sábado, 28 de março de 2015

OBSERVADOR - 360º - 27 DE MARÇO DE 2015

360º - Um louco mudará os cockpit? E o que sai das CPI?‏

360º - Um louco mudará os cockpit? E o que sai das CPI?

Para: antoniofonseca1940@hotmail.com
 


360º

Por David Dinis, Diretor
Bom dia!
Enquanto dormia O Airbus 320. Várias companhias aéreas e até um Governo anunciaram medidas para reforçar o cockpit dos aviões, depois do choque causado pelas revelações de ontem no caso do Airbus 320. Ainda ninguém sabe com precisão quem era Andreas Lubitz, o copiloto que fez cair o avião nos Alpes, matando estas 150 pessoas, mas a polícia já fez buscas nas suas casas.
A Reuters acrescentou que o alemão esteve ano e meio a receber acompanhamento psiquiátrico - um tipo de avaliação a que os pilotos não são sujeitos pelas companhias aéreas. Por cá, o Governo decidiu pedir uma avaliação independente, para depois decidir no espaço europeu se faz sentido fazer alguma coisa mais.

Nova Iorque viveu um final de dia difícil, com um incêndio que fez cair um prédio em East Village, Manhattan. Há registo de 12 vítimas, pelo menos três em estado crítico. O vídeo mostra um número interminável de carros de bombeiros.

O Governo da Tunísia anunciou ter desmantelado o essencial da “célula terrorista” responsável pelo ataque ao museu do Bardo apesar de pelo menos quatro suspeitos, dois marroquinos, um argelino e um tunisino, permanecerem em fuga.

Informação relevanteÉ uma 'sugestão' vinda do vice-presidente do PSD, Marco António Costa, para resolver o caso da lista VIP de contribuintes:que seja criado um sistema de alerta que proteja todos os contribuintes de violações do seu sigilo fiscal. Marques Mendes e Nuno Morais Sarmento defendem o mesmo - veremos o que diz esta tarde, na Assembleia, a ministra das Finanças.

No balanço da Comissão de Inquérito ao BES, os deputados decidiram ontem apresentar queixa contra José Guilherme, o amigo de Ricardo Salgado que não foi depor ao Parlamento. Como já aqui tínhamos referido, o empresário arrisca uma pena de dois anos de prisão. No momento em que começam a ser preparadas as conclusões, começaram as divisões: a oposição culpa outros para além de Ricardo Salgado, o PSD já fala de "chicana política".

Na noite passada, a TVI revelou documentos importantes sobre o problema do papel comercial, mostrando emails em que gestores de conta do BES garantiam a clientes que o produto iria dar-lhes lucro - sem riscos.

No pós-BES, há outra notícia relevante: o tribunal do Luxemburgo rejeitou duas ofertas pela Espírito Santo Property, dona por exemplo a Herdade da Comporta, que rondavam 60 milhões de euros. Entre os credores da firma do GES estão centenas de clientes do BES com papel comercial.

Anote, já agora, o que diz o Económico desta manhã: a Unidade de Informação Financeira da PJ recebeu dos bancos, em 2014, um número recorde de comunicações de operações suspeitas de lavagem de dinheiro. Ao todo, foram feitos 2.285 alertas.

No setor bancário, a novidade das últimas horas é o regresso do ex-ministro Teixeira dos Santos, pela porta da presidência do Montepio

Nos jornais de hoje, volta a destacar-se o caso Sócrates, como o Sol a levantar uma interrogação: e se o ex-primeiro-ministro não tiver escrito o seu livro? É do que desconfia o MP, conta o jornal, que acredita que a autoria de "A confiança no mundo" é de um professor catedrático português - alegadamente apoiado em escutas telefónicas. 

No plano económico, retenha a notícia do défice de 2014, reportado a Bruxelas: 4,5%, abaixo do que estimava o Governo - muito à custa do travão no investimento, mas com dados positivos na receita e na despesa (apesar das decisões do TC).

Termino este bloco com três notícias diferentes, mas importantes: Os nossos especiais

Uma década e 14 comissões de inquérito depois. E condenados, há? Sim, foram muitas as comissões parlamentares de inquérito formadas desde 2005. Algumas, poucas, nasceram de processos-crimes. Outras levaram à instauração de processos. Mas, na maior parte dos casos, ainda não há resultados, explica, caso a caso, a Sónia Simões.

Perder eleições e ficar? Passos pode não sair tão cedo? Ainda a propósito dos cinco anos de liderança no PSD, a Liliana Valente foi medir o pulso aos sociais-democratas, testando as saídas no cenário central para as legislativas. Conclusão? (Quase) todos acham perfeitamente natural que Passos fique na liderança em caso de derrota, negociando ele o Bloco Central que já admitiu fazer.

A maior recessão em 40 anos. Partido da revisão dos dados da economia ontem feita pelo INE, o Nuno Martins voltou a olhar para os números e foi tentar perceber o que contribuiu mais para a recessão de 4% que atravessámos em 2012. Um ano que, recorde-se, começou com estimativas de uma queda de 1,8% da economia.

Notícias surpreendentes
Lembra-se do (péssimo) bacalhau à Brás de Jamie Olivier? Pois é, agora é a BBC que anda a divulgar uma suposta receita de pastéis de nata, prometendo fazer os britânicos salivar com o resultado final. Problema: na verdade, são queijadas de leite. Sorry guys.

Da Islândia vem uma hashtag sem canela, mas com pimenta: #FreeTheNipple. Uma jovem de 17 anos gerou uma onda de apoio nas redes sociais, depois de ter sido humilhada na internet quando decidiu partilhar uma fotografia dos mamilos. A solidariedade (feminista, convém dizer) chegou até ao Parlamento. Na forma de uma fotografia.

Ainda menos diplomática é a história que o Observador lhe traz da Finlândia: a embaixadora portuguesa forçou a entrada numa cerimónia oficial e chegou à primeira página de um jornal"Sabe que sou embaixadora e já o meu pai era embaixador?". Ela garante que não foi bem assim... pelo menos não o tom.

E se pendurasse um pensamento sarcástico na parede? É o que lhe propõe esta exposição que abre hoje ao público em Lisboa. Pessoalmente, gosto desta frase: "It's not you. It's gin tonic"

E se for vinho? Pior, e se o vinho se entornar? Aqui estãoquatro truques para se livrar das manchas - e não deixar que nada lhe estrague o fim de semana.

Esse é o meu desejo: que tenha um dia bom e um fim de semana excelente, na melhor companhia.
Observador vai manter-se atento, seja à mudança da hora, às eleições na Madeira e em França ou à atualização de dados sobre esta história trágica do Airbus. E mais, muito mais do que isto.

Divirta-se! Até já!


 
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa


================

ANTÓNIO FONSECA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue