Região italiana lançou iniciativa para jovens casais e famílias que queiram mudar de vida. Objetivo é repovoar o território.
Comentários: 0
Emilia-Romagna
Giorgio Galeotti (CC BY 4.0) - wikimedia commons
Autores:
 
Redação

A região de Emilia-Romagna, em Itália, lançou uma nova iniciativa para jovens casais e famílias que queiram mudar de vida e comprar uma casa num dos seus 121 municípios. Oferece de 10 mil até a um máximo de 30 mil euros a quem quiser ir viver para aquele território. As candidaturas terminam dia 10 de novembro.

O concurso visa incentivar o repovoamento e a revitalização das zonas serranas da região através de subvenções a fundo perdido para a aquisição de um imóvel para habitação habitual. A contribuição está limitada à aquisição de habitação já existente à data da aprovação do edital e localizada nos “concelhos de montanha”.

O valor máximo da bolsa de habitação, em qualquer caso, não pode exceder os 30 mil euros e equivale a 50% dos custos incorridos para a compra da casa. A contribuição mínima que pode ser solicitada é de 10 mil euros. O montante da contribuição é decidido pelo requerente no momento do pedido de participação; além disso, o requerente compromete-se a assegurar o montante do co-financiamento necessário para cobrir o custo global.

Quem pode inscrever-se?

  • Pessoas com cidadania italiana ou cidadania de outro estado da União Europeia ou de outros estados não pertencentes à UE em conformidade com a legislação de imigração;
  • Residência registada ou para exercer uma atividade de trabalho exclusiva ou principal num município de Emilia-Romagna;
  • Ter nascido após 01/01/1982;
  • Não ter recebido anteriormente qualquer subvenção pública para a compra de habitação.