quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

OBSERVADOR - 9 DE DEZEMBRO DE 2015

Para: antoniofonseca1940@hotmail.com

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
STARTUPS 
Valem mais de mil milhões de dólares, não estão cotadas em bolsa e proliferaram nos EUA, ao contrário de Lisboa. As startups "unicórnio" somam recordes, com a Uber à cabeça e as dúvidas no corpo todo.
BANCO DE PORTUGAL 
Economia portuguesa vai crescer menos este ano e o crescimento de 2% do PIB em 2017 passou a ser uma miragem, diz o Banco de Portugal.
SINDICATOS 
O secretário-geral da UGT avisa: quem quiser desafiá-lo, que avance. A situação foi discutida em reunião e não lhe faltaram apoios. Isto numa altura em que a CGTP preocupa (e muito). Basta ler a ata.
CONCERTAÇÃO SOCIAL 
O líder dos patrões afirmou que vai propor na reunião de concertação social um aumento do salário mínimo para um valor inferior aos 530 euros propostos pelo Governo, escusando-se a revelar o montante.
INTERNET 
O tráfego de internet gerado a partir de telemóveis cresceu 55,1% no terceiro trimestre. É o principal responsável pelo crescimento da banda larga móvel que tem já 5,5 milhões de utilizadores.
JUSTIÇA 
O PS, Bloco de Esquerda e PCP levam na quinta-feira a discussão no parlamento diplomas destinados a impedir que crimes puníveis com prisão superior a 5 anos, incluindo homicídios, possam ser julgados em processo sumário.
CORRUPÇÃO 
A ministra da Justiça defendeu que a luta contra a corrupção implica uma conjugação de esforços em todas as áreas de governação como saúde, segurança social, finanças, ordenamento do território, ambiente e educação.
DIPLOMACIA 
O Presidente da República considerou que Portugal está "no caminho certo" depois de ter conseguido "uma saída limpa" do programa de ajustamento e afirmou esperar que o país "mantenha a trajetória".
TIME 
E aí está o resultado de uma das eleições mais aguardadas. A "Chanceler do Mundo Livre" é a "Person of the Year". O 2º lugar foi para Abu Bakr Al-Baghdadi, líder do ISIS. O bronze vai para Trump.
CIMEIRA DO CLIMA 2015 
A Arábia Saudita apresenta-se como um país pobre para justificar as fracas ambições em relação às medidas para combater as alterações climáticas. Poderá esta atitude levar a recuos nas negociações?
DROGA 
Há dois especialistas que defendem que o ecstasy "é uma das drogas menos perigosas" que existem - e "muito menos perigosa" que o álcool e o tabaco, por exemplo. Conheça os seus argumentos. 
Opinião

Manuel Villaverde Cabral
Para além de representarem as corporações, não há relação entre o número de titulares de postos governamentais e as verbas exíguas que lhes são afectas: a ciência e a cultura são casos flagrantes.

Luís Aguiar-Conraria
Se se quer acabar com a discriminação das mulheres no local de trabalho, temos de atacar os motivos da baixa produtividade das mães. Aumentar as licenças de maternidade é por isso contraproducente.

Maria João Marques
Costa está tão desesperado para que os eleitores gostem dele (e não gostam), que foi a correr para a imprensa do coração contar pormenores familiares. Há coisa mais patética para um primeiro-ministro?

Paulo de Almeida Sande
E porque é assim? Vivemos vidas apressadas sem disponibilidade nem vagar, corremos de um fim para outro como se houvesse uma meta que não fosse, afinal e simplesmente, também, o ponto da saída. 

Lucy Pepper
Soluções razoáveis para os problemas deste mundo não vão ser encontradas com raiva. 
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Se pretende deixar de receber a Newsletter Hora de fecho clique aqui

Demasiadas newsletters? Pode anular a subscrição.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

DIA MUNDIAL DO DESIGN GRÁFICO - 27 DE ABRIL DE 2024

  Design gráfico 65 línguas Artigo Discussão Ler Editar Ver histórico Ferramentas Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.   Nota:  "Ar...

Arquivo do blogue

Seguidores

Pesquisar neste blogue