segunda-feira, 16 de outubro de 2017

RTP - O ESSENCIAL

Se não conseguir visualizar a newsletter, clique aqui
16 Outubro, 2017
Partilhar Subscrever
Christopher Marques
Jornalista
Christopher Marques

Bem-vindo

Portugal enfrenta novamente o drama dos incêndios. Nas últimas horas, pelo menos 31 pessoas morreram perante as chamas que alastram no centro e norte do país. Tal como em junho, o número de vítimas não para de aumentar. Perto de seis mil bombeiros combatem os incêndios. Os autarcas queixam-se da falta de meios.


Pelo menos 31 mortos


Pelo menos 31 mortos

No briefing das 11h00, a Proteção Civil revelou que 27 pessoas tinham morrido. Desde então, o número continua a subir. Nos últimos minutos, a Proteção Civil indicou que há já 31 mortos confirmados, admitindo que o número continue a crescer. Deste número de vítimas, pelo menos 15 eram do distrito de Viseu e 11 do distrito de Coimbra.  Há ainda meia centena de feridos, alguns em estado grave. Os números e a evolução dos incêndios são atualizados em permanência no site da RTP.

Noite de pânico


Noite de pânico

dureza do número de vítimas é acompanhada pelos relatos de pânico que chegam de diferentes localidades. Castelo de Paiva fala numa “tragédia”. Em Penacova, uma das testemunhas contou como conseguiu escapar às chamas. O autarca de Tondela queixa-se da falta de meios, numa queixa frequente por todo o país. Em Vila Nova de PoiaresSertãGouveiaMonção e em estradas como o IP3 e a A17 viveram-se momentos de pânico.

“Uma organização terrorista”


“Uma organização terrorista”

Num momento ainda de combate às chamas, são mais as dúvidas que a respostas. Uma persiste: Porquê outra vez? No domingo, um dia com condições favoráveis aos incêndios, registaram-se mais de 500 ocorrências. A Proteção Civil lamenta a negligência dos portugueses. O presidente da Liga dos Bombeiros lamenta a redução dos dispositivos de combate e responsabiliza uma “onda de organização terrorista” pela situação em Portugal.

À espera da chuva


À espera da chuva

Perante este drama de incêndios, Portugal aguarda pela chegada da chuva nas próximas horas. A chuva já caiu em algumas localidades mas só deverá chegar mais para o final do dia às regiões mais afetadas pelos incêndios. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê mesmo que a chuva possa ser forte e acompanhada por trovoada. Um aviso amarelovai estar em vigor a partir das 18h00 em doze distritos do centro e norte do continente.

"Vai-se repetir. Não vale a pena iludir os portugueses"


"Vai-se repetir. Não vale a pena iludir os portugueses"

primeiro-ministro deslocou-se ainda na última madrugada ao comando nacional da Proteção Civil. António Costa reiterou a confiança na ministra e decretou o estado de calamidade pública para todos os distritos a norte do Tejo. O chefe do Governo admitiu que esta segunda-feira será um dia difícil e que situações como esta se irão repetir ao longo dos próximos anos. “Não vale a pena iludir os portugueses”, confessou o primeiro-ministro.

Orçamento do Estado no debate político


Orçamento do Estado no debate político

proposta de Orçamento do Estado para o próximo ano foi apresentada na última sexta-feira. A proposta de OE é criticada por CDS-PP e PSDBE e PCP querem mudanças, nomeadamente o fim do corte no subsidio de desemprego e o aumento da derrama sobre as grandes empresas. Perante as críticas da oposição, Mário Centeno garantiu na Antena 1 que os trabalhadores a recibo verde também vão beneficiar da redução no IRS.

Troca de correspondência entre Madrid e Barcelona


Troca de correspondência entre Madrid e Barcelona

Duas semanas depois do referendo, Madrid e Barcelona alimentam o impasse. O presidente catalão respondeu a Mariano Rajoy com uma proposta de diálogo mas sem esclarecer se proclamou ou não a independência da Catalunha a 10 de outubro. Na contrarresposta, o Governo de Madrid insiste que Barcelona tem até quinta-feira para repor a legalidade e comunicar o que pretende fazer.

Centenas de mortos na Somália


Centenas de mortos na Somália

Um violento atentado terrorista provocou pelo menos três centenas de mortos. O ataque ocorreu no passado sábado em Mogadíscio, a capital da Somália. Presumíveis terroristas da organização Al-Shebab detonaram camiões armadilhados num antigo mercado e num hotelno movimentado centro da cidade. As vítimas são na sua maioria civis.

“Tomba-gigantes” na Taça de Portugal


“Tomba-gigantes” na Taça de Portugal

A terceira eliminatória da Taça de Portugal foi rica em surpresas. Vilaverdense, Farense, Académica, Santa Clara e Leixões eliminaram adversários que jogam na Primeira Liga. Boavista, Estoril, Belenenses, Paços de Ferreira e Tondela ficaram pelo caminho. Em relação aos três grandes não houve surpresas. Benfica, FC Porto e Sporting seguem para a quarta ronda.



A NÃO PERDER
Fogo. Outra vez

Fogo. Outra vez

Depois de Pedrógão Grande, o fogo regressa em força e volta a provocar vítimas. As fotografias da agência Lusa traduzem o drama vivido por todo o país na última noite.Apesar de alguma acalmia em relação a este domingo, a situação continua difícil e milhares de bombeiros combatem atualmente as chamas. Ao longo de todo o dia, a RTP vai continuar a reportar a situação dos incêndios em Portugal. Para acompanhar ao minuto no site, na Antena 1 e na RTP3.







Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

DIA DO ASSOCIATIVISMO JOVEM - 30 DE ABRIL DE 2024

  Associação 40 línguas Artigo Discussão Ler Editar Ver histórico Ferramentas Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.   Nota:  Se procura o...

Arquivo do blogue

Seguidores

Pesquisar neste blogue