terça-feira, 19 de dezembro de 2017

RTP - O ESSENCIAL

19 Dezembro, 2017
Partilhar Subscrever
Sérgio Alexandre
Jornalista
Sérgio Alexandre

Bem-vindo

O número de casos de condução sob o efeito de álcool está a crescer, inclusivamente entre os condutores mais jovens. Raríssimas: Vieira da Silva assume “sensibilidade” da sua posição. Arábia Saudita interceta míssil lançado pelos rebeldes iemenitas contra Riade. A chave para as eleições na Catalunha está nas mãos dos indecisos: 29%. Estudo científico sugere que a vida na Terra pode ter começado há mais de 4 mil milhões de anos, muito mais cedo do que se supunha.


Taxa de alcoolemia zero cada vez mais justificável


Taxa de alcoolemia zero cada vez mais justificável

Até final de outubro, mais de 1100 jovens foram apanhados a conduzir com excesso de álcool no sangue. Isto representa uma média de 110 condutores por mês, o que pode fazer de 2017 o pior dos últimos quatro anos. Este é um problema cuja gravidade crescente ultrapassa os limites do país e são cada vez mais as vozes que defendem a taxa de alcoolemia zero para os condutores em todos os países da União Europeia.

Raríssimas: ministro rejeita passividade perante denúncias


Raríssimas: ministro rejeita passividade perante denúncias

De ontem, vem a audiência parlamentar ao ministro da Solidariedade e Segurança Social sobre o caso Raríssimas, com Vieira da Silva a admitir ter “perfeita consciência” de estar numa “posição de particular sensibilidade”, devido à ligação próxima que manteve com a instituição. No entanto, o governante afiançou aos deputados não ter retirado “qualquer benefício pessoal ou material” da sua passagem pela associação que, frisou, “não foi alvo de nenhum favorecimento”. E qualificou de “complexo”, o caso que trouxe a Raríssimas para a linha da frente da atualidade informativa.

Lar, desconfortável lar


Lar, desconfortável lar

A qualidade geral das habitações em Portugal é famosa por motivos pouco abonatórios. Por exemplo, porque as casas onde moramos são muito quentes no verão e muito frias no inverno, o que obriga a gastos suplementares de energia para as tornar mais confortáveis. Despesas essas muitas vezes incomportáveis, até porque os preços da energia que se praticam em Portugal são dos mais caros da Europa. Perante este cenário, não deixa de ser irónico que se “venda” a imagem de Portugal como um país com um clima invejável – que de facto tem, ao ponto de ter das condições mais propícias para a poupança de energia. Mas isso não se reflete nas nossas casas. Algo está mal.

Arábia Saudita interceta míssil perto de Riade


Arábia Saudita interceta míssil perto de Riade

A coligação saudita que combate os rebeldes houthis no Iémen afirma ter intercetado um míssil balístico lançado contra Riade. Os rebeldes xiitas assumem que o projétil tinha como alvo um encontro entre líderes sauditas que decorre num palácio da capital da Arábia.

Tudo em aberto na Catalunha


Tudo em aberto na Catalunha

As eleições na Catalunha estão muito próximas. Depois de amanhã, joga-se uma cartada muito importante para o futuro próximo da região e talvez de Espanha, uma vez que se verá para que lado os eleitores vão fazer pender fazer o diferendo entre o poder de Madrid e o ímpeto nacionalista da região, que levou à suspensão temporária da autonomia e à prisão dos dirigentes do Governo catalão. A 21 de dezembro, tudo indica que a chave estará o grupo dos que atualmente estão indecisos – quase um terço.

China e Rússia criticam Trump


China e Rússia criticam Trump

O primeiro documento de Estratégia de Segurança Nacional da Administração Trump, apresentado na segunda-feira na Casa Branca, rotula Moscovo e Pequim como ameaças ao poder, segurança e prosperidade dos Estados Unidos. Em resposta a esta posição, o Kremlin denuncia o carácter “imperialista” do documento e a China apela ao abandono de uma “mentalidade da Guerra Fria”.

Jair Bolsonaro: "Sim, sou radical"


Jair Bolsonaro: "Sim, sou radical"

Jair Bolsonaro tem 62 anos, é capitão do Exército na reserva e deputado federal há perto de 30 anos, eleito pelo Rio de Janeiro. Não reconhece como “ditadura” o poderio militar que governou o país com pulso de ferro durante 21 anos, entre as décadas de de 60 e 80 do século passado, defende o uso de armas pela população, é adepto da prisão perpétua. Bolsonaro assume-se como um radical, porque acha que “tenho de o ser”.  E as sondagens mostram-no como o segundo favorito para as presidenciais brasileiras de 2018, só atrás de Lula da Silva. O correspondente da RTP no Brasil, Luís Baila, entrevistou-o.

Profissão de risco


Profissão de risco

Jornalismo consiste em publicar o que alguém não quer ver publicado. O resto não passa de Relações Públicas“. Esta definição de jornalismo é geralmente atribuída a George Orwell e representa bem quão perigosa pode ser a atividade de um repórter, quando o seu trabalho de informar vai contra os interesses dos poderosos ou o coloca num cenário de guerraSessenta e cinco jornalistas foram mortos este ano em todo o mundo, segundo o relatório anual da Repórteres Sem Fronteiras, hoje divulgado. Mas o jornalismo não vai morrer.

Vida madrugadora


Vida madrugadora

As estimativas consensuais sobre o início da vida na Terra apontam para um momento há cerca de 3500 milhões de anos. No entanto, um estudo de microfósseis agora publicado na revista da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos sugere que isso pode ter acontecido antes, muito antes, mais perto da altura da formação do planeta do que alguma vez se pensou.



A NÃO PERDER
Aventuras de parapente

Aventuras de parapente

Deambulando pela minha rede social favorita, o youtube, encontrei este belíssimo filme. Acho que vai gostar.










Facebook .

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue