Indonésia: sismo de 5.6 na província de Java causa pelo menos 20 mortos e 300 feridos
Em atualização.
Um terramoto de magnitude 5.6 foi registado esta segunda-feira em Cianjur, na província de Java Ocidental, na Indonésia, indica o Serviço Geológico dos Estados Unidos. De acordo com a agência France Press, que cita as autoridades locais, o sismo fez pelo menos 20 mortos e 300 feridos. O tremor de terra causou também danos significativos em casas e infraestruturas.
"De acordo com as informações que tenho no momento, quase 20 pessoas morreram e pelo menos 300 estão a receber tratamento. A maioria sofreu fraturas depois de ter ficado presa nos escombros de prédios", disse Herman Suherman, chefe da administração municipal de Cianjur, ao canal de televisão Metro TV.
A província de Java Ocidental, com quase 50 milhões de habitantes, é a mais populosa da Indonésia.
O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, sigla em inglês), que acompanha a atividade sísmica em todo o mundo, registou o terramoto às 13:21 (06:21 em Lisboa) e localizou o epicentro a 16,7 quilómetros da cidade de Cianjur, que tem uma população de cerca de 170.000 pessoas.
Em vários vídeos que circulam na Internet, é possível ver pessoas em macas num hospital da região e várias outras a receber atendimento médico.
O terramoto também causou danos a várias residências e infraestruturas nos arredores de Cianjur, que fica a cerca de 75 quilómetros de Jacarta, onde os moradores também sentiram os tremores, segundo relatos de usuários nas redes.
Por sua vez, a Agência de Meteorologia, Climatologia e Geofísica da Indonésia (BMKG) estimou a magnitude do abalo em 5,6 e descartou um perigo "potencial para 'tsunami'".
Na sexta-feira, um sismo de magnitude 6,9 sacudiu a costa oeste da Indonésia e o epicentro foi localizado perto da pequena ilha de Enggano.
A Indonésia, com cerca de 275 milhões de habitantes, fica no chamado Círculo de Fogo do Pacífico, uma área de grande atividade sísmica e vulcânica na qual são registados cerca de 7.000 terramotos a cada ano, a maioria deles moderados.
Sem comentários:
Enviar um comentário