|
|
MARTIM SILVA
DIRETOR-EXECUTIVO
|
|
|
Acusação de Pedrógão, o caso Benfica, a sucessão da PGR. Os meus destaques
|
|
|
|
|
|
|
Bom dia,
A edição semanal do Expresso que já está numa banca perto de si tem como grandes destaques a investigação judicial aos incêndios de Pedrógão, a polémica à volta da sucessão da PGR, as entrevistas a Mariana Mortágua, Iker Casillas, Sousa Cintra e ao novo presidente da TAP. E ainda todas as novidades da investigação judicial ao caso e-toupeira, que envolve o Benfica.
Veja os meus destaques:
PEDRÓGÃO: MP CULPA PROTEÇÃO CIVIL PELAS MORTES
Acusação está por dias. Procuradora diz que o combate ao fogo falhou e foi responsável pelo desfecho trágico. Não houve prevenção nem limpeza
"Falhou tudo: primeiro, a falta de limpeza da vegetação por baixo dos cabos elétricos fez com que um “borralho” se transformasse num incêndio de grandes dimensões. Depois, os inúmeros erros no combate ao fogo e a omissão de ajuda às populações fizeram com que as chamas se tornassem incontroláveis, matando 66 pessoas. E, finalmente, a falta de gestão da floresta impediu que o fogo perdesse força e se extinguisse. Esta é a lógica da acusação do incêndio de Pedrógão Grande, que demorou mais de um ano a ficar pronta e é dirigida especificamente aos responsáveis materiais pela sucessão de falhas que provocaram a tragédia."
PGR: COSTA NÃO COMPRA GUERRA COM MARCELO
Pressão crescente à direita e à esquerda pela recondução de Marques Vidal complica substituição da PGR. Se a própria quisesse sair “ajudava”. Costa vai ouvir os partidos e quer evitar “finca-pé” com o PR. Este é um dos temas quentes da agenda política, desta semana como das próximas, e o Expresso explica o que se está a passar nos bastidores da política.
BENFICA: VIEIRA DEIXA CAIR PAULO GONÇALVES NA JUSTIÇA
O Expresso esteve a consultar o processo judicial que mais tem dado que falar nos últimos dias. E verificou que ao Ministério Público, o Benfica disse que nenhum administrador da SAD “sabe o que o doutor Paulo Gonçalves sabe ou deixa de saber”
HÁ MUSEUS PORTUGUESES EM RISCO Depois da tragédia do Museu Nacional, no Rio de Janeiro, que foi totalmente consumido pelo fogo, fomos olhar para o estado de conservação dos nossos próprios museus: Sistemas antifogo de algumas instituições estão obsoletos, alerta ex-secretário de Estado da Cultura. Sociedade Portuguesa de Geografia é caso mais grave. Está em risco um acervo mundial único
EDUCAÇÃO: COM QUE IDADE DEVO ENTRAR NA ESCOLA?
"Todos os anos, milhares de crianças iniciam o 1º ano ainda com 5 anos. Muitos pais não hesitam em acelerar o percurso escolar dos filhos e a lei permite-o, desde que os alunos façam os 6 entre 16 de setembro e 31 de dezembro. O estigma de ‘ficar para trás’, a perda de contacto com os amigos de escola, a pressão para que comecem a ler e a escrever e para que sejam sujeitos a mais desafios de aprendizagem são algumas das razões invocadas para não os manter mais um ano no pré-escolar. A opção é, no entanto, contestada pela maioria dos especialistas ouvidos pelo Expresso, que consideram que não há vantagens em antecipar a entrada e alertam para o risco de isso poder comprometer a integração e o sucesso escolar."
Obviamente que em matéria de educação, pode também ler os últimos desenvolvimentos das negociações falhadas entre sindicatos e Governo a propósito da contagem do tempo de serviço dos professores.
ANTÓNIO COSTA EM LUANDA COM AGENDA PORTUGUESA E BILATERAL... E SEM IRRITANTE
António Costa parte no próximo dia 16 para uma visita de dois dias a Angola com a convicção reiterada por ambas as partes de que chegou a altura de “virar a página” e que o “irritante caso Manuel Vicente” ficou mesmo para trás. Marcada para 17 e 18 de setembro, no final de um processo complexo de tentativa de acerto de datas, a visita acaba por apanhar Angola em dia feriado a 17, o que acaba por circunscrever os encontros oficiais de alto nível a um único dia.
|
|
|
IKER CASILLAS: “O CURRÍCULO NÃO ME GARANTE JOGAR TODOS OS FINS DE SEMANA”
Está no Porto há três anos e passeia-se na cidade como se estivesse há 37, a idade que tem. Iker Casillas diz que a exigência de Sérgio Conceição só lhe faz bem e que sempre pede uma coisa a quem joga com ele: não lhe olhem para o passado, nem para o bilhete de identidade
MARIANA MORTÁGUA: “CENTENO É UMA FORÇA DE BLOQUEIO” O Bloco de Esquerda não traça linhas vermelhas para a aprovação do último orçamento da ‘geringonça’. Na semana em que as negociações com o Governo entram na fase decisiva, Mariana Mortágua dá uma entrevista ao Expresso onde sublinha, várias vezes, que a avaliação que o Bloco faz do Orçamento do Estado dependerá do conjunto e não de qualquer imposição em particular. A deputada elege Mário Centeno como alvo de todas as críticas, enquanto poupa António Costa. Regista que houve falta de empenho e uma atitude do confronto pelo lado do Governo.
SOUSA CINTRA, E ENTREVISTA DO PRESIDENTE POR TRÊS MESES “Em três meses não fiz outra coisa. Só faltou trazer para aqui a cama” Presidente do Sporting entre 1989 e 1995, José de Sousa Cintra aceitou, aos 73 anos, a missão de voltar a Alvalade, como parte da Comissão de Gestão que assumiu os destinos do clube após a saída de Bruno de Carvalho. Este sábado há eleições e, apesar do turbilhão que se tornou a sua vida nos últimos meses, sai com a sensação de ter arrumado a casa.
ANTONOALDO NEVES, PRESIDENTE EXECUTIVO DA TAP dá a sua primeira entrevista. Assume erros na pontualidade e anuncia crescimento “Vamos duplicar o tamanho da TAP”
Uma última sugestão vai para o tema que faz capa da Revista do Expresso esta semana. Estão quase aí os vinte anos da atribuição a Saramago do Nobel da Literatura. O Expresso reconstituiu os momentos de uma data história.
Tenha ótimas leituras e um excelente fim de semana
|
|
Sem comentários:
Enviar um comentário