|
|
Atenção: para alterar a periodicidade com que recebe a newsletter (semanal ou diária), poderá faze-lo editando o seu perfil |
|
|
por Carolina Mussoi em 03/11/15
Josué Guimarães, autor gaúcho, nascido em São Jerônimo, brindou a literatura brasileira com diversas obras. Figura multifacetada desempenhou, dentre várias atividades, a de jornalista, político e escritor, sendo essa última a de maior abrangência. Em “Depois do último trem”, de 1973, encontramos aquilo que se pode considerar como a metáfora da negação à morte. O realismo fantástico percorre toda a narrativa, característica essa, aliás, que pode ser encontrada em outras obras do autor, como em “Enquanto a Noite não Chega”, de 1978; e em “O Cavalo cego” de 1979.
Ler o artigo completo
por Vinícius Vasconcelos em 03/11/15
Análise do impacto que a mídia causa no modo como o indivíduo percebe a violência e sente o quão seguro/inseguro está, sentimentos esses que podem gerar mal-estar, medo. Somado a isso, relacionamento do ato de incutir o medo nos telespectadores com expressões populares como "bandido bom é bandido morto" e "direitos humanos para humanos direitos", o que traduz uma certa tendência de afronta aos direitos humanos.
Ler o artigo completo
por Marcel Camargo em 03/11/15
por Eduardo Silva Ruano em 03/11/15
Mensagens de texto são um vício de comunicação que torna as pessoas obcecadas, alienadas e até paranoicas por essa dinâmica digital como forma de interação social. Veja algumas causas, consequências e opiniões comuns sobre esse fenômeno (ou problema) e tire suas próprias conclusões.
Ler o artigo completo
por Francisco Ladeira em 03/11/15
Nos últimos anos, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem sido marcado por alguns pontos negativos, como supostos vazamentos de gabarito e falta de organização na aplicação das provas. Entretanto, a edição de 2015 certamente será lembrada pela afirmação da questão feminista e a necessidade de se refletir sobre a violência contra a mulher como importantes bandeiras de nossa contemporaneidade.
Ler o artigo completo
por Maikey Oliveira em 03/11/15
Não importa o que tenhamos feito ou nosso significado uns pros outros, fazemos parte uns dos outros, mesmo que o sentimento seja de indiferença ou ódio ou amor.
Ler o artigo completo
por Catarina Vasconcelos em 03/11/15
Gisela João, 31 anos, fadista. Traz o fado arrastado na voz e o Minho dependurado ao peito, colado ao coração. Sorri quando dele fala. Enaltece-o. Orgulha-se dele, das suas raízes. Canta-o como mais ninguém. Põe-lhe amor de sobra, o mesmo amor que deposita em cada poema feito fado.
Ler o artigo completo
por Brunno Alexandre em 03/11/15
Em uma entrevista descontraída, o vocalista de uma das principais bandas de reggae do país, Zeider Pires, conversou sobre o novo disco "Segue em Frente", sobre as tragédias na música brasileira e a crise política e econômica no Brasil
Ler o artigo completo
por Susiane Canal em 03/11/15
É claro que ninguém gosta da morte, em todos os aspectos. No entanto, como ela é uma das únicas coisas inevitáveis da vida - tanto para nós, quanto para os outros -, deveria ser melhor abordada. E tornar o ritual da despedida um momento mais sublime poderia ser um bom começo...
Ler o artigo completo
por Claudio Lasas em 03/11/15
Os filósofos da Teoria Crítica (também conhecida como Escola de Frankfurt) defendem que o capitalismo contemporâneo controla todas as esferas da vida, entre as quais a mídia, a religião, a cultura e a própria educação. Tudo é contaminado por uma ideologia que nos faz impregnados da forma de pensar do capital.
Ler o artigo completo
por Erick Morais em 03/11/15
Até que ponto estamos dispostos a viver relações de verdade? Preferimos a superficialidade a encarar os dissabores que se relacionar com alguém pode ter? Como lidamos com os nossos sentimentos? Vivemos relações reais ou apenas pseudo-relações afetivas?
Ler o artigo completo
por Adriana Caló em 03/11/15
“O amor que move o sol, como as estrelas.” “O verso de Dante é uma verdade resplandecente, e curvo-me ante a sua magnitude. Ouso insinuar, sem pretensão a contribuir para se que desvende o mistério amoroso: Amar se aprende amando. Sem omitir o real cotidiano, também matéria de poesia."
Ler o artigo completo
por Victor Oliveira em 03/11/15
Epicurismo é uma doutrina filosófica grega ministrada pelo mestre Epícuro de Samos no século IV a.C marcada pela busca de uma paz interior através da satisfação dos desejos e pela indiferença a morte.
Ler o artigo completo
por Italo Lobo em 03/11/15
Em clima de Halloween, vamos lembrar deste pequeno clássico baseado num livro de Stephen King.
Ler o artigo completo
por Helena Margot em 03/11/15
por Aline Vaz em 03/11/15
É no inesperado do cotidiano que os personagens de Medianeras se encontram, no vazio da solidão, na brecha do desejo de olhar e ser olhado que é a janela. Na multidão os personagens tornam-se parte do mundo, habitam a cidade morfológica e semântica, resignificada pelo encontro.
Ler o artigo completo
por Gilsara Mattos em 03/11/15
por Pedro Henrique Alves em 03/11/15
O que esconde um filósofo por trás de toda suas teorias e argumentações, retóricas e oratória robusta? De onde vem toda erudição? Será que a fonte é o eterno, a beleza eterna?
Ler o artigo completo
|
|
|
|
|
|
Sem comentários:
Enviar um comentário