quarta-feira, 28 de março de 2018

EXPRESSO


José Cardoso
POR JOSÉ CARDOSO
Editor Adjunto
 
Dinheiro de colégios para cruzeiros e champanhe. E Portugal, não expulsa ninguém? O que matou o 1º homem a ir ao espaço?
Boa tarde,

Ministério Público acusa administradores de colégios de desvio de milhões para carros, cruzeiros, jantares e champanhe. No tema de abertura deste Expresso Diário, a Isabel Leiria conta toda a história.

Portugal deve ou não expulsar também diplomatas russos? Há quem defenda que, para não o fazer, “terá de apresentar fortes justificações”. A Soraia Pires e a Helena Bento falaram com quem o diz.

Médicos decidem esta quarta-feira se operam português baleado no ataque em França – no mesmo dia em que haverá uma homenagem de Estado ao gendarme que se trocou por um dos reféns do terrorista e foi morto por ele. O Daniel Ribeiro faz o ponto da situação, explica o que vai passar-se amanhã e conta como o novo herói da França passou 3h37 a negociar a sós com o terrorista que depois o matou.

Portugal paga a segunda eletricidade mais cara da Europa quando ela sai do produtor. Di-lo um relatório da União Europeia sobre o mercado energético europeu, que o Miguel Prado esteve a analisar.

Noutro dos temas desta edição, o Adriano Nobre mostra que as autarquias ainda só estão a regularizar 15% dos precários identificados.

Organizações representativas de polícias e militares entregaram esta terça-feira um documento ao Presidente da República, que veem como o “último reduto” para resolver situações que têm pendentes com o Governo, a principal das quais é o descongelamento de carreiras. A Luísa Meireles e o Hugo Franco dizem o que está em causa e como as partes envolvidas têm lidado com a situação.

Outro protesto foi o dos funcionários do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, que iniciaram uma greve de três dias. O Expresso falou com a presidente do sindicato respetivo, Manuela Niza Vieira.

Esta terça-feira cumprem-se 50 anos sobre a morte do carismático oficial soviético que entrou em órbita à volta da Terra, pouco tempo antes de os americanos fazerem o mesmo. O Luís M. Faria relembra o que aconteceu nessa estreia e o que aconteceu depois ao herói da façanha, Yuri Gagarin.

Na opinião, o Ricardo Costa pergunta o que se segue depois de Zenu ter sido constituído arguido, Francisco Louçã escreve sobre “Juízes de gatilho fácil”, o Daniel Oliveira trata de “Prós e Contras”: a ciência não é democrática” e o Henrique Raposo acusa “A voz de Moscovo”.

Boas leituras e um bom resto de dia, sem desvios, expulsões ou precariedades
Future
 
  
A tecnologia portuguesa que ajuda a comunicar com pacientes como Stephen Hawking
Uma das limitações mais dolorosas que sofrem aqueles que padecem de doenças neuromusculares é que, à medida que vão perdendo a capacidade de se moverem, desaparece também a possibilidade de comunicarem com aqueles que os rodeiam.
ARTIGO PATROCINADO
LER O EXPRESSO DIÁRIO
MP acusa administradores de colégios de desvio de milhões para carros, cruzeiros, jantares e champanhe
Ministério Público acusa cinco administradores do grupo GPS de se terem apoderado de 30 milhões que receberam do Estado para os seus colégios. Ex-secretário de Estado José Manuel Canavarro e o antigo diretor regional de Educação José Almeida, os decisores que abriram a porta à celebração de novos contratos de associação com este grupo, estão indiciados por corrupção passiva
“Portugal não pode singularizar-se. Terá de apresentar fortes justificações para não expulsar diplomatas russos”
“Portugal não pode singularizar-se. Terá de apresentar fortes justificações para não expulsar diplomatas russos”
Médicos decidem esta quarta-feira se operam português baleado no ataque em França
Médicos decidem esta quarta-feira se operam português baleado no ataque em França
Ricardo Costa
Zenu é arguido. O que se segue?
 
Francisco Louçã
Juízes de gatilho fácil
 
Daniel Oliveira
“Prós e Contras”: a ciência não é democrática
 
Henrique Raposo
OPINIÃO
 
ENERGIA
Portugal paga a segunda eletricidade mais cara da Europa
POLÍTICA
Autarquias ainda só estão a regularizar 15% dos precários identificados
PAÍS
Presidente da República é o “último reduto” de polícias e militares, que estão “a fazer tudo para evitar” manifestarem-se
EFEMÉRIDE
O que matou Yuri Gagarin, o primeiro homem no Espaço?
GREVE NO SERVIÇO DE ESTRANGEIROS E FRONTEIRAS
“Acharam que retirarmos a greve anterior era sinal de fraqueza, mas era sinal de boa vontade. Agora vamos ver o que acontece”
POLÉMICA
Zuckerberg recusa ir ao Parlamento britânico responder sobre escândalo dos dados

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue