Este Novo Material Pode Salvar a Vida de Muitas Pessoas no Futuro!
Este gel é baseado em um tipo de material conhecido como ‘metacrílico substituto da tropoelastina’ (abreviado como MeTro), uma proteína elástica híbrida que pode ser aplicada a feridas externas e internas para ajudar a cicatrização e selá-las completamente. O mais surpreendente é que, enquanto ele pode selar rapidamente as feridas, ainda permite que a pele ou o órgão possa expandir naturalmente, e assim evita o risco de complicações futuras.
Também pode lhe interessar:
De acordo com Nasim Annabi, uma das pesquisadoras da Universidade Northeastern em Boston, Estados Unidos, "a grande beleza da fórmula do MeTro é que, assim que ele entra em contato com superfícies de tecido de pele, ele se solidifica como gel sem escorrer".
Uma vez aplicado, o material é então colocado sob luz UV para mantê-lo firme no lugar. Annabi explica que é para "estabilizá-lo ainda mais, curando o local com um curto tratamento de reticulação mediada pela luz. Isso permite que o gel seja colocado com precisão para estreitar e bloquear as estruturas na superfície do tecido".
Comparado com feridas tratadas com pontos ou similares, os ferimentos tratados com o MeTro podem demorar menos da metade do tempo para curar e cicatrizar completamente e, se for necessária uma cirurgia adicional, os pesquisadores afirmam que o MeTro também pode simplificar o procedimento. Devido a uma enzima degradante encontrada dentro do material, ele pode ser modificado para durar por um longo tempo, dependendo do tipo de lesão ou ferida.
No caso de situações de emergência em que o tempo é vital, o MeTro pode fazer uma enorme diferença na forma como as feridas são tratadas. Na verdade, os criadores do material afirmam que funciona de forma muito semelhante à forma como funcionam os selantes de silicone usado em telhas.
Anthony Weiss, um dos pesquisadores da Universidade de Sydney, diz que "ao ver o MeTro, você pode vê-lo como um líquido que preenche as lacunas e se ajusta à forma da ferida. As aplicações em potencial são poderosas - do tratamento de feridas sérias internas em locais de emergência a acidentes de carro e zonas de guerra, assim como melhorar as cirurgias hospitalares".
“O MeTro acaba com a necessidade de pontos e suturas e simplifica o procedimento”
A equipe por trás da criação do material diz que é muito simples de aplicar, pode ser armazenada com muita facilidade e se adapta facilmente ao organismo humano no tratamento de feridas. Além disso, eventualmente se degrada sem deixar vestígios de produtos químicos tóxicos no interior do corpo.
Até agora, este gel ainda não foi usado em humanos, mas tem sido muito bem-sucedido quando aplicado em pulmões de porco, bem como pulmões e artérias de roedores. Se tais experimentos continuarem sem problemas, então o gel pode em breve se tornar um produto comercial seguro, com muito potencial para se tornar uma parte essencial de cada kit de primeiros socorros.
"Nós mostramos que o MeTro funciona em uma variedade de situações e resolve problemas que outros produtos disponíveis no mercado da medicina não conseguem", diz Weiss. "Estamos agora prontos para transferir nossa pesquisa para testar humanos. Espero que MeTro seja usado em breve na medicina, salvando vidas".
Fonte: sciencealert | sciencemag | scimex
Imagens: 1, 2,
Imagens: 1, 2,
Sem comentários:
Enviar um comentário