O que pode fazer Barack Obama numa visita-relâmpago de duas horas ao Porto? Beber um cálice de vinho do Porto, responder a 15 perguntas pré-selecionadas sobre ambiente, pegadas de carbono e alterações climáticas, e tirar fotografias com 100 pessoas escolhidas entre os 2200 convidados. O segredo para atrair o antigo Presidente dos EUA à Invicta foi exatamente o seu interesse pelas questões ambientais. “Esta é uma questão muito importante para ele. Está empenhado em apoiar iniciativas de liderança nesta área”, diz um dos anfitriões do evento Climate Change Leadership Porto Summit 2018.
Dívida: CDS testa o Mário ministro contra o Centeno da Europa
Assunção Cristas quer saber se Mário Centeno, na dupla qualidade de ministro das Finanças e de presidente do Eurogrupo, vai garantir a Portugal melhores condições de pagamento da dívida. E pressiona com o apoio dado a Atenas no final do programa de assistência, exigindo agora que o Governo esclareça se Portugal vai ou não gozar de condições tão favoráveis como as dos gregos.
A história de como foi o próprio Cristiano, sem saber, a escrever o seu futuro italiano (com uma ajudinha de Jorge Mendes e João Cancelo)
Cristiano Ronaldo estava triste com o Real Madrid depois da saga com o fisco espanhol e Jorge Mendes armou um plano para levá-lo para Manchester ou Paris. Mas quando o agente negociou a ida de João Cancelo para Turim, percebeu que Andrea Agnelli, presidente da Juventus, continua obcecado com a conquista da Liga dos Campeões – e nada melhor do que ter o melhor marcador da prova para atingir esse objetivo.
“Quando o rei ia para Évora, ia toda a gente para Évora. Com Aga Khan vai ser igual”
É uma mistura de rei, Papa e Deus vivo e move multidões, como ficará claro nos próximos dias com a chegada de milhares de fiéis a Portugal para assistirem às comemorações dos 60 anos de Aga Khan enquanto líder dos muçulmanos ismailitas. Há quem ache que continuará a mover, depois de instalar a sede global da sua comunidade em Lisboa, à maneira dos reis antigos. Um ismaelita que veio de Londres de propósito para as celebrações avisa: “A nossa integração aqui foi bem-sucedida, mas que isso não se confunda com ausência de racismo e islamofobia em Portugal”.
Hospitais apontam perda de €55 milhões/ano em medicamentos por atrasos do Estado
Os hospitais públicos deviam mais de 890 milhões de euros às farmacêuticas em maio deste ano, dos quais 633 milhões eram dívida vencida. O prazo médio de pagamentos é de 325 dias e os atrasos podem estar a custar ao Estado cerca de 55 milhões adicionais. O facto de o Estado ser mau pagador custa muito dinheiro, já que “os laboratórios impactam nos preços [dos medicamentos] os custos financeiros que têm de suportar com o recurso à banca para fazerem face aos atrasos [dos hospitais] nos pagamentos”, diz o presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares.
Migrações: ministros da linha dura vão juntar-se para tentar travar de vez entrada de migrantes pelo Mediterrâneo
Crise política alemã ameaça espalhar-se para Itália e Grécia, países aos quais o ministro alemão do Interior, Horst Seehofer, quer devolver muitos refugiados. Seehofer tenta alinhar-se com os homólogos austríaco e italiano para travar as travessias ilegais no Mediterrâneo.
Os dias escondidos de Frida Kahlo
É Frida como nunca a vimos, através de um espólio fotográfico que esteve ignorado durante meio século. Da vida pessoal e íntima à vivência revolucionária e ao convívio com grandes artistas e grandes amores, o Centro Português de Fotografia, no Porto, abre esta sexta-feira uma exposição que anda a correr o mundo.
Iniciativa Pró-Montado quer impedir que o Alentejo se transforme num deserto
Grupo de produtores, investigadores, ambientalistas e autarcas apelam a mais apoio do Estado e da indústria para defender o montado de sobro e azinho face às alterações climáticas. Chamam a atenção para “o fogo que arde sem se ver” no Alentejo, que já levou à morte de milhares de sobreiros, e pedem mais dinheiro para reforçar “o muro de árvores” que impede o Sara de inundar o Sul do país.
Vem aí um dia de opostos no Mundial 2018: entretenimento vs. cautela
Os quartos-de-final do Mundial de futebol começam esta sexta-feira com dois jogos bem diferentes, Uruguai-França e Brasil-Bélgica, e nesta edição do Expresso Diário explicamos as virtudes e as debilidades das quatro equipas. No sábado há quatro seleções improváveis à procura do sonho da meia-final e da proeza maior da final – Suécia-Inglaterra e Rússia-Croácia –, mas essa análise fica para a próxima edição do Expresso Diário (18h de sexta-feira).
Na Opinião, temos hoje as colunas de Ricardo Costa, Daniel Oliveira e Henrique Raposo. E em jeito de antecipação de um fim de semana com bom tempo e calor, não perca as sugestões apresentadas na rubrica Boa Cama Boa Mesa, cujo título sugestivo só pode mesmo deixar água na boca: EN 247 – já conhece a Estrada Nacional do marisco?
Boas leituras.
Sem comentários:
Enviar um comentário