sexta-feira, 19 de outubro de 2018

OBSERVADOR

Lifestyle Imagem de destaque
Quinta-feira, 18 Outubro 2018
Fotografia do autorPor TIAGO PEREIRA
Editor de Cultura
Ao longo da minha existência pensei em seguir várias carreiras profissionais. Julgo que já fiz uso deste espaço para falar daquela altura em que o meu sonho era ser motorista de autocarros. O motivo era simples: um autocarro é um veículo grande e isso, para uma criança pequena, é um desafio interessante. A pancada passou-me depressa, mas tive outras. Passo a elencar algumas:
Caixa de supermercado: não consigo explicar muito bem isto. Recordo a atenção com que olhava para aquelas máquinas que reconheciam os códigos de barras. Parecia-me tudo muito divertido, passar objetos por um mecanismo que apitava e fazia aparecer uns números num visor. Enfim…
Quis ser gasolineiro, porque o meu irmão, que é mais velho, também queria e a razão era a melhor: naquele tempo, os senhores que trabalhavam nas bombas de gasolina andavam sempre com umas bolsas com muitas notas. Desisti da ideia quando percebi que o dinheiro não era deles;
Piloto de aviões: porque o meu pai trabalhava no aeroporto. Achava eu que também ele era piloto. Não era. Foi uma grande desilusão;
Rockstar. Porque sim. Porque todos queremos ser rockstars. Todos. Em princípio, é a melhor profissão do mundo. Ainda hoje penso assim, pelo menos de vez em quando;
E pelo meio de todas estas opções, terei eventualmente ponderado a hipótese de ser proprietário (#risos) ou gerente, vá, de um restaurante. Ou de um bar. Ou que um qualquer estabelecimento ligado ao campeonato da restauração. Porque me parece bonito, ter um espaço que junta pessoas e proporciona bons momentos, um daqueles sítios onde acontecem coisas de boa memória e conversas que fazem a diferença.
Mais um motivo: ser responsável por um sítio que faz história. Um estabelecimento que dura décadas e décadas. A Antiga Casa Faz Frio, em Lisboa, tem um currículo feito sobre essa filosofia. Uma casa com mais de cem anos, que teve muito bom português (e não só) à mesa, muitas vezes à espera do bacalhau, um dos pratos clássicos daquela casa. Depois de uma temporada encerrada, a Faz Frio reabriu, remodelada mas com vontade de seguir o caminho trilhado desde sempre. E isso é bom de ver, mais ainda quando por estes dias as transformações costumam levar este tipo de espaços para ambições totalmente distintas das originais.
A Ana Cristina Marques foi conhecer o espaço, falou com quem de direito e conta tudo aqui.  E se algum leitor, nem que seja só um, se sentir inspirado em fazer carreira nesta área de negócio, isso para nós será um encanto.
Até para a semana.
PS: acho que também já aqui escrevi sobre como nunca poderia fazer nada no mundo da moda. Ao contrário do Mauro Gonçalves, que sabe mais disto que eu e vocês todos juntos. Já agora, ele está no Portugal Fashion, que já começou. Fiquem atentos durante os próximos dias.

PARA FAZER

FotografiaCINEMA

Quatro filmes para ver esta semana

Um drama com Glenn Close e Jonathan Pryce, "Pedro e Inês", do português António Ferreira, um filme espanhol e "O Primeiro Homem na Lua", são as escolhas desta semana de Eurico de Barros
FotografiaCINEMA

Cinema: Dez escolhas para mergulhar no DocLisboa

Filmes portugueses, chineses ou romenos, sobre música, cineastas, Lisboa, regimes totalitários, etc. Eurico de Barros seleccionou uma dezena de títulos do DocLisboa, que decorre de hoje até dia 28.
FotografiaTEATRO

"Gostava de ser boa, mas como é que pago a renda?" /premium

A pergunta não é da atriz, é da personagem que interpreta em “A Boa Alma de Sé-Chuão”, de Brecht, no Teatro de Almada. Mas onde acaba a ficção e começa a realidade? Uma entrevista antes da estreia.

PARA COMPRAR

FotografiaBELEZA E BEM ESTAR

O futuro da cosmética pode ser amigo do ambiente?

Há uma nova marca cuja embalagem se transforma numa árvore. Mas isto é só a ponta do iceberg num momento em que se espera que a sustentabilidade não seja apenas uma moda, mas que se torne o padrão.

PARA SABER

FotografiaFILHOS

Família. 15 conselhos para as horas mais difíceis

Inês Afonso Marques, psicóloga infantil, é a autora do livro "Crescemos Juntos", que reúne reflexões sobre a parentalidade para todos os dias do ano. Escolhemos 15 frases e pedimos que as comentasse.
FotografiaFAMÍLIA REAL BRITÂNICA

Como Harry e Meghan mudam a sucessão na coroa

São cada vez mais os herdeiros ao trono e um outro vem a caminho, agora que os príncipes Harry e Meghan anunciaram esperar o primeiro filho. Descubra quem pode ficar com a coroa a partir de agora.
FotografiaPORTUGAL FASHION

Bloom: um recreio para os jovens designers

Entre abordagens comerciais e conceitos idealistas, o Bloom voltou a ser recreio para uma nova geração de designers. Sete criadores mostraram que, também na moda, a renovação de gerações é vital.
FotografiaPAIS E FILHOS

Crianças até 2 anos são das que mais usam apps

Um novo estudo refere que 51% das crianças com menos de 8 anos usa aplicações. Inquérito feito a quase 2.000 pais mostra que tecnologia serve de ama nos lares portugueses.
FotografiaAMOR E SEXO

"Casados à 1ª vista". A ciência é casamenteira?/premium

O casting é rigoroso e o processo "real". O novo reality show, que não está isento de polémicas, quer casar desconhecidos e acompanhá-los durante 8 semanas. Mas será que o drama é só para as câmaras?
VISITE O LIFESTYLE
Mais pessoas vão gostar da newsletter de 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

RABINDRANATH RAGORE - ESCRITOR - NASCEU EM 1861 - 7 DE MAIO DE 2024

  Rabindranath Tagore 159 línguas Artigo Discussão Ler Editar Ver histórico Ferramentas Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Rabindranat...

Arquivo do blogue

Seguidores

Pesquisar neste blogue