Inovação
Por Edgar Caetano, Jornalista
Esta é a newsletter mensal do Observador sobre Inovação. Temos encontro marcado na última segunda-feira de cada mês para lhe falar de como ela nos dá novos horizontes. Bem-vindo.
Ilustração: Maria Gralheiro
Foram 13 quilómetros calcorreados no primeiro dia e quase 11 no segundo. O Pedro Esteves tinha avisado que os 26 pavilhões (com vários pisos) da IFA não eram para meninos — ou, pelo menos, não eram para meninos sem um bom calçado nos pés. E, como sempre, tinha razão.
Ainda assim, por muito que se caminhe, é possível sair da feira tecnológica de Berlim — que este ano foi visitada por 250 mil pessoas — a achar que não se viram grandes novidades na área dos gadgets e dos eletrodomésticos (que são, também, cada vez mais autênticos gadgets). Algumas coisas já tinham sido apresentadas na IFA do ano passado e outras parecem mais pequenas evoluções do que, propriamente, revoluções.
As mais de duas mil marcas ali presentes competem na tentativa de esmifrar mais alguns gramas de peso ao último computador portátil, de enfiar mais alguns milhares de píxeis na última (e espantosa) televisão ou de tornar o novo droneainda mais silencioso e ágil. Ainda não foi ali que se viu a next big thing, para um futuro em que até os smartphones já se terão transformado em algo obsoleto.
Foi por essa razão que aproveitámos a visita à histórica feira tecnológica de Berlim, a convite da LG Portugal, para ir à caça de ideias “fora da caixa” — de pequenas startups mas, também, de grandes marcas. De uma not-so-short list inicial de mais de 20 ideias, escolhi 17. E, depois, 15. Acabei por reduzir o ramalhete para as 11 melhores ideias fora da caixa que foram à IFA de Berlim.
Vai ouvir falar nos controversos implantes debaixo da pele (pequenos grãozinhos de arroz que guardam as nossas informações pessoais), frigoríficos móveis e autónomos e, ainda, o smartphone mais fofinho do mundo. Ficámos, também, curiosos com soluções inovadoras para adormecer mais rapidamente ou para acabar com os problemas de quem ressona (e de quem dorme ao seu lado). Leia e espero que fique com a mesma boa disposição dos inventores que fotografei por lá.
Obrigado por nos ler.
HORIZONTES
TECNOLOGIA
IFA: As novidades da feira de tecnologia de Berlim
Calcorreámos a feira de tecnologia de consumo de Berlim, a IFA. Frigoríficos móveis, realidade mista, televisões com 2,57mm de espessura, são alguns dos produtos que vão marcar os próximos anos.
TECNOLOGIA
Quando o teletexto e a TV 16:9 eram o futuro
Telefunken, Grundig, Nokia... marcas que marcaram épocas. No arranque da IFA 2017, em Berlim, recordamos as "novidades" de outras décadas. E um visitante muito especial: Albert Einstein.
INOVAÇÃO
Tecnologia. As 11 melhores ideias "fora da caixa"
A feira de tecnologia de Berlim não é só televisores espantosos e máquinas de lavar roupa inteligentes. Fomos à caça de ideias e produtos "fora da caixa" e escolhemos as 11 melhores.
JUSTIÇA
Lançado novo portal online dos serviços da Justiça
Ministério da Justiça prefere chamar-lhe uma "plataforma" que se quer em constante evolução. Secretária de Estado diz que o projeto vem a tempo, mas podia bem ter sido feito pelo anterior governo.
ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA
Um portal para escrutinar o trabalho dos deputados
O Hemiciclo.pt quer tornar mais simples a fiscalização pública do exercício do mandato parlamentar. É possível seguir as votações de determinado deputado e até saber quem é o mais desalinhado.
Conteúdo Santander
Soluções inteligentes entram nas Universidade
Como serão as universidades do futuro? É ponto assente que uma gestão ambiental sustentável deverá ser uma prioridade nestes espaços que podem ser comparados a “pequenos núcleos urbanos”.
DEUTSCHE BANK
"Grande número" de empregos perde-se para os robôs
Presidente do Deutsche Bank não tem dúvidas, nem paninhos quentes. Um "grande número" de postos de trabalho na banca vai ser perdido para a automação -- "vai acontecer".
CANCRO
“Caneta” pode revolucionar cirurgias do cancro
Em dez segundos, este dispositivo é capaz de detetar células cancerígenas. Pode ser uma ferramenta revolucionária para o cirurgião não retirar tecidos a mais, nem a menos
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Um algoritmo é capaz de detetar se é gay ou hetero
Um estudo controverso defende que um algoritmo de inteligência artificial é capaz de identificar a orientação sexual das pessoas a partir da análise de fotografias do rosto.
E AINDA
OPINIÃO
Não é só o problema do investimento de fundos na área da inovação. Portugal é também um dos países na UE onde mais investigadores estão concentrados no setor público e menos nas empresas.
Mesmo sem a possível saída dos EUA, já existia um deficit significativo entre os compromissos ambientes assumidos e os esforços realmente necessários para atingir esses objetivos.
Sem comentários:
Enviar um comentário