Serviços de Assistência Médico-Social que iniciou a sua actividade em Janeiro de 1976 (que este ano "2018" completou 42 anos de existência), assim como no seu desenvolvimento de prestação de serviços de Saúde a milhares de Bancários.

Como se sabe, os SAMS são considerados um dos melhores Serviços de Assistência - de carácter privado (são propriedade dos Bancários) que existem em Portugal. Note-se que o SNS - Serviço Nacional de Saúde, foi fundado apenas em 1979 e veio substituir o incipiente Serviço de Saúde das Caixas, como era chamado antigamente, e como Serviço de Saúde oficial tem obrigação de ser o melhor - mas não sei se é.

Infelizmente, há alguns meses porém, tive conhecimento de que os SAMS podem vir a ser ou até já terão sido absorvidos por uma entidade "Seguradora Internacional" (que para já desconheço qual seja...). Não sei se isso é verdade ou não mas desde já e mesmo que se comprove EU ESTAREI TOTALMENTE CONTRA.

Primeiro considero que os Bancários não devem alienar esta Obra que é propriedade sua com 42 anos de existência que tem cuidado da saúde a milhares de bancários e seus familiares, fazendo jus a qualquer outro serviço de Saúde (inclusive a certos sectores do SNS). Em segundo lugar, durante todos os anos, passaram e continuam a passar pelos SAMS centenas de colaboradores (entre funcionários, enfermeiros e médicos) que tudo têm feito para proteger os utentes dos SAMS. 


Tenho pena se tal acontecer e agora pergunto aos Bancários do Norte


Valeu a pena o esforço que fiz para ajudar a fundar os SAMS?


Para quê o trabalho e os esforços, as horas extraordinárias  (muitas sem retribuição e por opção minha) que foram despendidos por dezenas de trabalhadores durante o tempo que demorou a consolidação dos Serviços dos SAMS para os tornarem o Melhor Serviço de Saúde PRIVADO ?


Para onde vai o dinheiro da contribuição dos Bancários para os SAMS?



ANTÓNIO FONSECA




Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue