|
|
POR MARTIM SILVA
Editor-Executivo
|
|
|
Bom dia, Antes de irmos ao menu do melhor do Expresso Diário que publicámos na última semana, deixo-lhe os principais títulos e pontos de interesse da edição semanal do Expresso que hoje está nas bancas:
-Entrevista a Marcelo Rebelo de Sousa: "Daqui a semanas sou Presidente da República". -Rui Chafes, Prémio Pessoa 2015. -IGF acusa líder do banco de fomento de ilegalidades; -PS, BE, PAN e Verdes, a nova geringonça; -MAI esconde auditoria a vistos gold; -Estado venderá BANIF com prejuízo; -Privados dominam ranking das escolas; -A queda do chinês que estava a comprar Portugal; -Entrevista a J.J. Abrams, realizador do novo Star Wars; -Ainda a propósito da estreia de Star Wars, o tema faz capa da edição da Revista desta semana.
Vamos então às nossas escolhas,
1. Marine Le Pen não foi aos U2 em Paris O director-ajunto do Expresso e director do Blitz, Miguel Cadete, foi a Paris assistir ao concerto de uma das maiores bandas do planeta. Um concerto que tinha sido adiado na sequência dos atentados terroristas de Paris, há precisamente um mês. Um texto que é sobre música, mas que é muito mais que um texto só sobre música ou só sobre um concerto.
2. Merkel. Uns amam-na, outros ainda a detestam Angela Merkel soma e segue. Pelo menos na imprensa norte-americana. Depois da revista Forbes, esta semana foi a vez de a Time eleger a chanceler alemã como figura internacional do ano. Chamando-a de “Chanceler do Mundo Livre”. Foi a primeira figura europeia a ser eleita nos últimos dez anos, e a primeira mulher desde 1986, como lembra o Hélder Martins.
3. Expresso escolhe as figuras e acontecimentos do ano No passado dia 1, a redacção do Expresso juntou-se, discutiu (muito) e votou para escolher quem foram as figuras e acontecimentos nacionais e internacionais deste ano de 2015. O acordo das esquerdas foi o acontecimento nacional do ano e Cristiano Ronaldo a figura nacional do ano. Os atentados terroristas de Paris foram o acontecimento internacional do ano e como figura internacional a redacção do Expresso elegeu “o refugiado”.
4. EUA: Republicanos querem despedir Trump, mas não sabem como Regressa em força a possibilidade de Donald Trump, o milionário que está a agitar a campanha presidencial americana, se apresentar como independente nas eleições do próximo ano. Isto depois do seu próprio partido, o Partido Republicano, ter criticado a islamofobia do candidato. O texto é do correspondente do Expresso nos EUA, Ricardo Lourenço.
5. Biografia de cunhal: Retrato vivo de um idealista pragmático A vida quotidiana e o combate político de Álvaro Cunhal entre 1960 e 1968 são contados no novo livro de José Pacheco Pereira. O quarto volume da monumental biografia do líder histórico do PCP foi apresentado esta semana, em Peniche (de onde Cunhal fez uma célebre fuga da prisão) e o Rui Cardoso estava lá.
6. Sinatra: A “voz” nasceu há cem anos Este sábado passam cem anos sobre o nascimento de Frank Sinatra (1915-1998). Há quem nele reconheça a maior vos da história da música pop e a sua obra em disco sublinha de facto esse estatuto. Cem anos depois, o menino que nascia num andar de um prédio de apartamentos de um bairro pobre de Hoboken é lembrado com uma multidão de novos lançamentos. E a sua música e imagem continuam a gerar descendências e momentos de homenagem e admiração. O texto é de Nuno Galopim.
7. Cimeira do clima: Tempo para um acordo entrou em contagem decrescente A pouco mais de 24 horas do fim do prazo para se encontrar um “acordo ambicioso” que permita combater as alterações climáticas, os representantes dos países reunidos em Paris ainda tinham muitas arestas para limar. A Carla Tomás conta o que estava em cima da mesa de discussões. Hoje, sábado, a cimeira deve mesmo chegar ao fim, depois do prazo ter sido alargado por um dia.
8. Euro 2016: será desta que Portugal lá chega? É já hoje, sábado, que Portugal ficará a saber quem são os adversários na fase final do Europeu do próximo ano que será disputada em França. Que chances temos? Quais serão as principais estrelas e figuras do campeonato? Saiba tudo com a ajuda da especialista na matéria Mariana Cabral.
9. Prémio Pessoa 2015 vai para… Rui Chafes A Alexandra Carita olha para a obra do escultor no texto "O Homem que sopra o ferro".
Tenha um magnífico fim-de-semana
|
|
|
|
|
|
O grupo Impresa pretende oferecer um serviço personalizado de qualidade, respeitando sempre o direito à sua privacidade. Os seus dados são tratados de forma confidencial, sendo utilizados apenas para envio de informação do grupo. Para deixar de receber newsletters do Expresso clique aqui
|
|
|
|
|
|
Sem comentários:
Enviar um comentário