sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

EXPRESSO DIÁRIO - 12 DE FEVEREIRO DE 2016

Para: antoniofonseca1940@hotmail.com

494
12 FEV 2016
José Cardoso
POR JOSÉ CARDOSO
Editor Adjunto
Estudar in english, sondagem a (des)acreditar no Orçamento, testamento vital e ondas gravitacionais

Boa tarde,

Talvez porque, como diz o ditado, “gato escaldado de água fria tem medo”, a maioria dos portugueses, escaldados pela austeridade dos últimos anos, mostra uma grande desconfiança em relação às contas do Orçamento do Estado 2016. Segundo a sondagem deste mês da Eurosondagem para o Expresso e a SIC, 55% dos inquiridos estão de pé atrás em relação ao Orçamento, contra 33% que acreditam nas contas de Mário Centeno.

A confirmar este ceticismo, a errata ao OE 2016 que o Governo apresentou no Parlamento diz a páginas tantas, que onde se lia “redução da carga fiscal” deve ler-se “manutenção da carga fiscal”. Pois…

No resto da sondagem, Catarina Martins aumenta a popularidade, estando em segundo lugar, colada a António Costa ; o PS está à frente nas intenções de voto, MasPSD e CDS somados obteriam 40%; e a maioria dos inquiridos é de opinião que o Presidente Marcelo deve promulgar o Orçamento. A Cristina Figueiredo “debulha” todos estes números.

Outro tema desta edição é sobre os cursos superiores em Portugal, onde se estuda cada vez mais in english: já há 70 mestrados ministrados apenas em língua inglesa e cinco das maiores instituições portuguesas de ensino superior apostam nos cursos ensinados exclusivamente na língua de Shakespeare. O Hugo Franco e a Isabel Leiria fazem o balanço.

A propósito de uma questão que tem estado esta semana na agenda – a eutanásia – a Vera Lúcia Arreigoso faz o ponto da situação sobre outra questão da mesma “área”: o chamadoTestamento Vital, a lista de cuidados que um cidadão aceita receber quando estiver incapaz de comunicar a sua vontade. Além de verificar que seis portugueses por dia decidem como será a sua morte, a jornalista explica tudo sobre como e onde as pessoas podem fazer essa declaração e como é que isso é levado à prática.

Na ciência, voltamos à descoberta apresentada ontem, sobre asondas gravitacionais, a confirmação de uma teoria avançada há 100 anos por Albert Einstein. O Nelson Marques conta-lhe como foi avançando e recuando a confirmação desta teoriade que o próprio Einstein chegou… a duvidar.

No internacional, o Hélder Martins escreve sobre a trégua temporária na Síria com a qual Estados Unidos, Rússia e mais 35 países concordaram. Prevê-se que entre em vigor no prazo de uma semanamas será mesmo, será desta?É que o acordo autoriza a Rússia a prosseguir os bombardeamentos contra o autoproclamado Estado Islâmico e, é claro, tanto este como outro grupo extremista estão-se nas tintas para quaisquer acordos.

Na opinião, o Nicolau Santos (“Centeno deita abaixo a economia mundial”) e o José Gomes Ferreira (“Risco de derrocada”) escrevem sobre Orçamento, o Henrique Monteiro sobre o Porto, a Tap e os “interesses estratégicos” (“Os ‘Rui Moreira’ do Porto e os de Portugal”), o Daniel Oliveira sobre as eleições presidenciais norte-americanas (“EUA: alguma coisa está fora da ordem”) e o Henrique Raposo sobre a política nacional (“António Costa e o ódio”).

A ler ainda, no Expresso Diário de hoje, as secções habituais das sextas-feiras, como as sugestões culturais para o fim de semana e propostas de saída ou roteirosinteressantes. Hoje dizemos-lhe o que há de novo (e não só) no bairro de Alvalade, em Lisboa.

Boas leituras, um bom resto de dia e um excelente fim de semana, com ou sem ondas gravitacionais

E como as previsões para amanhã são de mau tempo, mais uma razão para comprar e ler o semanário, que traz a revista E (com código para ler gratuitamente todo o Expresso Diário da próxima semana na capa), e as Escolhas do Editor dos melhores temas publicados esta semana no Diário. Além, claro, de ir espreitando o Expresso Online, sempre em atualização.
LER O EXPRESSO DIÁRIO
SONDAGEM
Portugueses não acreditam nas contas do OE
INQUÉRITO PS e PSD sobem em sondagem que mostra desconfiança em relação às contas orçamentais. Além disso, maioria entende que Costa ganhou o braço de ferro com Bruxelas, que Marcelo deve promulgar o OE, que o Governo de Costa é estável. E quer o PSD a apoiar o Executivo
Estudar em Portugal, mas "just in english"
EDUCAÇÃO Cinco das maiores instituições portuguesas de ensino superior apostam nos cursos ensinados exclusivamente na língua de Shakespeare. Em Portugal já há 70 mestrados só em língua inglesa
TESTAMENTO VITAL
Seis portugueses por dia decidem como será a sua morte
SAÚDE Um número crescente de cidadãos deposita no Registo Nacional do Testamento Vital a lista de cuidados que aceita receber quando estiver incapaz de comunicar a sua vontade
Einstein. Viagem de 100 anos na história de um avanço revolucionário
Einstein. Viagem de 100 anos na história de um avanço revolucionário
Nicolau Santos
Centeno deita abaixo a economia mundial
Henrique Monteiro
Os ‘Rui Moreira’ do Porto e os de Portugal
Henrique Raposo
António Costa e o ódio
LOG OUT
Nem só de futebol vive Alvalade
SÍRIA
Trégua temporária dentro de uma semana
ESTUDO
Quase um terço dos rapazes acha legítima a violência sexual no namoro
Publicidade
O grupo Impresa pretende oferecer um serviço personalizado de qualidade, respeitando sempre o direito à sua privacidade. Os seus dados são tratados de forma confidencial, sendo utilizados apenas para envio de informação do grupo.

Para deixar de receber newsletters do Expresso clique aqui
Demasiadas newsletters? Pode anular a subscrição.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue