sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

OBSERVADOR - 12 DE FEVEREIRO DE 2016


360º - A grande descoberta científica que prova Einstein, o pequeno passo para a paz na Síria e notícias de outra gravidade por cá

Para: antoniofonseca1940@hotmail.com

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia
Um pequeno passo rumo à paz na Síria. Foi a notícia do início da madrugadao Grupo Internacional de Apoio à Síria (que inclui 17 países, entre eles os EUA, a Rússia e toda a Liga Árabe) anunciou para daqui a uma semana um cessar-fogo no conflito do país, que já dura há 11 anos e matou ou feriu 11,5% da população. O paragem das hostilidades não implica, contudo, a suspensão dos ataques ao Estado Islâmico. E ainda é preciso que todas as partes honrem os compromissos. Por isso o El País lhe chama um acordo frágil, o The Guardian diz que ainda há questões importantes por resolver e o NYT fala apenas numa oportunidade para parar a brutalidade.

Por cá, o debate quinzenal de hoje de manhã no Parlamento -- queaqui seguiremos em direto como habitual --, vai seguramente andar à volta dos avisos do Eurogrupo (já lá volto). Passos lançou o tom ontem à noite em Almada, usando e abusando da ironia: falou dos tempos em que lhe chamavam "uma espécie de lacaio de Bruxelas" e garantiu que não é "adivinho" mas que já estava à espera do que aconteceu.  

Apesar das dúvidas sobre se Portugal vai cumprir as metas orçamentais (e do que isso pode implicar em novas medidas), oPS quer insistir na baixa da TSUescreve a Liliana Valente.

E começam a chegar as más notícias. O Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP) vai subir já amanhã, após a portaria que define o agravamento ter sido publicada esta sexta-feira. Consequência: os preços aumentam mais 7 cêntimos hoje à meia-noite. O melhor é atestar antes.

O empréstimo de Portugal à Grécia pode estar em risco. O OE prevê 106 milhões de euros para o programa de assistência financeira grego, mas o PCP é contra e o BE está a analisar o artigo. A verba pode ser assim suspensa, noticia a Helena Pereira. Isto quando o FMI diz que, sem reformas ou perdão da dívida, a Grécia pode mesmo sair do euro.

Outro tema preocupante: 16% dos jovens considera que é "normal forçar o/a companheiro/a a ter relações sexuais" e 22% não reconhecem a violência no namoro. Estes são dois dos dados do estudo levado a cabo pela União de Mulheres Alternativa e Resposta (UMAR), que inquiriu cerca 2.500 jovens, entre os 12 e os 18 anos, de Braga, Grande Porto e Coimbra. 
Hoje há um encontro histórico em Cuba. O Papa Francisco reúne-se com o patriarca ortodoxo russo Kirill. É a primeira vez que os líderes se encontram desde que as suas duas igrejas, a católica e a ortodoxa, se separaram em 1054, há dez séculos. 

Informação relevante
Histórico foi o que aconteceu também ontem para a ciência.Ver confirmada uma teoria 100 anos depois é só para génios, como Einstein. Este é o som do choque de dois buracos negros que vem provar a existência de ondas gravitacionais, descrita na centenária teoria da gravidade geral. Trata-se de uma das maiores descobertas científicas na área da astronomia, que pode mudar a redescoberta do Universo, como explicou a Marta Leite Ferreira.

No dia em que se voltou a gritar Eureka, o Observador preparou-lhe vários artigos sobre esta descoberta marcante 
e sobre o homem, o génio, que lhe está na base. Pode começar por este Explicador, sobre o que são e para que servem as ondas gravitacionais. Se é mais pragmático, saiba como é aplicada no nosso dia a dia a teoria da relatividade ou entenda de vez o que ela representa através destas dez perguntas. Quanto ao cérebro único de Einstein, tem estas nove curiosidades e pode ver como era a sua vida nestas fotos surpreendentes.

Notícias de outra gravidade, não tão importante para a humanidade, mas importante para os portugueses e para o Governo de António Costa e Mário Centeno: Eurogrupocolocou dúvidas, muitas dúvidas, de que o Orçamento português cumpra as metas orçamentais. E, se tal não acontecer, serão necessárias medidas adicionais. O ministro das Finanças desvalorizou primeiro (não, não é preciso mais nada), mas depois tranquilizou os mercados (acrescentará o que for necessário para cumprir). Vem aí plano B?

Talvez. Até porque há que contar com a instabilidade da dívida portuguesa, vulnerável à vaga de aversão ao risco que está a assolar os mercados internacionais: a taxa de juro disparou ontem mais de 70 pontos, para quase 4,5%. O que é que passa para Portugal estar de novo do olho do furacão?O Edgar Caetano explica, muito bem explicadinho. O melhor, portanto, é levar a sério o aviso de Schäuble: "Os mercados já estão a ficar nervosos com Portugal", alertou ele.

Outras teorias. Vem aí livro ("Dias do Fim") em que Ricardo Salgado dá a sua versão sobre a queda do BES. A editora já avançou algumas passagens, como esta: “A pessoa que me falou, pela primeira vez, do Dono Disto Tudo foi o Manuel Pinho. Ele contou-me ´Sabe como lhe chamam agora? Dizem que é o Dono Disto Tudo´". O resto são os chamados ataques-defesa.

Foi o fundador da TAP e o homem que modernizou e expandiu os aeroportos do país. Muito antes de se tornar o General sem Medo, criou rotas de Luanda e Lourenço Marques (atual Maputo), conquistou para Portugal o controlo do tráfego aéreo do Atlântico Norte, colocou os Açores à escala do mundo através do aeroporto de Santa Maria, deixou o sua marca na aviação civil. Em sua homenagem, a partir de maio, aeroporto de Lisboa vai chamar-se Humberto Delgado. A notícia surgiu no dia em que a semi-reversão da TAP levou o ministro Pedro Marques aoParlamento para explicar as três mudanças em sete meses no modelo de negócio.
No Conversas à Quinta, José Manuel Fernandes debateu com Jaime Gama e Jaime Nogueira Pinto as relações do Reino Unido com a Europa a propósito do próximo referendo sobre a permanência na União Europeia. Para além do enquadramento histórico, vale a pena ouvir Jaime Gama explicar como a negociação que David Cameron está a ter com Bruxelas pode abrir outros caminhos ao processo de integração europeia, o que, se tudo lhe correr bem, pode até fazer com que Cameron acabe como um moderno herói europeu. Cameron recebeu, entretanto, uma carta de mais de 130 conselheiros a avisar dos riscos que podem destruir o seu partido com o referendo, conta o The Telegraph.
Já Rui Tavares falou sobre a Europa par dar alguns recados internos. Não pode haver "falsa escolha" entre a permanência e a saída da UE, escreveu o líder do Livre no Público, daí que tenha atacado a esquerda "numerosa em Portugal" que defende a desintegração europeia.

Tenho mesmo de voltar a Espanha, é já um clássico. Porque Rajoy se encontra hoje com Sánchez depois de ontem lhe ter apresentado (e a Rivera, do Ciudadanos) cinco pontos para um acordo. E porque, entretanto, o Podemos tentou puxar o PSOE para a esquerda com novas propostas para uma aliança. Enquanto as negociações não dão em nada, as finanças do PP continuam a ser investigadas, contou o El País.
 
Os nossos Especiais
Esta noite há clássico na Luz. O Benfica quer manter a liderança (onde está empatado com o Sporting) e o FC Porto quer recuperar a distância que já vai em seis pontos e fez cair Lotopegui. "Um treinador nunca ganhou na Luz, outro nunca venceu os portistas. Um mal tem centrais, o outro estará no radar de chineses. E antes, andaram a picar-se com vídeos",é assim, em sete pontos, que o Diogo Pombo antecipa o jogo. Vai ser quentinho e está esgotado

Antes das legislativas chamava-se "Costa, Futuro PM". Depois da formação do Governo PS passou a chamar-se "Costa_o Primeiro".A conta satírica e de paródia ao primeiro-ministro no Twitter foi suspensa pela rede social. Os autores da página não foram notificados. O PS garante que não fez qualquer denúncia. Uma bela história do Miguel Santos.

Já o David Almas voltou a fazer uma seleção de bons investimentos. Diz ele que o património não tem de estar sempre dividido entre ações e obrigações dos mercados desenvolvidos. E por isso sugere 7 fundos estranhos para condimentar as carteiras, entre robôs e dívida africana.

Notícias surpreendentes
Partiu há um mês e continuamos a falar dele. Na memória continua aquela foto de um David Bowie sorridente e feliz,  prestes a lançar o seu último disco, Blackstar, dois dias antes de morrer. Espreite esta e outras 22 últimas imagens em vida de grandes celebridades.

Mudemos de assunto para temas mais felizes, que hoje já é sexta-feira. Não é todos os dias que podemos provar um vinho — cheirá-lo, agitá-lo e levá-lo à boca — sem abrir uma garrafa. Agora passa a ser possível, graças a um novo gadjet: o Coravin. Ora veja lá se não dá jeito.

Pode ficar em casa a saborear um bom vinho, até porque o fim de semana promete ser de muito mau tempo. Mas há sempre uma boa alternativa para se divertir e aproveitar. Esta semana, guia de sugestões é da Rita Cipriano e inclui concertos, festas de chocolate e até tricô. E se é fã de lampreia, como já é época do bicho feio, saiba onde comê-lo. 

E porque domingo é Dia dos Namorados, ficam mais duas dicas da equipa do Lifestyle. Uma: nunca, mas nunca, use estasfrases. Duas: pode, e deve, inspirar-se nestes 7 gestos românticos do antigamente.

Já sabe, vamos estar aqui ao longo do dia de hoje e no fim de semana para lhe dar toda a informação. Aproveite para descansar, para namorar no S. Valentim ou simplesmente para fazer o que mais o deixa feliz. Uma ajuda? Ler sempre oObservador. Para a semana, volta a estar consigo o Miguel Pinheiro. Fica bem entregue. 

Bom fim de semana!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Se pretende deixar de receber a Newsletter 360º clique aqui
Demasiadas newsletters? Pode anular a subscrição.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

DIA MUNDIAL DO DESIGN GRÁFICO - 27 DE ABRIL DE 2024

  Design gráfico 65 línguas Artigo Discussão Ler Editar Ver histórico Ferramentas Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.   Nota:  "Ar...

Arquivo do blogue

Seguidores

Pesquisar neste blogue