Inovação
Por Edgar Caetano, Jornalista
Esta é a newsletter mensal do Observador sobre Inovação. Temos encontro marcado na última segunda-feira de cada mês para lhe falar de como ela nos dá novos horizontes. Bem-vindo.
Ilustração: Raquel Martins
Há dois tipos de perigos basilares quando falamos de Inteligência Artificial (IA). Dois tipos de perigos que não são, necessariamente, exclusivos entre si.
Uma forma de a coisa dar para o torto está expressa na brilhante analogia do colecionador de selos, contada por Rob Miles ao projeto Computerphile. A história fala de um colecionador de selos que cria um sistema de IA, ligado à Internet, para o ajudar a conseguir o máximo número de selos possível, custe o que custar (no final, esse algoritmo apercebe-se de que o corpo dos seres humanos contém alguns dos mesmos materiais de que é feito o papel dos selos. E, aí… bem… o melhor é ouvir Rob Miles).
Provavelmente, porém, muito antes de chegarmos a esse tipo de problemas causados por problemas não-intencionados — o hipotético surgimento de uma consciência automática sem valores morais, incontrolável — a Inteligência Artificial vai (ou já está a) ser uma ferramenta magnífica para quem comete crimes ou atentados terroristas mas, também, para quem quer vencer eleições ou suprimir dissidentes em regimes autoritários.
Esses são os riscos maliciosos da IA, que ficaram bem evidentes nos últimos meses, com o escândalo envolvendo o Facebook e a Cambridge Analytica. Para pensar sobre esses riscos, 26 peritos de várias áreas, incluindo vindos da OpenAI (a organização não-governamental apoiada por Elon Musk, da Tesla), reuniram-se em Oxford e lançaram um relatório de quase 100 páginas em que se descrevem alguns dos perigos e se fazem recomendações aos políticos e aos académicos.
O relatório é de leitura aconselhável a todos, não apenas a quem tem um especial interesse por novas tecnologias. Mas fazemos-lhe um pequeno resumo nesta edição da newsletter Inovação, que parte de um repto lançado pelo falecido Stephen Hawking: “a IA poderá ser a melhor coisa que aconteceu na história da Humanidade. Ou poderá ser a pior”.
O que pode estar em causa, avisou o físico inglês, é a “destruição” da Humanidade. Como é que podemos evitar o pior (supondo que é possível evitá-lo)?
Obrigado por nos ler.
HORIZONTES
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Inteligência artificial no registo de dados
O governo apresentou projetos para tratar os dados recolhidos pela administração pública com mecanismos de inteligência artificial.
TECNOLOGIA
Governo avança com nova edição do GovTech em 2019
Secretária de Estado da Modernização Administrativa diz ao Observador que vai manter o concurso de ideias com recurso a moedas digitais em 2019. Já se conhecem os seis finalistas deste ano.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
O que podem as "mãos erradas" fazer com a IA? /premium
Um grupo de 26 especialistas em Inteligência Artificial juntou-se para lançar o alerta: cada avanço nesta área aumenta, também, o potencial para usos maliciosos. É "urgente" tomar medidas, avisam.
INOVAÇÃO
Quer fumar na gasolineira? A IA impede-o
A petrolífera Royal Dutch Shell e a Microsoft juntam-se para desenvolver e instalar uma tecnologia de inteligência artificial que dá um aviso quando os condutores retiram um maço de tabaco do bolso.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Quer ouvir música escrita por um algoritmo de IA?
Ash Koosha, compositor e multi-instrumentista iraniano baseado em Londres, lança-se em mais uma aventura futurista que envolve a composição musical através de um software de inteligência artificial.
Conteúdo Santander
PRÉMIOS PARA ACREDITAR E SEMEAR SEMPRE
Simples, próximo e justo. São palavras que inspiram quem quer marcar a diferença ao apoiar projetos na área social e ambiental.
ROBÓTICA
Ver para crer. Robô da Boston Dynamics faz Parkour
Depois das cambalhotas e da colaboração entre dois "cães" para abrir portas, os robôs da Boston Dynamics ganharam, agora, a capacidade de fazer saltos oblíquos complexos (e com obstáculos).
INOVAÇÃO
Os doentes que não tiveram medo de ser "loucos"
Quando a indústria não cria soluções para doenças raras, a cura pode ser criada pelos próprios pacientes. A Patient Innovation esteve no Healthcare Innovation a explicar como isso já salvou vidas.
ENSAIOS DO OBSERVADOR
Como vai ser a medicina do futuro/premium
No futuro, cada doente terá um tratamento personalizado para a sua doença. Mas como é que vamos conseguir que isso se massifique? Ensaio de Tânia Vinagre.
DOENÇAS CARDIOVASCULARES
Cruz Vermelha com projeto inovador de cardiologia
Uma linha telefónica 24 por dia, uma central de controlo que recebe dados em tempo real e equipamentos de topo. O novo Centro do Coração do Hospital da Cruz Vermelha será inaugurado a 11 de fevereiro.
TECNOLOGIA
Empresa portuguesa produz autocarros a hidrogénio
O lançamento do "Fuel Cell Bus" aconteceu em Lisboa, na sequência da passagem pela cidade do Energy Observer, a primeira embarcação em todo o mundo movida a hidrogénio de forma autónoma.
INOVAÇÃO
Iron Ox, a agricultura feita por robots
A Iron Ox, baseada na Califórnia, criou a primeira produção agrícola controlada inteiramente por máquinas que recorrem a um sistema de inteligência artificial para monitorizar as plantações.
E AINDA
OPINIÃO
Queremos bater-nos por custos laborais competitivos, correndo o risco de nova deslocalização quando surgir outro país mais barato? Ou queremos desenvolver uma indústria que concorre por Valor?
O ensino da programação e robótica deve ser uma prioridade junto das gerações mais jovens, como contributo para estimular e promover a literacia digital de forma simples e intuitiva.
O QUE VEM AÍ
MARCADOR
LIVRO DO MÊS
Mais pessoas vão gostar da newsletter Inovação. Partilhe:
Sem comentários:
Enviar um comentário