quinta-feira, 19 de outubro de 2017

RTP - O ESSENCIAL

Se não conseguir visualizar a newsletter, clique aqui
19 Outubro, 2017
Partilhar Subscrever
Alexandre Brito
Subdiretor de Informação
Alexandre Brito

Bem-vindo

O Governo de Mariano Rajoy prepara-se para acionar o artigo 155 da Constituição espanhola para retirar a autonomia da Catalunha. A PJ está a efetuar buscas relacionadas com o caso dos e-mails do Benfica. Por causa dos incêndios, há mudanças no Governo. Eduardo Cabrita vai liderar o Ministério da Administração Interna.


Governo espanhol prepara-se para retirar a autonomia à Catalunha


Governo espanhol prepara-se para retirar a autonomia à Catalunha

O executivo espanhol marcou uma reunião extraordinária do Conselho de Ministros para sábado de forma a aprovar as medidas definidas pelo Senado para acionar o artigo 155 da Constituição espanhola, que prevê retirar a autonomia da Catalunha. O Governo de Mariano Rajoy considerou esta quinta-feira que a resposta de Carles Puigdemont não é esclarecedora quanto à declaração de independência. Em comunicado, lê-se que o Conselho de Ministros servirá para “aprovar as medidas levantadas pelo Senado para proteger o interesse geral dos espanhóis, incluindo dos cidadãos da Catalunha, e restaurar a ordem constitucional na Comunidade Autónoma”.

Puigdemont ameaça avançar com declaração formal de independência


Puigdemont ameaça avançar com declaração formal de independência

A decisão de Madrid resulta da carta enviada a Rajoy pelo líder do governo regional da Catalunha onde ameaça avançar com a votação de uma declaração formal de independência no Parlamento, caso continue a haver uma recusa de diálogo por parte do governo central. O documento não é no entanto claro. A missiva não esclarece se Carles Puigdemont já declarou a independência na sequência do referendo, resposta que tinha sido exigida pelo executivo de Mariano Rajoy até esta quinta-feira. “Se o Governo do Estado insiste em impedir o diálogo e continuar a repressão, o Parlamento da Catalunha poderá proceder, se o considerar oportuno, a uma votação da declaração formal da independência que não votou no dia 10 de outubro”, diz Carles Puigdemont no documento enviado ao presidente do Governo espanhol.

Benfica: Caso dos e-mails. PJ faz buscas


Benfica: Caso dos e-mails. PJ faz buscas

A Polícia Judiciária está a efetuar buscas em instalações do Sport Lisboa e Benfica, no âmbito do caso dos emails. Em comunicado divulgado esta manhã, a Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa confirmou que “foram emitidos mandados de busca domiciliária e não domiciliária, relativas a investigação em curso pelos crimes de corrupção passiva e ativa”. As autoridades investigam “a prática, por parte de um suspeito, dos referidos crimes, relacionados com os denominados emails do Benfica”. Na operação em curso estão envolvidos quatro magistrados do Ministério Público, dois juízes de instrução e 28 elementos da PJ. Informação que estamos a acompanhar na Rádio e Televisão de Portugal.

O novo ministro da Administração Interna


O novo ministro da Administração Interna

António Costa já escolheu o sucessor de Constança Urbano de Sousa no Ministério da Administração Interna. Eduardo Cabrita assume a pasta e o cargo de ministro adjunto do primeiro-ministro passa para Pedro Siza Vieira. A tomada de posse está marcada para o próximo sábado no Palácio de Belém. Mudanças, como sabe, provocadas pela tragédia com os incêndios em Portugal, com mais de 100 mortos se considerarmos os fogos na zona de Pedrógão Grande e os do último fim-de-semana.

44 vítimas mortais dos incêndios


44 vítimas mortais dos incêndios

São já 44 as pessoas que perderam a vida por causa dos incêndios que atingiram o país. Morreram dois dos feridos graves que estavam internados nos hospitais da Universidade de Coimbra, avançou esta manhã à Antena 1 o Presidente da Câmara de Oliveira do Hospital.

Ameaças de parte a parte


Ameaças de parte a parte

Parece não ter fim a tensão entre a Coreia do Norte e os EUA. O regime norte-coreano ameaçou os Estados Unidos de um “ataque inimaginável”, acusando os norte-americanos de estarem a preparar um “ataque preventivo”. Uma reação às manobras conjuntas com a Coreia do Sul. O Pentágono destacou o porta-aviões de propulsão nuclear USS Ronald Reagan e dois contratorpedeiros, entre outros navios, para estes exercícios militares que terminam a 20 de outubro. “Os Estados Unidos enlouqueceram ao colocar sob os nossos narizes os alvos que tínhamos definido como primários. Os Estados Unidos deviam já esperar que fossem enfrentar um ataque inimaginável, num momento inimaginável”, ameaça a Coreia do Norte.

Liga dos Campeões: derrotas do Benfica e Sporting


Liga dos Campeões: derrotas do Benfica e Sporting

Um erro do jovem guarda-redes do Benfica, Svilar, permitiu a saída do Manchester United do Estádio da Luz com uma vitória por 0-1. O Sporting, em Turim, esteve a vencer, mas terminou também com uma derrota, por 2-1, frente à Juventus.

Liga Europa: Braga e V. Guimarães entram em campo


Liga Europa: Braga e V. Guimarães entram em campo

O Sp. Braga defende a liderança do grupo C da Liga Europa em futebol. Os minhotos recebem os campeões búlgaros (Ludogorets), segundos no agrupamento com quatro pontos, depois de terem vencido os dois primeiros jogos, com Hoffenheim (2-1) e Basaksehir (2-1). O V. Guimarães tem, no grupo I, uma difícil deslocação ao terreno do Marselha,sabendo que parte no último lugar do grupo com apenas um ponto em dois jogos.



A NÃO PERDER
Retrato de um país em chamas

Retrato de um país em chamas

Com a ajuda dos dados do sistema de Informação de Fogos Florestais da União Europeia (EFFIS) criámos no site da RTP um mapa interativo com a área ardida, resultado dos grandes incêndios que atingiram o país no último fim-de-semana. São números ainda em atualização mas que dão uma ideia bem clara da dimensão da tragédia. Veja aqui.







Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

DIA DO ASSOCIATIVISMO JOVEM - 30 DE ABRIL DE 2024

  Associação 40 línguas Artigo Discussão Ler Editar Ver histórico Ferramentas Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.   Nota:  Se procura o...

Arquivo do blogue

Seguidores

Pesquisar neste blogue