sábado, 15 de setembro de 2018

OBSERVADOR - AUTO

Foto do autor

Auto

Por Alfredo Lavrador, Jornalista
2017-nissan-leaf-home-charging-original_0x0_acf_cropped.jpg
Boa noite!
Está com certeza familiarizado com aquela altura do mês em que as contas começam a chegar. Entre gás, telefone e luz, é só somar para subtrair umas dezenas de euros ao orçamento familiar. Vem isto a propósito da factura da electricidade e da maneira como ela pode baralhar as contas a quem decide avançar para a compra de um carro eléctrico. Quem opta por este tipo de mobilidade pode fazê-lo pelos mais variados motivos, mas o mais certo é que para essa decisão contribuam grandemente os baixos de custos de utilização deste tipo de veículos que, para cúmulo, sendo amigos do ambiente, têm direito a incentivos à compra. Seja do lado dos construtores, seja do lado do próprio Estado – todos nós, que o financiamos com os nossos impostos.
A pergunta que se coloca é muito simples: estão mesmo todos a dar o seu contributo para que a venda de veículos eléctricos (ou electrificados) aumente? A resposta passa pelo seu contador lá de casa. Encontra-a neste artigo ou na factura que lhe vai chegar, caso a potência que tem contratada com o distribuidor tenha de ser aumentada, sob pena de não conseguir carregar lá em casa, ao ritmo que deseja e àquela hora em que a energia seria mais barata, o carro que você comprou a pensar em poupar.
Houve quem já fizesse as contas, mas apenas sob o prisma da eficácia, e a conclusão dá uma tremenda vantagem aos eléctricos face aos diesel e gasolina. Houve também quem não fizesse muito bem as contas e, agora, queira restringir ainda mais as metas relativas às emissões de CO2. E houve quem se destacasse nas contas – a Tesla, que não só estabeleceu um recorde com o Model 3, como viu confirmado (por uma entidade independente) o facto de estar mais à frente na produção de baterias, conseguindo fabricá-las com menores custos.
Até para a semana, sempre aqui.

A SEMANA. EM MARCHA-ATRÁS

FotografiaMAZDA

De roadster pela estrada mais linda do mundo

Transfagarasan é uma das estradas mais lindas do mundo. É retorcida, serpenteia através de paisagens fabulosas e, como dá gozo a quem conduz, atacámo-la ao volante do roadster mais vendido do planeta.
FotografiaMERCEDES-BENZ

Rival do BMW X5 surge antes do Salão de Paris

Num adeus àquilo que ainda restava da antiga Daimler Chrysler, o SUV de médio porte da Mercedes troca a base do Jeep Grand Cherokee pela nova plataforma MHA. Fica maior, embora pareça mais pequeno.
FotografiaNISSAN

Nissan deixa de vender Pulsar na Europa

Os japoneses da Nissan estão cada vez mais focados nos SUV. E daí que tenham decidido interromper as vendas de automóveis convencionais como o Pulsar, na Europa, ou o Almera na Rússia.
FotografiaBENTLEY

Bentley vai arrasar. Novo logótipo é só o começo

Todos os Bentley saídos da linha de montagem em 2019 vão exibir um logótipo diferente. Mas esta é só uma das prendas que a marca pretende oferecer aos clientes, no ano em que festeja o seu centenário.

EM MODO ELÉTRICO

FotografiaELÉTRICOS

Carros eléctricos batem diesel na eficácia

Pode ser fã, ou não, de veículos eléctricos. Mas aqui o que interessa é apenas a percentagem de energia que utilizam para se deslocar. E os eléctricos dominam por completo face aos gasolina e diesel.
FotografiaAUDI

Audi quer que os noruegueses encomendem o e-tron

O e-tron da Audi já está a ser produzido e vai ser revelado no próximo dia 17. Mas a Audi desafia os noruegueses a encomendarem o SUV eléctrico, pagando 2.000€ pela reserva, antes da apresentação.
FotografiaMERCEDES-BENZ

Mercedes não tem a mala do Jaguar e Tesla. Porquê?

Os veículos eléctricos, SUV ou berlinas, têm mecânicas menos volumosas, mesmo se mais potentes. Para aproveitar o espaço deixado livre, os construtores oferecem uma bagageira à frente. Mas não o EQC.

MUITO À FRENTE

FotografiaELÉTRICOS

Já existe caixa milagrosa para carros eléctricos

Devido às características dos motores eléctricos, os carros que os utilizam não necessitam de caixa de velocidades. Na maioria dos casos. Para os outros, a Kreisel criou uma caixa de duas velocidades.
FotografiaTESLA

Tesla faz baterias mais baratas que concorrentes

A Bloomberg New Energy Finance fez as contas e concluiu que é a Tesla quem produz as baterias mais baratas do mercado. Não por milagre, mas graças a uma série de opções e a um enorme investimento.
FotografiaELÉTRICOS

Lembra-se do recorde do Jaguar I-Pace? Foi batido

Durou pouco mais de uma semana o recorde que a Jaguar reclamou em Laguna Seca para o seu crossover eléctrico. O tempo do I-Pace foi esmagado por um ilustre (quase) desconhecido. Mas ficam dúvidas.

PONHA OS OLHOS NISTO

FotografiaATUALIDADE

Primeiras fotos. “Showroom” da Polestar será assim

A Polestar revelou imagens de como serão os seus espaços físicos. Simples e minimalistas, pretendem inovar na interacção com clientes, oferecendo uma experiência similar a uma… galeria de arte?
FotografiaBMW

Vendas ou morte! Num concessionário da BMW

Nas concessões de automóveis, há vários tipos de estratagemas para levar os vendedores a melhorar o desempenho, através de experiências ou viagens. Neste caso, podem ter recorrido à morte.
FotografiaMERCEDES-BENZ

Estes sérvios são loucos. E este culpa a Mercedes

Um cliente da Mercedes adquiriu um Classe C Coupé, que aparentemente lhe tem dado alguns dissabores. Vai daí, encontrou uma forma bastante original de reclamar. Original e bastante pública.
MAIS SOBRE AUTO
Mais pessoas vão gostar d

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue