Sinais De Que Seu Coração Pode Estar Com Problemas
Embora você não possa saber exatamente como está a frequência do seu coração, a menos que tenha um equipamento especializado, existem sinais externos visíveis que podem indicar se algo está errado com seu coração, antes que você sofra de um evento cardiovascular que mude sua vida ou termine com ela.
Inchaços amarelados na pele
Um indicador externo de problemas cardíacos são uns inchaços gordurosos e amarelados na pele, que se formam a partir de um depósito de material gorduroso, amarelado, rico em colesterol nos tendões ou na pele, conhecidos clinicamente como xantomas, que podem aparecer nos joelhos, cotovelos, pálpebras ou nádegas. Apesar de serem inofensivos, esses inchaços são um sinal de problemas maiores.
Os xantomas são frequentemente encontrados em pessoas com uma doença genética conhecida como hipercolesterolemia familiar. Aqueles que sofrem desta condição têm altos níveis de colesterol de lipoproteína de baixa densidade, mais conhecido como "colesterol ruim". Os níveis desse colesterol são tão altos que acabem ficando depositados na pele. Infelizmente, esses depósitos de gordura também são depositados nas artérias que suprem o coração.
Sinal de Frank
Outro indicador externo é a presença de vincos diagonais nos lóbulos das orelhas, conhecido como sinal de Frank, em homenagem a Sanders Frank, o médico americano que primeiro descreveu o sinal. Estudos comprovaram que há uma associação com o vinco externo visível no lóbulo da orelha e aumento do risco de aterosclerose, uma doença em que placas se acumulam dentro das artérias. Não está claro qual é a causa da associação, mas alguns postularam que ela tem algo a ver com a origem embriológica compartilhada. Mais recentemente, verificou-se que estes vincos também estão implicados na doença cerebrovascular - doença dos vasos sanguíneos no cérebro.
Anel cinza ao redor da íris
Depósitos de gordura também podem ser vistos no olho, como um anel cinza ao redor do lado de fora da íris, a parte colorida do olho. Este anel, conhecido como arcus senilis, começa no topo e no fundo da íris antes de progredir para formar um anel completo. Ele não interfere na visão.
Cerca de 45% das pessoas com mais de 40 anos têm esse anel de gordura ao redor de sua íris, aumentando para cerca de 70% das pessoas com mais de 60 anos. A presença desse anel de gordura provou estar associada a alguns dos fatores de risco, como por exemplo doenças coronarianas.
Problemas nas unhas
Um fenômeno com o nome de baqueteamento digital, ou hipocratismo digital, também pode ser um sinal de que nem tudo está bem com o seu coração. As unhas mudam de forma, tornando-se mais grossas e largas, devido a uma maior produção de tecido. A mudança geralmente é indolor e ocorre nas duas mãos. A razão pela qual essa mudança indica problemas cardíacos é porque o sangue oxigenado não está atingindo os dedos adequadamente e, portanto, as células produzem um fator para tentar corrigir o problema.
Gengivas inflamadas e dentes frouxos
Sua saúde bucal também pode ser um ótimo indicador do estado de sua saúde cardiovascular. Sua boca está cheia de bactérias, boas e ruins. As bactérias “ruins” podem entrar na corrente sanguínea pela boca e causar inflamação nos vasos sanguíneos, o que pode levar a doenças cardiovasculares.
Lábios aulados
Outro indicador de saúde do coração é a cor dos seus lábios. Os lábios geralmente são avermelhados, mas eles podem assumir uma cor azulada em pessoas com problemas cardíacos subjacentes, devido à falha do sistema cardiovascular para fornecer sangue oxigenado aos tecidos.
Naturalmente, as pessoas podem ter lábios azuis se estiverem extremamente frias ou se estiverem com em locais de grandes altitudes. Se este for o caso, os lábios azuis provavelmente são devido a uma falta temporária de oxigênio e voltarão ao normal rapidamente.
Os outros cinco sintomas acima também podem ter causas benignas, por isso, se estiver preocupado ou em dúvida, entre em contato com seu médico ou outro profissional de saúde para obter uma opinião especializada.
Sem comentários:
Enviar um comentário