Desporto
Por Bruno Roseiro, Editor de Desporto
Seja bem-vindo a esta nova newsletter semanal do Observador. Clique aqui para gerir as suas preferências.
Depois de cinco meses que ficarão na história do Sporting, as cinco semanas de campanha chegaram ao fim e o clube ficará a saber este sábado (ou provavelmente na madrugada de domingo) quem será o sucessor de Bruno de Carvalho na presidência. Falou-se muito de futebol, de finanças e do futuro, mas existe uma herança bem mais pesada do que se possa pensar: entre choques sociais, geracionais e de reputação, a luta do Sporting passa por recuperar uma identidade perdida.
É esse o grande desafio do vencedor daquelas que serão sempre as eleições mais concorridas de sempre a nível de candidatos (mesmo com a saída de cena de Pedro Madeira Rodrigues). Entre João Benedito, José Maria Ricciardi, Frederico Varandas, Rui Jorge Rego, Dias Ferreira e Fernando Tavares Pereira, um deles será o novo líder e o Observador passou a última semana e meia a acompanhar um dia de manhã à noite com cada um dos nomes que aspiram ser consagrados este fim de semana. Não foi propriamente uma campanha pacífica, mas não teve comparação com o que antecedeu noutros sufrágios.
Enquanto o Sporting tenta resolver o seu futuro, o Benfica enfrenta novos problemas no presentecom a constituição da SAD como arguida no processo e-toupeira. No final da fase de inquérito, o Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa explicou que estão em causa crimes como corrupção ativa e passiva, oferta ou recebimento indevido de vantagem, favorecimento pessoal, violação do segredo de justiça, violação de segredo por funcionário, peculato, acesso indevido, violação do dever de sigilo e falsidade informática. Além disso, o Benfica arrisca, em caso de condenação judicial, uma pena acessória que pode suspender o clube da participação em provas desportivas profissionais entre seis meses e três anos.
A tese central da acusação da 9.ª Secção do DIAP de Lisboa defende que a Benfica SAD terá beneficiado do acesso a informação privilegiada de processos em segredo de justiça que terá utilizado em seu benefício desportivo, imputando ao assessor jurídico Paulo Gonçalves e à Benfica SAD a alegada prática de corrupção ativa, de oferta indevida de vantagem e de 28 crimes de falsidade informática (com mais de 600 acessos da toupeira em processos criminais em segredo). “Não existe qualquer facto, circunstância de tempo, lugar e modo, bem como prova concreta, que fixem uma qualquer conexão entre os factos imputados a qualquer dos arguidos”, defendem os encarnados. “Não existe no despacho de acusação qualquer facto ou indício que permita a imputação à Benfica SAD de qualquer crime”, referiu Luís Filipe Vieira, presidente do clube e da sociedade, em conferência. Mas será que o Benfica arrisca mesmo a suspensão da Primeira Liga? É o que está explicado aqui pelo Luís Rosa (resposta curta: sim), que pormenorizou também como a toupeira foi apanhada pela Justiça.
De fora para dentro das quatro linhas, e depois do empate no particular com a Croácia no Algarve (que marcou o jogo 100 de Pepe por Portugal), a Seleção faz a estreia na Liga das Nações diante da Itália, a squadra que ficou de forma surpreendente de fora do último Mundial, na próxima segunda-feira. E este não é o único jogo grande; antes, nota para o Inglaterra-Espanha (sábado) e França-Holanda (domingo). Tudo isto além da final feminina e masculina do US Open em ténis; do Grande Prémio de San Marino em Moto2; do Surf Ranch Pro, oitava prova do Circuito Mundial de surf; e da Volta a Espanha em bicicleta.
EU, A TV E UM COMANDO
Sábado e domingo
Domingo
Segunda-feira
O JOGO EM PALAVRAS
PÓDIO
- 1
Surf na crista da onda na igualdade de género
Em 2019, o circuito mundial de surf masculino e feminino terão os mesmos prémios monetários. O anúncio foi feito pela Liga Mundial de Surf e já teve reações positivas de lendas da modalidade. - 2
Foi por um triz que Son escapou ao serviço militar
A Coreia do Sul conquistou, este sábado, os Jogos Asiáticos depois de vencer o Japão por um 2-1 tangencial obtido no prolongamento. Mas a grande notícia nem é essa: com este ouro, Son escapou à tropa. - 3
Polémico Kaepernick é a nova cara da Nike
Depois de causar polémica e dividir os Estados Unidos por se ajoelhar durante o hino nacional, Colin Kaepernick é a cara da nova campanha da Nike. A decisão está (novamente) a motivar discussão.
QUESTÕES DO FORNO INTERNO
QUESTÕES DO FORNO INTERNO
"Fui para o Estoril sem ter ido de lua-de-mel" /premium
Primeiro a chegar à selecção principal sem passar pela 1.ª divisão (Estoril, Salamanca) e primeiro português a marcar em dois Mundiais (2002, 2006). Eis Pauleta, um jogador único e um homem singular.
TERCEIRO TEMPO
Mais pessoas vão gostar da newsletter Desporto. Partilhe:
Sem comentários:
Enviar um comentário