sexta-feira, 8 de maio de 2020

OBSERVADOR - 8 DE MAIO DE 2020

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
DESPORTO
Após dois meses parados, os futebolistas da I Liga devem regressar à competição em maio. Dentro de campo, o distanciamento não pode ser cumprido. Mas a ameaça do vírus continua. E das lesões também.
SAÚDE
As principais doações vêm de campanhas, seguindo-se as fundações, que já doaram quase seis milhões de euros. A Fundação Calouste Gulbenkian, por exemplo, disponibilizou cinco milhões de euros.
SAÚDE
Privilegiar as reservas e colaboradores com máscara são algumas das alterações que foram acordadas. Depois de muita polémica ficam oficializados os requisitos para os restaurantes abrirem.
SOCIEDADE
Valentina Fonseca desapareceu entre a 1h30 e a 8h00 da manhã de quinta-feira. A mãe está a prestar declarações à PJ. Menina já tinha fugido de casa dos pais na Páscoa do ano passado.
SAÚDE
Estimativa da COTEC e da NOVA IMS diz que Portugal deve atingir esta semana o pico de prevalência da infeção: o maior número de pessoas infetadas ao mesmo tempo. Norte e Centro com maior risco.
SAÚDE
Até 30 de setembro, os festivais só poderão acontecer em recinto coberto ou ao ar livre, com lugares marcados e com respeito pela lotação e pelo distanciamento. O reembolso de bilhetes só em 2022.
SAÚDE
Investigadores da Universidade do Minnesota recomendam que se evite falar no fim da pandemia para já e traçam três cenários possíveis para o surto global de coronavírus.
POLÍTICA
António Costa viu ventiladores, andou de metro e fez compras no Porto. Saiu à rua para mostrar confiança, não cumpriu a distância social e recusou a austeridade como resposta a esta crise.
SAÚDE
Das 14h às 19h aos sábados e das 9h às 19h aos domingos não há carros nas avenidas atlânticas do Porto e na marginal de Matosinhos e Leça para permitir mais espaço para distanciamento físico.
SAÚDE
O Observador acompanhou o trabalho feito na Sala de Situação Nacional do INEM. Usada muito poucas vezes, foi ativada no dia 12 de Março devido à pandemia do novo coronavírus.
LIFESTYLE
Na sua conta oficial, o neto da monarca, que fala hoje ao país, partilhou fotos do tempo em que serviu as Forças Armadas e quando quis passar despercebida ao celebrar com a multidão em Trafalgar.
Opinião

Rui Ramos
O PCP teve sempre – e apenas – a força que, por interesse próprio, os outros lhe deram. Se esteve na Alameda durante o estado de emergência, foi porque o Estado quis, e não porque o PCP se impôs.
Jaime Nogueira Pinto
É uma língua grande e plástica e plural e aberta como toda a vida que vale a pena ser vivida. Vive nas palavras dos escritores e até nas dos que são um bocado disso tudo ou dos que não são nada disso.
Sebastião Bugalho
A TAP será, provavelmente, a próxima crise política. E se alguém falar em comissão de inquérito e a esquerda quiser meter a privatização ao barulho, Rio dirá três palavrinhas mágicas: claro que sim.
Diana Soller
Não está a haver relação transatlântica na crise provocada pelo novo coronavírus. Os Estados Unidos e a Europa deixaram um espaço de cooperação, privilegiado nos últimos setenta anos, deserto.
Isabel Arriaga e Cunha
Deixar a retoma depender de respostas puramente nacionais é permitir níveis intoleráveis de distorção da concorrência entre as empresas dos países com mais capacidade para as ajudar e todas as demais.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últi

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue