Boas tardes,
Nesta terça-feira de Inverno há muito para ler no Diário. Da TSU ao Brexit, dos Óscares à Taça da Liga. Do deputado rebelde do PS ao sobreendividamento dos portugueses.
1. Ficaram hoje a conhecer-se os nomeados para os Óscares deste ano. A cerimónia é só daqui a um mês (26 de fevereiro), mas o tema tem muito que falar. Hoje no Diário temos dois textos. O do nosso especialista em cinema Jorge Leitão Ramos, que comenta as surpresas e o que de melhor e pior estas nomeações trazem.
Já a Mariana Lima Cunha esmiuça as escolhas, com destaque para as 14 nomeações (nunca um filme teve mais que isso) do musical La La Land. Será que vão ser la la la favas contadas?
2. Alguma vez ouviu falar de Domingos Pereira? Não? Não se apoquente. O sr. em questão é deputado do PS à Assembleia da República mas até agora ainda não tinha alcançado os seus 15 minutos de fama. O caso mudou agora. Furioso por ter ficado para trás na escolha do PS como candidato à Câmara Municipal de Barcelos, decidiu renunciar à liderança da concelhia da terra. Admite ainda entregar o cartão do partido de que é militante há trinta anos. E passar a deputado independente no Parlamento.
Caso o faça, pode criar um problema adicional ao Partido Socialista, já que na conjuntura atual é mais verdade que nunca a máxima "por um se ganha, por um se perde..."
A Isabel Paulo falou com ele e nesta edição pode ler o resultado da conversa
3. Politicamente, o tema do momento é sem dúvida a TSU e o acordo de Concertação Social. Na véspera do decisivo debate parlamentar de amanhã, em que a descida da taxa paga pelos patrões se prepara para ser chumbada por uma aliança BE, PCP, PSD, a Rosa Pedroso Lima olha para o que está em cima da mesa. E aponta o que podem ser os decisivos capítulos seguintes, nomeadamente como é que o Governo pode descalçar a enorme bota em que está metido.
4. O Brexit é outro tema deste Diário. A propósito da decisão do Supremo Tribunal Britânico, hoje conhecida, de forçar a que o tema ainda vá ao parlamento antes do governo de Theresa May avançar formalmente para a saída da União Europeia. Mas como o Pedro Cordeiro explica, isso não vai travar ou desacelerar o comboio de saída do país do clube europeu.
5. Útil, seguramente, é o tema escrito pela Elizabete Tavares sobre o sobrendividamento dos portugueses. "Você está sobreendividado e não sabe?" O melhor mesmo é ir ler.
6. O Hugo Franco e o Rui Gustavo escrevem sobre a investigação policial ao ataque ao autocarro com seguranças privados que foi atacado após o Braga-Guimarães do último fim de semana.
7. E se lhe disser que o Happy Meal para crianças muçulmanas passou a ser pão... com pão? A Christiana Martins explica o que se passa.
8. Miguelito é nome de futebolista. Ou melhor, já foi. Lembra-se do esquerdino que chegou a jogar no Benfica? Falou hoje à Lídia Paralta Gomes e a entrevista pode ser lida aqui. A curiosidade é que Miguelito jogou nos quatro semifinalistas deste ano da Taça da Liga (que de amanhã até domingo disputam o troféu), Benfica, Braga, Setúbal e Moreirense.
9. Finalmente, na opinião, Ricardo Costa e Daniel Oliveira falam sobre Marcelo Rebelo de Sousa, que há precisamente um ano foi eleito Presidente da República e hoje assinalou a data com o lançamento de um livro. O Henrique Raposo olha para os desafios da esquerda à escala europeia. E o Henrique Monteiro volta a Trump...
Por hoje é tudo. Até amanhã
Sem comentários:
Enviar um comentário