segunda-feira, 14 de maio de 2018

OBSERVADOR

Logo Observador

Manhã de sábado

As principais notícias do dia
Bom dia!
FACT CHECK 
A menos de um mês do início da época de incêndios, o que já fez o Governo para preparar o país e evitar uma nova tragédia? E o que ainda falta fazer? O balanço e (quase todas as) respostas.
POLÍTICA 
Em entrevista ao Diário de Notícias, o primeiro-ministro diz que não houve uma estratégia do PS para condenar Sócrates e Pinho, mas que a comprovarem-se, são "factos que desonram a democracia".
CASO JOSÉ SÓCRATES 
O argumento central do Grupo de Lesados do “eng.” Sócrates passava por invocar, com voz firme, a presunção de inocência devida ao “animal feroz”. Agora exigem que se presuma a inocência deles próprios
EDUCAÇÃO 
Depois de ouvir diretores de agrupamentos escolares de norte a sul do país, a associação que os representa faz o diagnóstico dos principais problemas. Falta de recursos humanos é o mais apontado.
JOSÉ SÓCRATES 
Polícia Judiciária anda a visitar escolas que foram requalificadas pela Parque Escolar, por suspeitas de corrupção no Governo de José Sócrates, avança o jornal Expresso.
JUSTIÇA 
É a nova investigação aos Governos do PS entre 2005 e 2011 - e deverá ser concluída em breve. Saiba tudo o que está em causa num dos dossiês mais marcantes dos mandatos de Sócrates.
ESCUTAS 
Henrique Monteiro, ex-diretor do Expresso, revela que e-mails trocados entre jornalistas do Público, em que se falava de suspeitas de escutas em Belém, partiram do círculo restrito de José Sócrates.
MANUEL CALDEIRA CABRAL 
Caldeira Cabral foi questionado sobre colaboração com Pinho quando este era ministro e limitou-se a dizer que não foi seu assessor. Mas colaborou com ele e, no passado, até o elogiou em entrevistas.
EDP 
China Three Gorges oferece 3,26 euros por ação na oferta pública de aquisição (OPA) sobre a EDP. Também há uma OPA sobre EDP Renováveis. Bruxelas pode travar negócio por causa de chineses da REN.
EDP 
O primeiro-ministro elogiou o comportamento dos investidores chineses em Portugal e disse que o Governo não tem reservas sobre o negócio. Importante para os acionistas é saber o projeto para a empresa
ANTÓNIO MEXIA 
Ivo Rosa mandou restringir a análise dos 38 megabytes de emails de António Mexia por entender que era “uma grande quantidade”. Agora o Tribunal da Relação veio ordenar uma análise mais rigorosa.

Comer/Ver/Fazer

CRISTIANO RONALDO 
Depois da forte aposta na área da hotelaria, o futebolista português vai começar a explorar o mundo gastronómico. "Dona Dolores" é o nome desta nova aventura que abre em junho no Brasil.

VINHO 
A feira de vinhos Adegga regressa à Invicta para mais uma edição cheia de experiências: dos vinhos raros às sessões de degustação, sem esquecer a after party. No sábado há centenas de vinhos à prova.

LIFESTYLE 
Há compras, rituais de beleza e, claro, muito que comer e beber. Está na altura de planear o fim de semana e para isso juntámos dez novos sítios em Lisboa.

LANÇAMENTOS 
Novos livros de Agualusa e Herberto Helder, uma investigação sobre racismo em Portugal e outra sobre os filhos que os militares deixaram na guerra colonial: estes são algumas dos lançamentos de maio.

FESTIVAL EUROVISÃO DA CANÇÃO 
Palco do Eurovision Village é inaugurado hoje às 21h00 pelos Beatbombers. Funciona diariamente das 10h00 à meia-noite, é de acesso gratuito, até atingir a lotação máxima.

CINEMA 
Uma actriz que desaprende o talento maior: chorar. Beatriz Batarda é Sara, a personagem que Bruno Nogueira criou e que ofereceu a Marco Martins. Estreia-se esta quinta no IndieLisboa e repete dia 6.

CRÍTICA DE RESTAURANTES 
Uma churrasqueira não tem de ser um monólito de bancas de inox e outras superfícies pegajosas. Esta nova, que abriu no LX Factory, em Lisboa, tem pinta, mas o frango não é carne nem peixe.

CINEMA 
O actor John Krasinski realiza e interpreta um filme vigorosamente assustador, em que o silêncio é essencial para sobreviver a uma mortífera ameaça alienígena. Eurico de Barros dá-lhe quatro estrelas.

BELEZA E BEM ESTAR 
O tema dos testes em animais ainda tem muito que se lhe diga. Perceba a polémica em torno da China e porque as marcas a vender lá não têm de ser "odiadas". E 15 novidades de marcas 100% sem crueldade.



Opinião

Ruth Manus
É assim quem se passam todas as nossas semanas. Reunião em vez de filho. Cliente em vez de casamento. Burocracia em vez de saúde. Investidores em vez de amigos. Amigos distantes em vez de amores.

Rui Ramos
O caso Sócrates é também um caso ideológico, porque com este Estado, era uma questão de tempo até que aparecesse um Sócrates. Portanto, sim: quem quer mais Estado, quer mais Sócrates.

Miguel Morgado, Margarida Balseiro Lopes, Hugo Soares, Duarte Marques e António Leitão Amaro
É nosso dever indeclinável não calar, nem evitar a discussão do maior escândalo da história da nossa democracia, independentemente dos equilíbrios político-partidários que isso possa pôr em causa.

José Manuel Fernandes
Não, não era uma fatalidade ser-se enganado pelas mentiras de Sócrates. Bastava ter os olhos abertos. E não, não é verdade que o país tenha sido resgatado de vez dos maus hábitos desses anos de chumbo

João Cândido da Silva
A Caixa está melhorzinha, mas as contas permanecem contaminadas pelos desvarios do passado. O problema é que não há sinais de que da próxima vez será diferente.
Mais pessoas vão gostar da 360º

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

DIA MUNDIAL DO SORRISO - 28 DE ABRIL DE 2024

  Sorriso 25 línguas Artigo Discussão Ler Editar Ver histórico Ferramentas Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.   Nota:  Para outros sig...

Arquivo do blogue

Seguidores

Pesquisar neste blogue