segunda-feira, 30 de novembro de 2015

OBSERVADOR - 30 DE NOVEMBRO DE 2015

Para: antoniofonseca1940@hotmail.com

360º

Por David Dinis, Diretor
Bom dia!
Enquanto dormia 
A polícia belga foi a Molenbeek procurar Salah Abdeslam, mas a operação acabou sem detenções. As últimas notícias sobre o suspeito dos atentados indicam que este terá comprado 10 detonadores numa empresa de pirotecnia nos arredores de Paris.

Em Paris, a polícia deteve 208 manifestantes que violaram as regras do Estado de emergência. 174 dos detidos já tinham registos de prisão, segundo o ministro do Interior. Sem a possibilidade legal de ir para as ruas, e face às fortíssimas medidas de segurança, houve quem fosse original: uma organização espalhou milhares de sapatos na praça da República para chamar a atenção dos líderes mundiais. O Papa também enviou um par. Vale a pena ver as fotos, que ficarão para a história do ano.

O pretexto das manifestações foi a Cimeira do Clima, que hoje começa na capital francesa, com dezenas de chefes de Estado e de governo a procurar um acordo com metas vinculativas. À chegada de Barack Obama, a Casa Branca mostrou um primeiro passo: 20 países, incluindo os cinco mais povoados e os mais poluentes,acordaram duplicar os seus investimentos em investigação sobre energia limpa para responder às alterações climáticas.

Porque o tema é tão importante como complexo, a nossa missão foi preparar-lhe um Explicador sobre a Cimeira. Será que é desta que salvamos o planeta? As perguntas e respostas são da Vera Novais, que juntou a isto: um abc das alterações climáticas, para estar preparado para duas semanas de notícias. E ainda um vídeo que mostra as causas e consequências deste fenómeno
Informação relevanteO tour de António Costa. O primeiro-ministro estreou em Bruxelas as suas deslocações ao exterior, vincando "o óbvio" compromisso de Portugal com o projeto europeu. A estreia teve direito a uma gafe e a outra reafirmação - para a Comissão ouvir: o Orçamento virá tão cedo quanto possível
A verdade é que os olhos da Europa estão postos no novo chefe de Governo português. Ontem, o El Pais dedicava-lhe um artigo.Chamou-lhe "o ilusionista".
Hoje, António Costa estará na Cimeira do Clima, em Paris, mas sem poder discursar - porque o Governo de Portugal não está inscrito. Ora veja porquê

Por cá, Mário Centeno fez o seu primeiro discurso, para uma plateia de empresários no algarve. Com direito a garantias e a um elogio
Uma das decisões pendentes do novo ministro é sobre asobretaxa do IRS. O Económico acrescenta um ponto a uma notícia do Expresso desta semana: a negociação com PCP e BE pode implicar uma redução mais rápida para salários mais baixos - mas será sempre uma redução para todos, diz o jornal. Amanhã há reunião entre os parceiros de esquerda para negociar, acrescenta o Negócios. 
De todo o modo, Centeno terá sempre um problema para resolver: duas recomendações europeias que são violadas pelo programa de governo - aqui anotadas pelo Negócios.

Na sua mesa no Ministério das Finanças, Centeno terá já aprimeira lista de reivindicações da CGTP - e a promessa de que a central estará "vigilante"
Do PCP, vem outra pressão para que o PS cumpra a promessa eleitoral e acabe com portagens na A23. Só do PCP? Não,também há pressões vindas do PSvai pedir a Costa abertura de Monte Real à aviação civil.

Chumbado para diretor-geral, escolhido para secretário de Estado. O atual secretário de Estado das Florestas concorreu a presidente no Instituto de Conservação da Natureza mas não ficou entre os três primeiros. Agora vai tutelar o instituto. A Cresap passa a ser alvo de críticas. Notícia da Rita Dinis

Agora uma notícia de Passos Coelhoo ex-PM promoveu 29 militares lesados com o 25 de abril. Ainda em gestão.

Passagem agora pela Justiça. Diz o DN de hoje que o diretor do DCIAP quer que processos como o da Operação Marquês, da Operação Furacão ou dos vistos gold comecem a ter um "compromisso de confidencialidade" assinada por procuradores, polícias e juízes. Resultará?
A propósito: Miguel Macedo insurgiu-se ontem contra divulgação de imagens do seu interrogatório judicial. Isso mesmo: a CMTV divulgou imagens do interrogatório judicial de Macedo, que está acusado de quatro crimes no processo vistos Gold. O advogado estuda eventual ação judicial.

Na banca, a CGD propôs ao Governo de Passos agregar as operações no estrangeiro e vender 49% dessas posições. Isto para reforçar o seu capital. A decisão está agora nas mãos do novo Governo.
No que respeita ao Banif, tudo indica que esteja para breve a entrada de um novo acionista. O Económico diz que asnegociações com fundos americanos, europeus e asiáticos tenham um fim antes do final do ano. As ações do banco estão a negociarem alta com a notícia. Apesar deste aviso que chegou de Bruxelas.
Quanto ao Novo Bancoentregará hoje o seu plano de reestruturação - mas ainda sujeito a alterações até meio de dezembro, diz o DE. 

Outro banco, o Banco Alimentar contra a Fome, esteve em ação este fim de semana. Os resultados foram bons, mas não tão bons como os de há um ano

Os nossos EspeciaisMário Centeno. Antes da fama. As olheiras são de família, o jeito para o râguebi nasceu na faculdade. Como viram os conterrâneos de Centeno a tomada de posse e que conselhos lhe deixa o antigo treinador. Reportagem sobre o homem do momento, pela mão do nosso regressado, Hugo Tavares da Silva.
 
MRPP. Quando a expressão "Morte aos traidores!" era para levar a sério. Em 1975 o MRPP levava a sério o mote que fez furor na campanha das últimas legislativas. Da prisão e tortura de Marcelino da Mata, ao que foi feito com os militantes da "linha negra", eis as histórias que fizeram história entre os grupos maoistas, contadas pela Helena Matos - mesmo a tempo da saída histórica de Garcia Pereira do partido. 

Guia para um primeiro “julgamento” do caso BES no Banco de Portugal. O Banco de Portugal está a ouvir as testemunhas de defesa dos arguidos do caso BES. São 92 e este é só o primeiro mega-processo. A comparação com um julgamento é tentadora, mas há diferenças que devem ser assinaladas. O Luís Rosa e a Ana Suspiro juntaram-se e explicaram os números, dados e personagens deste 'julgamento'.

Namorar durante décadas. O que faz durar o amor, trabalho ou sorte? Há quem encontre a pessoa "certa" muito cedo na vida. Mas será que ter uma relação longa dá trabalho ou é obra do destino? Quatro casais recuam no tempo para dar uma resposta. Um trabalho da Ana Cristina Marques.
Notícias surpreendentes
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Se pretende deixar de receber a Newsletter 360º clique aqui
Demasiadas newsletters? Pode anular a subscrição.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue