CAROS AMIGOS. SETEMBRO MOLHADO, FIGO ESTRAGADO
SÃO JOSÉ DE CUPERTINO.
JORGE SAMPAIO - POLÍTICO, PRIMEIRO MINISTRO E PRESIDENTE DE PORTUGAL - NASCEU EM 1939
DIA MUNDIAL DA MONITIRIZAÇÃO DA ÁGUA.
Atingido o número de 2 730 741 VISUALIZAÇÕES. Obrigado. Porto 18 de setembro de 2024. ANTONIO FONSECA
Ser socialmente aceito por nossas ações nem sempre é uma coisa fácil. Será que damos conta de sermos assim cobrados, vigiados, argumentados até por nós mesmos, inconscientemente, sempre?
O cinema quando quer pode ser uma arma tão potente quanto uma bomba na propagação ideológica. E temos o contexto da Guerra Fria como uma das maiores provas disso.
Então por que o ato ceder aos proprios impulsos é muitas vezes encarado pela sociedade como algo a ser combatido, egoísta e imoral? O coletivo, por ser limitado – ao tentar agrupar as pessoas numa tediosa e infeliz zona de conforto – é reacionário e igualmente invejoso do gozo pessoal.
A ideia de que os pais são culpados por tudo que os filhos fazem não me agrada. No entanto, é incontestável que fomos influenciados pela maneira como fomos educados e, sobretudo, com os exemplos que nos foram passados dia após dia. E essa é uma reflexão do que aprendi com os meus.
A versatilidade da narrativa no cinema ao abordar temas polêmicos vai desde um sutil apontamento de perfis de comportamento social até o impacto da reflexão profunda a respeito de paradigmas. Neste sentido, o sexo é assunto recorrente, de cenas intensas em filmes como 50 Tons de cinza, à intensidade de Ninfomaníaca. Além da construção da narrativa, é fundamental pensar sobre os desdobramentos na personalidade dos indivíduos e consequentemente na sociedade.
por Hellen Renata S. Neto em Apr 16, 2015 10:50 am
Suportar o peso de nossas dores é tarefa demasiadamente árdua. Porém, é o que a vida nos impõe, e saber balancear pode ser a chave da tão sonhada felicidade.
Sob um olhar subjetivo, pode-se dizer que somente se tivermos algo em nós, poderemos ver esse algo nos outros. Portanto, a combinação de compreensão e amor, consciente e inconsciente, é um dos caminhos para o autoconhecimento e a liberdade.
É difícil imaginar uma história humana sem amor. A trama da vida percorrendo pelo tempo e encontrando-se com a morte, tem no seu núcleo poético existencial a necessidade de amar e ser amado. A maneira de como lidamos com o significado semântico da palavra amor, advém do constructo histórico que fez por formatar certos valores culturais em nossa constituição subjetiva. Sendo assim, vivenciamos em nossa contemporaneidade a desconstrução de muitos mitos arcaicos que faziam por definir a relação amorosa como algo que encontramos só uma vez e que não poderia jamais ser rompido, dado sua importância sagrada de união divina.
O breve artigo trata de um álbum específico da banda islandesa Sigur Rós que não possui nome e é cantado num idioma inventado pelos músicos. Esta despretensão de significados pode revelar ecos do passado quando um cientista chamado Nikola Tesla inventou um sistema de transmissão de energia elétrica sem fio. A síntese descontinuada destes pontos parece revelar uma experiência única de música, signos e significados. Sem contar a Bjork.
Quando a mudança grita aos nosso ouvidos, podemos ignorá-la e viver atormentados pela sua algazarra estridente, ou ouvi-la e seguir em frente. O "zero" pode ser o infinito.
por Soraya Rodrigues de Aragão em Apr 15, 2015 05:30 am
A arte exerce um importante papel de catarse na clinica terapêutica, pois vai de encontro com processos psicológicos profundos, dos nossos arquétipos em que simbolicamente confirmamos determinadas características e condições que diz respeito ao inconsciente coletivo da humanidade, tendo, portanto importância contributiva na formação da nossa personalidade individual. O ser humano se desenvolveu com a arte e sua saude nao poderia estar dissociada dela. Quer conhecer um pouco sobre os beneficios da arte na saude fisica e mental?
Casamento seria algo muito mais fácil se fosse tratado com a seriedade e transparência que merece! Romantismo não sobrevive sozinho. É necessário planejamento e uma boa dose de realismo para o fim que todos desejam: o amor no dia-a-dia todos os dias!
Há um modo das coisas serem ou não serem, e sempre que eu precisar relembrar que o ideal é ter uma ilusão honesta e vivida assistirei ao filme Grandes Esperanças, de Alfonso Cuarón. Esse filme nos coloca de cara com aquelas questões relacionadas às ilusões e esperanças que nós mesmos criamos. É uma história linda, forte, envolvente - merecedora de toda a nossa abertura à totalidade que a sua experiência nos proporciona.
Este é o fato. Todo o resto é seu julgamento. Se for uma desgraça ou uma sorte eu não sei, porque isto é apenas um fragmento. Quem sabe o que vai acontecer amanhã? É só um fragmento. Estão lendo apenas uma palavra de uma frase da existência. Como podem julgar o livro inteiro? A vida vem em fragmentos, e nunca nos dá mais que isto. Apenas mais um fragmento da vida, apenas isso... nada mais...
Afirmam alguns que evitar a felicidade com medo de que ela acabe, é um dos meios mais eficazes para a infelicidade, contudo, nós a evitamos inúmeras e inúmeras vezes. Retardamos nossos passos para que demoremos a chegar até ela e quando isso acontece, nos apressamos em sair rapidamente desse estado de torpor. Qual afinal é a razão para esse nosso estranho medo de ser feliz?
“Em sua definição científica, o Caos não significa desordem absoluta ou uma perda completa da forma. Ele significa que sistemas guiados por certos tipos de leis perfeitamente ordenadas são capazes de se comportar de uma maneira aleatória e, desta forma, completamente imprevisível no longo prazo, em um nível específico. Por outro lado este comportamento aleatório também apresenta um padrão ou ordem ‘escondida’ em um nível mais geral."
Se hoje em dia estamos mais preocupados em filmar e fotografar nossas vidas do que em vivê-las de fato, como ficará a nossa subjetividade neste futuro em que se produz mais registros que memórias?
Aurora, princesa da Bela Adormecida e Annie, protagonista do filme Confiar, dirigido por David Schwimmer e lançado em 2010, descobriram juntas que a vida é o maior (e talvez mais triste) espetáculo do terra. Em um momento histórico em que crimes e amores virtuais podem ser confundidos e as redes sociais nos impõe uma auto-exposição muitas vezes excessiva, hoje podemos ser compartilhadores de conteúdo – e talvez amanhã, ele próprio.
É preciso que investiguemos a intuição pura para descobrirmos os objetos que nos são fornecidos. Ela é a base do pensamento, conhecê-la e defini-la é imprescindível para o entendimento do conhecimento humano.
Sabe aqueles indivíduos que não leem livros e que te deixam nervoso por isso? Pois bem, entenda que a responsabilidade pela cultura deles é de quem já a possui. No caso, é sua também.
Este artigo tem como objetivo analisar o bullying sob o viés do agressor, defendendo a ideia de que quem o pratica assiduamente necessita de tratamentos médicos urgentes.
por Flávia Pimenta Palmeira em Apr 13, 2015 05:50 am
Amamos fotografia. Não importa de qual lado da câmera estamos, há sempre um momento especial que escolhemos para guardar. Assim como na música, poesia, dança, pintura ou escultura, a fotografia é uma linguagem que transmite ideias e provoca emoções. Aqueles que nunca estudaram a técnica, arriscam algumas experiências na prática, e fotógrafos renomados revelam várias dicas e truques de uma boa foto. Ler o artigo completo
Sem comentários:
Enviar um comentário