quarta-feira, 20 de junho de 2018

OBSERVADOR

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... um relatório do Observatório dos Sistemas de Saúde traça um panorama negro no sector. Diz que os hospitais públicos estão endividados e "à beira de um ataque de nervos" e que ninguém conhece o número de profissionais  que existem.
O SEF deixou que entrassem ilegalmente em Portugal três marroquinos através do aeroporto de LisboaOs fugitivos viajavam com bilhetes para o Mundial da Rússia, pelo que não precisavam de visto para entrar naquele país, conta o DN.

A Organização Mundial de Saúde passou a considerar o distúrbio com videojogos uma doença mental e retirou a transsexualidade da lista.
O 'rapper' norte-americano XXXTentacion morreu após ter sido baleado na Flórida à porta de uma loja de motos. Estava associado a várias polémicas, mas em março o seu segundo álbum, “?”, foi o mais vendido nos Estados Unidos.
Em Itália, depois de se recusar a receber o barco com 600 refugiados, Matteo Salvini quer agora fazer o recenseamento dos ciganos no país e expulsar os que não são italianos.
Em Espanha, Pedro Sánchez recuou na intenção de marcar eleições antecipadas. Quer ficar até 2020 e mostrou pela primeira vez a sua nova vida na Moncloa. Já no PP, continua a guerra pela sucessão de Rajoy. Com tanta política, a entrada na prisão de Iñaki Urdangarin, o cunhado do rei, quase passou despercebida.

Em França, é um sermão de Macron a um adolescente que está a dar que falar.




No Mundial de futebol... 
... um homem armado disparou sobre adeptos que festejavam a vitória da seleção sueca num café em Malmö. Fez pelo menos dois mortos e dois feridos, mas a polícia descarta a hipótese de atentado.

Para além da vitória da Suécia, também Inglaterra e Bélgica se estrearam a ganhar. Mas os suecos, com Granqvist a fazer de sem Ibrahimovic, só marcaram um golo à Coreia do Sul. A Inglaterra também teve dificuldades para bater a Tunísia, valendo uma cabeçada de Kane no minuto 90. Já a Bélgica 'despachou' facilmente o estreante Panamá por 3-0. Os golos em 3D estão aqui.
A análise do 5º. dia do Mundial russo (e do empate brasileiro) está neste artigo do Bruno Vieira Amaral.

E as primeiras novidades desta terça-feira, véspera do Portugal-Marrocos, já estão no nosso liveblog.



No Sporting... 
... as rescisões dos jogadores "mais valiosos" ameaçam a "liquidez" da SAD. A informação foi comunicado pela auditora do clube, a PWC, à CMVMdurante a madrugada.
Rui Patrício tornou-se o primeiro dos jogadores que rescindiu a garantir um novo contratoVai jogar no Wolverhampton de Nuno Espírito Santo nas próximas quatro temporadas.
Já o Sporting pode tentar contratar (de novo) Slimani. O jogador é o principal alvo para o ataque e pode ser um dos reforços apresentados esta semana.
Mihajlovic, que foi oficializado como treinador, prometeu uma época melhor que a do ano passado, mas não o título. O sérvio, nascido na Croácia, assinou por três temporadas e vai receber que dois milhões por ano. Conhecido pelo mau feitio e opiniões controversas (no mínimo), salvou um tio durante a guerra dos Balcãs, fez grande parte da carreira em Itália e era especialista em livres, que marcava como pode ver neste vídeo.
Artur Torres Pereira, presidente da Comissão de Gestão, deu a sua primeira entrevista à CMTV. Para dizer que o novo treinador não devia ter sido contratado, porque o presidente está suspenso. Antes recebera uma carta de Bruno de Carvalho a dizer que não lhe reconhece "nenhuma legitimidade".



Outra informação relevante Larry Summers, o reconhecido economista, ex-secretário do Tesouro de Clinton e principal conselheiro económico de Obama, é o convidado principal do Fórum do BCE que decorre em Sintra. Em entrevista ao Nuno André Martins, diz que "os argumentos de Trump para impor tarifas” são um absurdo.
Ser líder do PSD vale a Rui Rio um ordenado de 5.074 euros brutos por mêsÉ o equivalente ao de um vice-primeiro-ministro, mas é quase metade do que ganhava no privado. A notícia é do Rui Pedro Antunes.

Rio que continua a se boicotado pelos deputados sociais-democratasAs primeiras jornadas parlamentares da sua era só contaram com metade da bancada.

A "geringonça” começa hoje a discutir o último Orçamento desta legislatura. E esse é um grande, grande, pormenor, como sublinha a Rita Tavares, porque todos os partidos estão com os olhos nas legislativas (e europeias) de 2019. As últimas sondagens afastam o PS da maioria.

Um dos temas que mais pode complicar a engrenagem entre os partidos que apoiam o Governo é o das alterações ao Código Laboral. Os especialistas em Direito do Trabalho ouvidos pelo Nuno Vinha dizem que reduzem a flexibilidade, restringem contratações a termo e extinguem os bancos de horas individuais.

O outro assunto fracturante é o dos professores. Ontem, no primeiro dia de greve às avaliações, o braço de ferro entre sindicatos e Governo teve um novo capítulo. Se forem decretados serviços mínimos, Mário Nogueira garante que não haverá acordo. Mas os pais estão do lado do ministro e ameaçam escolher colégios privados se os professores não repensarem a forma de protesto. Os diretores de escola dizem mesmo que o início do próximo ano lectivo está a ser colocado em causa. E até o PSD já recuou no apoio às reivindicações dos docentes e pôs-se (quase) ao lado do ministério.

A talho de foice, o primeiro exame do ano foi o de Filosofia do 11.º anoOs critérios de correção são estes.

E nos negócios, o que falhou na compra da Media Capital pela Altice? A Altice culpou os reguladores, mas essa não foi a única razão, como explica a Ana Suspiro.
Lá fora, a tolerância zero nas fronteiras dos EUA está a separar as crianças das suas famíliasTrump diz que não, que os "piores criminosos do mundo" estão apenas a usar os miúdos para entrar no país. Mas nem a mulher concorda com ele depois de ver crianças em celas num armazém do Texas. Uma foto do drama tornou-se viral.



Os nossos Especiais 
Se está muito apaixonado, este texto é para si. Segundo Frank Tallis, psicólogo e autor de "O Romântico Incurável", que relata histórias verídicas de amores enlouquecedores, "quando as pessoas estão loucamente apaixonadas, estão num estado muito semelhante ao de uma doença mental”. A entrevista, a ler, é da Rita Porto.




A nossa opinião
  • Pedro Líbano Monteiro escreve sobre os jovens e a Universidade: "E se eu quiser ser outra coisa? E se não me enquadro em nenhum dos cursos? E se não encontro na faculdade a ferramenta que preciso? Foi o meu caso, por isso deixei meia licenciatura por fazer".
  • José Milhazes escreve sobre a Rússia para além do Mundial: "No dia de abertura do Campeonato, o primeiro-ministro russo anunciou o aumento da idade da reforma de 60 para 65 para os homens e de 55 para 63 para as mulheres. E fez subir o IVA de 18 para 20%".
  • Paulo de Almeida Sande escreve sobre a seleção e Ronaldo: "Eu, português, da Nação dos lusitanos, “Estou Aqui”, sou da têmpera dos antigos Descobridores, sou do tamanho do Cristiano, o melhor do Mundo. Tenho direito a ser feliz. Façam lá o favor de ganhar".



Notícias surpreendentes 
A lista do The World's 50 Best Restaurants é revelada esta terça-feira. Mas, afinal, como é que se avalia a melhor comida do mundo? O Diogo Lopes, que está em Bilbao e vai acompanhar a cerimónia em directo, explica que há algoritmos, ciência, mas também boas vidas no processo. A festa mistura arte e gastronomia, por isso, além de chefs, terá Joana Vasconcelos e um bolo gigante.

Penso que não preciso de lhe dizer que está um calor de ananases. Por isso deve ler os conselhos que a Direção Geral de Saúde dá para estes dias de 40 graus.
E para terminar, uma boa notícia: o software português da Critical Software vai ser “o cérebro” da BMW e ajudar a desenvolver os carros do futuro.

Agora que já tem as principais notícias da manhã, continue no  Observador para se manter a par de toda a actualidade. E não deixe de conhecer o nosso novo programa de assinaturas, o Observador Premium


Boa terça-feira
Seja um Observador /premium
Mais pessoas vão gostar da 360º. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

MURÇA - MUNICIPIO E VILA PORTUGUESA - FERIADO - 8 DE MAIO DE 2024

  Murça 21 línguas Artigo Discussão Ler Editar Ver histórico Ferramentas Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Coordenadas :  41° 24'...

Arquivo do blogue

Seguidores

Pesquisar neste blogue