CAROS AMIGOS. SETEMBRO MOLHADO, FIGO ESTRAGADO
SÃO JOSÉ DE CUPERTINO.
JORGE SAMPAIO - POLÍTICO, PRIMEIRO MINISTRO E PRESIDENTE DE PORTUGAL - NASCEU EM 1939
DIA MUNDIAL DA MONITIRIZAÇÃO DA ÁGUA.
Atingido o número de 2 730 741 VISUALIZAÇÕES. Obrigado. Porto 18 de setembro de 2024. ANTONIO FONSECA
quarta-feira, 25 de janeiro de 2017
RTP - OESSENCIAL
Se não conseguir visualizar a newsletter, clique aqui
Nevoeiro e velocidade exagerada são causas prováveis para o acidente com o ferry esta manhã em Lisboa, que provocou cerca de 35 feridos ligeiros. Parlamento vota e chumba esta tarde a TSU. Ataque terrorista sangrento em hotel na capital da Somália causa 15 mortos e 50 feridos. Através de uma app que vai ser lançada hoje, portugueses que vivem – ou que estão de viagem – no estrangeiro vão poder ser contactados e localizados pelas autoridades em caso de emergência.
Sobressalto à beira-Tejo, neste dia que amanheceu frio e com nevoeiro em Lisboa. No momento da atracagem junto ao Terreiro do Paço, um ferry da Soflusa embateu fortemente num pontão, projetando as pessoas que se encontravam já levantadas e sem apoio. O nevoeiro, precisamente, e velocidade exagerada do barco poderão estar na causa deste acidente, mas o inquérito que se segue tentará esclarecer o caso. De acordo com o balanço feito, verificaram-se ferimentos ligeiros em cerca de 35 pessoas. No fim, as autoridades aproveitaram ainda para renovar o apelo que agora se reproduz: os passageiros nunca devem levantar-se dos respetivos assentos enquanto o barco não estiver completamente imóvel.
Se não houver nenhuma reviravolta de última hora, a descida da Taxa Social Única das empresas, decretada pelo Governo há poucos dias e promulgada pelo Presidente da República logo a seguir, vai morrer hoje no parlamento.Por motivos que são explicados aqui, uma rara confluência de vontades do PSD, do PCP e do Bloco deitará por terra a medida cozinhada por António Costa para compensar os empresários pelo aumento do salário mínimo. A partir das 15h00, o debate e votação serão acompanhados pela RTP.
Pelo menos 15 pessoas morreram e mais de 50 ficaram feridas na capital da Somália, devido ao ataque lançado por um grupo armado que se presume ser constituído por elementos do movimento extremista Al Shabaab, muito ativo naquele país. Um carro armadilhado foi detonado à porta do hotel de Mogadíscio onde estaria a realizar-se um encontro de políticos somalis. Informações das agências internacionais de notícias indicam que há menos de uma hora ainda se verificavam combates no local.
As autoridades belgas anunciaram a detenção de sete pessoas no âmbito de um raide antiterrorista em Bruxelas. A operação estará relacionada com a possível regresso ao país de alguns dos 465 elementos que se calcula terem deixado a Bélgica para se alistarem no Estado Islâmico. Ainda segundo informações das agências internacionais de notícias, as forças de segurança não apreenderam qualquer tipo de armamento na operação desta manhã.
Para portugueses residentes nas sete partidas do Mundo ou apenas em viagem, o Governo lança esta quarta-feira uma app para dispositivos móveis com duas utilidades principais: uma é que, em caso de emergência, permite estabelecer contacto com os serviços consulares e a localização dos portugueses através de um serviço de geo-referenciação; outra é a disponibilização de “toda a informação” necessária a um “cidadão nacional, lusodescendente ou com dupla nacionalidade que efetue viagens ou deslocações de curta duração ao estrangeiro”, explicou à Antena1 o secretário de Estado das Comunidades, a propósito desta Aplicação Registo Viajante.
Costuma dizer-se que quando se chega às meias-finais de uma competição, já só há um objetivo: alcançar o jogo do título e conquistá-lo. Certamente que as equipas principais de futebol do Sporting de Braga e do Vitória de Setúbal têm isso bem presente nesta altura. Hoje à noite (20h45), minhotos e sadinos defrontam-se no estádio do Algarve para decidir quem vai à final da Taça da Liga, que se joga no domingo. Transmissão em direto na televisão e na rádio públicas.
Dos aspetos mais sérios da chegada de Donald Trump à presidência dos Estados Unidos vamos fazendo notícia diariamente. Mas o 45.º inquilino da Casa Branca também vai dando azo a brilhantes manifestações de humor. Foi o que aconteceu com um programa de televisão satírico holandês, Zondag met Lubach, que pegou no duro discurso proferido por Trump na sua tomada de posse e produziu um vídeo em que a Holanda dá as boas-vindas ao novo Chefe de Estado de um modo hilariante. Da América à Europa, ninguém é poupado. É de rir a bandeiras despregadas.
Sem comentários:
Enviar um comentário