domingo, 8 de julho de 2018

EXPRESSO

1215
05 JUL 2018
Paulo Luís de Castro
POR PAULO LUÍS DE CASTRO
 
Obama vai ao Porto em nome do ambiente mas fica a dormir em Madrid
O que pode fazer Barack Obama numa visita-relâmpago de duas horas ao Porto? Beber um cálice de vinho do Porto, responder a 15 perguntas pré-selecionadas sobre ambiente, pegadas de carbono e alterações climáticas, e tirar fotografias com 100 pessoas escolhidas entre os 2200 convidados. O segredo para atrair o antigo Presidente dos EUA à Invicta foi exatamente o seu interesse pelas questões ambientais. “Esta é uma questão muito importante para ele. Está empenhado em apoiar iniciativas de liderança nesta área”, diz um dos anfitriões do evento Climate Change Leadership Porto Summit 2018.
Dívida: CDS testa o Mário ministro contra o Centeno da Europa
Assunção Cristas quer saber se Mário Centeno, na dupla qualidade de ministro das Finanças e de presidente do Eurogrupo, vai garantir a Portugal melhores condições de pagamento da dívida. E pressiona com o apoio dado a Atenas no final do programa de assistência, exigindo agora que o Governo esclareça se Portugal vai ou não gozar de condições tão favoráveis como as dos gregos.
A história de como foi o próprio Cristiano, sem saber, a escrever o seu futuro italiano (com uma ajudinha de Jorge Mendes e João Cancelo)
Cristiano Ronaldo estava triste com o Real Madrid depois da saga com o fisco espanhol e Jorge Mendes armou um plano para levá-lo para Manchester ou Paris. Mas quando o agente negociou a ida de João Cancelo para Turim, percebeu que Andrea Agnelli, presidente da Juventus, continua obcecado com a conquista da Liga dos Campeões – e nada melhor do que ter o melhor marcador da prova para atingir esse objetivo.
“Quando o rei ia para Évora, ia toda a gente para Évora. Com Aga Khan vai ser igual”
É uma mistura de rei, Papa e Deus vivo e move multidões, como ficará claro nos próximos dias com a chegada de milhares de fiéis a Portugal para assistirem às comemorações dos 60 anos de Aga Khan enquanto líder dos muçulmanos ismailitas. Há quem ache que continuará a mover, depois de instalar a sede global da sua comunidade em Lisboa, à maneira dos reis antigos. Um ismaelita que veio de Londres de propósito para as celebrações avisa: “A nossa integração aqui foi bem-sucedida, mas que isso não se confunda com ausência de racismo e islamofobia em Portugal”.
Hospitais apontam perda de €55 milhões/ano em medicamentos por atrasos do Estado
Os hospitais públicos deviam mais de 890 milhões de euros às farmacêuticas em maio deste ano, dos quais 633 milhões eram dívida vencida. O prazo médio de pagamentos é de 325 dias e os atrasos podem estar a custar ao Estado cerca de 55 milhões adicionais. O facto de o Estado ser mau pagador custa muito dinheiro, já que “os laboratórios impactam nos preços [dos medicamentos] os custos financeiros que têm de suportar com o recurso à banca para fazerem face aos atrasos [dos hospitais] nos pagamentos”, diz o presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares.
Migrações: ministros da linha dura vão juntar-se para tentar travar de vez entrada de migrantes pelo Mediterrâneo
Crise política alemã ameaça espalhar-se para Itália e Grécia, países aos quais o ministro alemão do Interior, Horst Seehofer, quer devolver muitos refugiados. Seehofer tenta alinhar-se com os homólogos austríaco e italiano para travar as travessias ilegais no Mediterrâneo.
Os dias escondidos de Frida Kahlo
É Frida como nunca a vimos, através de um espólio fotográfico que esteve ignorado durante meio século. Da vida pessoal e íntima à vivência revolucionária e ao convívio com grandes artistas e grandes amores, o Centro Português de Fotografia, no Porto, abre esta sexta-feira uma exposição que anda a correr o mundo.
Iniciativa Pró-Montado quer impedir que o Alentejo se transforme num deserto
Grupo de produtores, investigadores, ambientalistas e autarcas apelam a mais apoio do Estado e da indústria para defender o montado de sobro e azinho face às alterações climáticas. Chamam a atenção para “o fogo que arde sem se ver” no Alentejo, que já levou à morte de milhares de sobreiros, e pedem mais dinheiro para reforçar “o muro de árvores” que impede o Sara de inundar o Sul do país.
Vem aí um dia de opostos no Mundial 2018: entretenimento vs. cautela
Os quartos-de-final do Mundial de futebol começam esta sexta-feira com dois jogos bem diferentes, Uruguai-França e Brasil-Bélgica, e nesta edição do Expresso Diário explicamos as virtudes e as debilidades das quatro equipas. No sábado há quatro seleções improváveis à procura do sonho da meia-final e da proeza maior da final – Suécia-Inglaterra e Rússia-Croácia –, mas essa análise fica para a próxima edição do Expresso Diário (18h de sexta-feira).
Na Opinião, temos hoje as colunas de Ricardo Costa, Daniel Oliveira e Henrique Raposo. E em jeito de antecipação de um fim de semana com bom tempo e calor, não perca as sugestões apresentadas na rubrica Boa Cama Boa Mesa, cujo título sugestivo só pode mesmo deixar água na boca: EN 247 – já conhece a Estrada Nacional do marisco?
Boas leituras.
publicidade
Publicidade
LER O EXPRESSO DIÁRIO
DÍVIDA
CDS quer que Centeno dê a Portugal as mesmas facilidades concedidas à Grécia
Partido liderado por Assunção Cristas pretende saber se Mário Centeno, na dupla qualidade de ministro das Finanças e presidente do Eurogrupo, vai garantir a Portugal melhores condições de pagamento da dívida. E pressiona com o apoio dado à Grécia
CONFERÊNCIA Obama vai ao Porto em nome do ambiente mas fica a dormir em Madrid
Conferência no Porto, esta sexta-feira, tem regras muito restritas: Obama não quer partilhar o palco com políticos, não permite a gravação da sua intervenção nem responde a perguntas dos jornalistas. A equipa do ex-presidente dos EUA ainda visitou um multipremiado hotel em Vila Nova de Gaia, de forma a prolongar a jornada em Potugal, mas Obama preferiu a capital espanhola
SAÚDE
Hospitais apontam perda de €55 milhões/ano em medicamentos por atrasos do Estado
Em maio, hospitais públicos deviam 891 milhões de euros às farmacêuticas, mais de dois terços dos quais eram dívida vencida. Prazo médio de pagamento aos laboratórios está nos 325 dias
TRANSFERÊNCIA PARA A JUVENTUS A história de como foi o próprio Cristiano, sem saber, a escrever o seu futuro italiano (com uma ajudinha de Jorge Mendes e João Cancelo)
TRANSFERÊNCIA PARA A JUVENTUS A história de como foi o próprio Cristiano, sem saber, a escrever o seu futuro italiano (com uma ajudinha de Jorge Mendes e João Cancelo)
Ricardo Costa
A legislação laboral é o segredo mais bem guardado do Governo
 
Daniel Oliveira
Embora aí Santana, que já não enganamos ninguém
 
Henrique Raposo
Qual é o efeito da retórica de Trump na realidade?
 
MUNDIAL DE FUTEBOL
Vem aí um dia de opostos: entretenimento VS cautela
EXPOSIÇÃO | PORTO
Os dias escondidos de Frida Kahlo
A PARTIR DESTE SÁBADO NO SEMANÁRIO
Guias Expresso: para conhecer e amar Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue