quarta-feira, 20 de junho de 2018

1202
20 JUN 2018
Paulo Luís de Castro
POR PAULO LUÍS DE CASTRO
 
À boleia de Ronaldo, who else?
Num jogo apenas sofrível e de muito (mas mesmo muito) sofrimento, Portugal lá conseguiu levar de vencida Marrocos no Mundial de futebol. Depois do hat-trick frente à Espanha, à hora de almoço desta quarta-feira CR7 voltou a decidir marcando cedo o seu quarto golo – e foi mesmo o que nos valeu, porque, de resto, da seleção nacional pouco se viu. Neste Expresso Diário, além da crónica da jornalista enviada à Rússia, Lídia Paralta, delicie-se ainda com as crónicas do humorista Diogo Faro (que foi a Moscovo ver o jogo) e dos “nossos” bloguistas Catarina Pereira (do Lá em Casa Mando Eu) e de Vasco Mendonça (do Azar do Krajl).
Procuradores que investigam Pinho e a EDP sofrem nova derrota na Relação
É mais um contratempo na investigação do Ministério Público sobre as suspeitas de corrupção que envolvem a EDP, o antigo ministro Manuel Pinho e o patrocínio da elétrica à Universidade de Columbia. O Tribunal da Relação de Lisboa emitiu a 30 de maio um novo acórdão que vem dar razão ao juiz de instrução criminal Ivo Rosa, que decidiu invalidar qualquer prova obtida com uma pesquisa informática abrangente no processo do MP sobre o BES.
Quem não estiver do lado desta mulher ainda não percebeu o que se está a passar
Angela Merkel é a diplomata do momento ao serviço da Europa. Desde segunda-feira que a chanceler alemã e líder da maior economia europeia, o país que mais migrantes e refugiados recebeu e recebe na União Europeia, anda numa roda-viva. A tarefa é tentar convencer os líderes europeus a remendarem com ela os rasgões no tecido comum provocados pelas punhaladas dos eurocéticos. Em casa, o ministro do Interior e parceiro de coligação mostrou que pode enfrentá-la, impondo-lhe um prazo desconfortável para que resolva a crise que mais divide os Estados-membros, porém Horst Seehofer pode bem ter mais a perder do que a ganhar.
Estados Unidos: não são jaulas, apenas “campos de férias”
Em Washington tenta-se pôr água na fervura e remendar uma política de imigração que não agrada a ninguém e está a gerar uma contestação e emoção crescentes por todo o mundo, devido à medida das autoridades norte-americanas de separar as crianças dos pais ou outros familiares que tentam entrar ilegalmente nos EUA. Há quem defenda a prática e recuse comparações com os nazis, mas outros não só a comparam às políticas de Hitler como às dos próprios norte-americanos quando na II Guerra Mundial criaram campos de internamento para japoneses.
Porque fogem os rohingya?
A minoria muçulmana da antiga Birmânia é das mais perseguidas à face da Terra. Dos cerca de um milhão de rohingya, 700 mil já fugiram do país. Não se via um êxodo humano assim desde o genocídio no Ruanda. É este o tema da rubrica 2:59 desta quarta-feira, jornalismo de dados em dois minutos e 59 segundos para explicar o Mundo.
Futuro da Grécia nas mãos de Centeno
O otimismo reina em Bruxelas sobre uma saída ‘limpa’ de Atenas do terceiro resgate, em agosto, na véspera da reunião decisiva do Eurogrupo, agendada para quinta-feira. Mas nesse encontro o presidente do grupo informal de ministros das Finanças da zona euro, Mário Centeno, terá ainda várias arestas para limar. Neste Expresso Diário antecipamos os seis pontos para seguir a reunião. Entretanto, a Comissão Europeia anunciou um rebuçado para a Irlanda e Portugal.
Fundo de resgate europeu poderá ser reforçado em €60 mil milhões para apagar crises bancárias
Para alguns analistas, a segunda parte da reunião do Eurogrupo desta quinta-feira vai ser frouxa na reforma global da Zona Euro. Mas a cimeira Merkel-Macron trouxe expectativas positivas. Saiba o que vai estar em discussão no Luxemburgo.
Boas leituras.
publicidade
Publicidade
LER O EXPRESSO DIÁRIO
JUSTIÇA
Procuradores que investigam Pinho e a EDP sofrem nova derrota na Relação
Acórdão dá razão ao juiz de instrução criminal Ivo Rosa, que decidiu invalidar qualquer prova obtida com uma pesquisa informática abrangente no processo do Ministério Público sobre o BES
ANÁLISEQuem não estiver do lado desta mulher ainda não percebeu o que se está a passar
Angela Merkel é a diplomata do momento ao serviço da Europa. Desde segunda-feira que a líder da maior economia europeia, o país que mais migrantes e refugiados recebeu e recebe na União Europeia, anda numa roda viva, programa que vai durar ainda quase duas semanas. A tarefa é tentar convencer os líderes europeus a remendarem com ela os rasgões no tecido comum provocados pelas punhaladas dos eurocéticos
PORTUGAL 1-0 MARROCOSAlgo falhou com Portugal, isso é certo. E algo terá de mexer
PORTUGAL 1-0 MARROCOSAlgo falhou com Portugal, isso é certo. E algo terá de mexer
João Vieira Pereira
Ai aguenta, aguenta
 
Henrique Monteiro
A semente do mal
 
Daniel Oliveira
Imigração: contra a crueldade, política
 
Henrique Raposo
Com Trump não há “mas”
 
MUNDO
“A saída dos Estados Unidos do Conselho para os Direitos Humanos prejudica principalmente Israel”
REUNIÃO DO EUROGRUPO
Centeno tem nas mãos o futuro da Grécia
UNIÃO EUROPEIA
Fundo de resgate europeu poderá ser reforçado em €60 mil milhões para apagar crises bancárias

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

MURÇA - MUNICIPIO E VILA PORTUGUESA - FERIADO - 8 DE MAIO DE 2024

  Murça 21 línguas Artigo Discussão Ler Editar Ver histórico Ferramentas Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Coordenadas :  41° 24'...

Arquivo do blogue

Seguidores

Pesquisar neste blogue