sábado, 8 de setembro de 2018

OBSERVADOR

Foto do autor

Desporto

Por Bruno Roseiro, Editor de Desporto
Seja bem-vindo a esta nova newsletter semanal do Observador. Clique aqui para gerir as suas preferências.
31241516_0x0_acf_cropped.jpg
Depois de cinco meses que ficarão na história do Sporting, as cinco semanas de campanha chegaram ao fim e o clube ficará a saber este sábado (ou provavelmente na madrugada de domingo) quem será o sucessor de Bruno de Carvalho na presidência. Falou-se muito de futebol, de finanças e do futuro, mas existe uma herança bem mais pesada do que se possa pensar: entre choques sociais, geracionais e de reputação, a luta do Sporting passa por recuperar uma identidade perdida.
É esse o grande desafio do vencedor daquelas que serão sempre as eleições mais concorridas de sempre a nível de candidatos (mesmo com a saída de cena de Pedro Madeira Rodrigues). Entre João BeneditoJosé Maria RicciardiFrederico VarandasRui Jorge RegoDias Ferreira e Fernando Tavares Pereira, um deles será o novo líder e o Observador passou a última semana e meia a acompanhar um dia de manhã à noite com cada um dos nomes que aspiram ser consagrados este fim de semana. Não foi propriamente uma campanha pacífica, mas não teve comparação com o que antecedeu noutros sufrágios.
Enquanto o Sporting tenta resolver o seu futuro, o Benfica enfrenta novos problemas no presentecom a constituição da SAD como arguida no processo e-toupeira. No final da fase de inquérito, o Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa explicou que estão em causa crimes como corrupção ativa e passiva, oferta ou recebimento indevido de vantagem, favorecimento pessoal, violação do segredo de justiça, violação de segredo por funcionário, peculato, acesso indevido, violação do dever de sigilo e falsidade informática. Além disso, o Benfica arrisca, em caso de condenação judicial, uma pena acessória que pode suspender o clube da participação em provas desportivas profissionais entre seis meses e três anos.
tese central da acusação da 9.ª Secção do DIAP de Lisboa defende que a Benfica SAD terá beneficiado do acesso a informação privilegiada de processos em segredo de justiça que terá utilizado em seu benefício desportivo, imputando ao assessor jurídico Paulo Gonçalves e à Benfica SAD a alegada prática de corrupção ativa, de oferta indevida de vantagem e de 28 crimes de falsidade informática (com mais de 600 acessos da toupeira em processos criminais em segredo). “Não existe qualquer facto, circunstância de tempo, lugar e modo, bem como prova concreta, que fixem uma qualquer conexão entre os factos imputados a qualquer dos arguidos”, defendem os encarnados. “Não existe no despacho de acusação qualquer facto ou indício que permita a imputação à Benfica SAD de qualquer crime”, referiu Luís Filipe Vieira, presidente do clube e da sociedade, em conferência. Mas será que o Benfica arrisca mesmo a suspensão da Primeira Liga? É o que está explicado aqui pelo Luís Rosa (resposta curta: sim), que pormenorizou também como a toupeira foi apanhada pela Justiça.
De fora para dentro das quatro linhas, e depois do empate no particular com a Croácia no Algarve (que marcou o jogo 100 de Pepe por Portugal), a Seleção faz a estreia na Liga das Nações diante da Itália, a squadra que ficou de forma surpreendente de fora do último Mundial, na próxima segunda-feira. E este não é o único jogo grande; antes, nota para o Inglaterra-Espanha (sábado) e França-Holanda (domingo). Tudo isto além da final feminina e masculina do US Open em ténis; do Grande Prémio de San Marino em Moto2; do Surf Ranch Pro, oitava prova do Circuito Mundial de surf; e da Volta a Espanha em bicicleta.

EU, A TV E UM COMANDO

O JOGO EM PALAVRAS

PÓDIO

  1. 1

    Surf na crista da onda na igualdade de género

    Em 2019, o circuito mundial de surf masculino e feminino terão os mesmos prémios monetários. O anúncio foi feito pela Liga Mundial de Surf e já teve reações positivas de lendas da modalidade.
  2. 2

    Foi por um triz que Son escapou ao serviço militar

    A Coreia do Sul conquistou, este sábado, os Jogos Asiáticos depois de vencer o Japão por um 2-1 tangencial obtido no prolongamento. Mas a grande notícia nem é essa: com este ouro, Son escapou à tropa.
  3. 3

    Polémico Kaepernick é a nova cara da Nike

    Depois de causar polémica e dividir os Estados Unidos por se ajoelhar durante o hino nacional, Colin Kaepernick é a cara da nova campanha da Nike. A decisão está (novamente) a motivar discussão.

QUESTÕES DO FORNO INTERNO

FotografiaQUESTÕES DO FORNO INTERNO

"Fui para o Estoril sem ter ido de lua-de-mel" /premium

Primeiro a chegar à selecção principal sem passar pela 1.ª divisão (Estoril, Salamanca) e primeiro português a marcar em dois Mundiais (2002, 2006). Eis Pauleta, um jogador único e um homem singular.

TERCEIRO TEMPO

MAIS SOBRE DESPORTO
Mais pessoas vão gostar da newsletter Desporto. Partilhe:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue