sábado, 3 de março de 2018

EXPRESSO

1114
02 MAR 2018
José Cardoso
POR JOSÉ CARDOSO
Editor Adjunto
 
Uma adjudicação do Estado. Um prejuízo que pode não ser mau. Uma pressão nas Maurícias. Uma entrevista ao sr. @Pontifex
Boa tarde,

Abrimos o Expresso Diário desta sexta-feira com uma notícia do Miguel Prado: a Segurança Social vai gastar mais 3 milhões de euros em programas informáticos da Oracle, empresa que em 2014 realizou uma conferência nos EUA para a qual foram convidados vários dirigentes da administração pública. A entidade do Estado responsável por este negócio foi presidida por um atual quadro da Oracle.

Presidente das Maurícias está a ser pressionada a demitir-se por causa das ligações ao empresário luso-angolano Álvaro Sobrinho. O Hugo Franco conta os contornos do caso nesta edição.

Os partidos chegaram a uma nova versão do decreto-lei do financiamento dos partidos, e discutiram-na hoje no plenário da Assembleia da República. A Mariana Lima Cunha esteve lá a acompanhar os trabalhos – e conta que nem tudo foi pacífico, com deputados a contestarem as regras que os seus partidos tinham acabado de aprovar.

EDP teve um prejuízo inédito, o primeiro desde que António Mexia passou a liderar a empresa, há 12 anos. O Miguel Prato explica porque é que e isso não é necessariamente mau.

O ministro do Ensino Superior propôs que sejam cortadas vagas em Lisboa e no Porto, proposta essa que vai ser discutida na próxima semana. No Expresso Diário desta sexta-feira publicamos um artigo da Isabel Leiria que mostra como a concentração de estudantes nas duas cidades é “assustadora” e não tem paralelo na Europa.

criador do Twitter oficial do Papa, Gustavo Entrala, está por cá – e o Helder Martins entrevistou-o. Sobre as redes sociais diz, entre outras coisas, que “talvez tenhamos contribuído para criar um monstro”, porque “os algoritmos não têm critério moral para julgar”. E defende que o Facebook e o Google “devem pagar os conteúdos de qualidade que difundem, porque se não o fizerem o jornalismo desaparece”.

Itália vai no domingo a votos, mas encontrar o próximo primeiro-ministro poderá não ser tarefa fácil, já que não há uma maioria qualificada à vista. Mas, como diz a Joana Azevedo Viana no seu artigo, os italianos estão “demasiado deprimidos para se preocupar”.

No último dos cinco textos sobre os filmes nomeados pela Academia pela melhor canção original, a Mariana Lima Cunha mostra de quem é e como se faz sentir a omnipresença subtil que perpassa por todo o filme “Call me by your name”.

Na sua crónica mensal, o ex-árbitro Duarte Gomes insta os videoárbitros a saírem da sua redoma de rigidez. Para quê? Para proteger essa “ferramenta extraordinária” que é o VAR.

Na opinião, o Bernardo Ferrão escreve sobre “O euromilhões de Assunção Cristas”, o Daniel Oliveira diz que A democracia é o espaço da diversidade, não da uniformização” e oHenrique Raposo discorre sobre “As armas do pós-verdade”.

Boas leituras, um bom resto de dia e um excelente fim de semana, sem monstros nas redes nem gritos de fora o árbitro… ou videoárbitro
LER O EXPRESSO DIÁRIO
CONTRATOS PÚBLICOS
Estado adjudica mais €3 milhões a empresa que pagou viagens a funcionários da Segurança Social
Segurança Social vai gastar mais €3 milhões nos próximos dois anos em soluções da Oracle, tecnológica que em 2014 realizou uma conferência nos EUA para a qual foram convidados vários dirigentes da administração pública. Entidade do Estado responsável por este negócio foi presidida por um atual quadro da Oracle
EDP teve um prejuízo inédito... e isso não é necessariamente mau
A elétrica teve um prejuízo trimestral pela primeira vez desde que António Mexia passou a liderar o grupo, há 12 anos. Uma pedra no sapato de um dos gestores mais bem pagos do país? Talvez não
ENSINO SUPERIORConcentração de estudantes em Lisboa e no Porto é “assustadora” e não tem paralelo na Europa
ENSINO SUPERIORConcentração de estudantes em Lisboa e no Porto é “assustadora” e não tem paralelo na Europa
Bernardo Ferrão
O euromilhões de Assunção Cristas
 
Daniel Oliveira
A democracia é o espaço da diversidade, não da uniformização
 
Henrique Raposo
OPINIÃO
 
POLÉMICA
Presidente das Maurícias pressionada a demitir-se por causa de Álvaro Sobrinho
POLÍTICA
Financiamento partidário: deputados contestam regras que os seus partidos acabaram de aprovar
CRÓNICA MENSAL DE DUARTE GOMES
Para os videoárbitros: saiam dessa redoma de rigidez que só vos prejudica - é o vosso nome que é enxovalhado todas as semanas
ÓSCARES 2018 | UM TEXTO POR DIA
“A primeira vez que me tocaste... Estas maravilhas alguma vez cessarão?”
LEGISLATIVAS
Pão e circo nas eleições em Itália

REDES SOCIAIS
Gustavo Entrala, criador do Twitter do Papa: “Os algoritmos não têm critério moral para julgar”

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue