sexta-feira, 8 de maio de 2015

OBSERVADOR - 360º - 6 DE MAIO DE 2015

360º - De olho no Reino Unido (e na coligação)‏

360º - De olho no Reino Unido (e na coligação)

Para: antoniofonseca1940@hotmail.com



360º

Por David Dinis, Diretor
Bom dia!
Enquanto dormia 

A um dia das eleições no Reino Unido, as últimas sondagens dão ainda um empate técnico entre conservadores e trabalhistas - e são cada vez claras sobre as dificuldades em formar um governo maioritário. Documentos hoje revelados pelo Guardian mostram o quão difícil pode ser governar: os cortes no Estado Social desenhados pela administração para os próximos anos são de uma exigência enorme. Os investidores, claro, estão numa pilha de nervos
Já volto ao tema mais abaixo, porque temos um Especial dedicado a ele.

Nos Estados Unidos, apareceu o sexto candidato republicano às presidenciais (melhor dizendo, às primárias que lá levarão alguém). Trata-se de Mike Huckabee e faz fé num discurso... de fé: “I learned the difference between right and wrong. And I learned that God loves me as much as he loves anyone, but that he doesn’t love some more than others”. As últimas sondagens colocavam-no em sexto lugar entre os muitos potenciais candidatos republicanos.

Pelo meio, prossegue a investigação sobre o atentado do Texas, já reivindicado pelo Estado Islâmico. O New York Times escreve que os suspeitos deixaram um rasto de extremismo no Twitter que facilita a sua identificação. 

Em França, a Assembleia aprovou novos poderes para os serviços secretos poderem vigiar suspeitos de terrorismo, ainda na sequência dos atentados de Paris no início do ano. Segundo descreve a BBC, nem a sombra do Charlie Hebdo evitou as críticas a um projeto visto por alguns como "excessivo".

Não houve segredos, mas um belo jogo em Turim, na estreia das meias-finais da Champions. A Juventus venceu o Real Madrid por 2-1. Ronaldo marcou o golo que dá fôlego aos espanhóis para a segunda mão.

Informação importanteParece uma falsa partida. Mal coligação arrancou para as legislativas e logo voltaram os fantasmas da crise de 2013. A biografia autorizada de Passos Coelho - que pretende mostrar um Passos diferente daquela imagem pública destes quatro anos - deixou o CDS em estado de irritação e levou até Paulo Portas, à distância da Colômbia, a fazer uma retificação à versão do primeiro-ministro sobre o que aconteceu aquando da saída de Vítor Gaspar, preparada com bastante antecedência. A coligação não está, parece, em causa, mas o mal-estar voltou.
Em visita à Noruega, até o Presidente foi interpelado sobre o assunto, remetendo a sua própria versão para o seu livro de memórias, lá para 2016.

Hoje teremos novos capítulos, com um debate quinzenal onde a primeira pergunta pertence ao CDS. Ainda numa espécie de Big Show PSD, festejando o aniversário do partido, com um regresso garantido - Durão Barroso - e um mistério chamado Marcelo. Mas também com uma entrevista de António Costa à TVI, que hoje verá a maioria forçar uma avaliação externa do seu programa.Costa tem agora mais uma reclamação a fazer do Governo, as nomeações de embaixadores feitas em fim de mandato, como conta o Económico. E outra proposta: que os portugueses possam descontar parte do IRS diretamente para associações culturais (notícia do Público).

Paragem agora no setor mais agitado do momento, o dos transportes. Primeiro com uma notícia do Observador, desta manhã: o aviso da Comissão Europeia a Portugal, sobre a suspensão da Uberalertando para a necessidade de não discriminar serviços

De ontem, vem a notícia de outra travagem nos tribunais: a concessão da Carris e do Metro de LisboaO Governo resolveu insistir, mantendo o objetivo de concretizar as operações até às próximas legislativas. Volto já a este tema, com um trabalho interessante aqui em baixo a propósito da TAP, nos nossos Especiais.

Outra insistência da maioria, mas aqui num braço de ferro com Cavaco Silva: se o Presidente travou a lei da cópia privadaPSD e CDS vão reaprovar a mesma lei, forçando uma promulgação presidencial - notícia também do Observador.

No plano judicial, destaque para o julgamento de Duarte Lima pela morte de Rosalina Ribeiro - que acontecerá no Brasil, mesmo que sem a sua presença

Nos jornais de hoje (Público e i), lê-se o depoimento do super-juizCarlos Alexandre no Tribunal de Relação, onde este se mostradesconfiado de estar a ser espiado por uma organização secreta.

Aconselho também a entrevista de Leonor Beleza no Económico ("Acredito no Estado Social, mas isso não implicar ter acesso a tudo"). E a de Fernando Negrão, presidente da comissão de inquérito ao BES, na Renascença, apoiando a renomeação de Carlos Costa como governador do Banco de Portugal.

Se não tiver lido ainda, passe os olhos pelas previsões económicas da Comissão Europeiamais otimistas sobre a Europa e (nalguns pontos) também sobre Portugal - mas com alguns alertas importantes. 
Hoje será a vez do Banco de Portugal atualizar os seus dados.

Os nossos especiais

Reino Unido. Sair ou não sair da UE? Eis a questão. Na reta final da campanha, todos os partidos britânicos admitem a realização de um referendo sobre a permanência do país na UE.Mas há os que o propõem, os que o defendem, os que o aceitam e também quem o queira travar. Uma das questões chave das eleições, vista pela Catarina Falcão.

Privatização em ano de eleições? TAP não é caso único.Com o PS a pedir a suspensão das privatizações e concessões lançadas agora pelo Governo, a Ana Suspiro foi rever que empresas públicas foram entregues a privados mais em cima de legislativas. As contas são reveladoras - do número de privatizações e de como ambos os partidos, PSD e PS, fizeram o mesmo. 

Como resiste a fé a um acidente assim? Um atropelamento brutal, na madrugada de sábado, tirou a vida a cinco peregrinos no IC2. Os dias são de mágoa e consternação em Mortágua. Apesar de tudo, há fé. O Tiago Palma conta porquê, com um retrato de como se reage naquela vila.

A atleta que descobriu o “jeito” para a maratona está a um minuto e 20 segundos de Rosa Mota. À segunda maratona que correu, no domingo, em Praga, Sara Moreiraconseguiu o terceiro melhor tempo na história das atletas portuguesas: "Quis ver se o resultado de Nova Iorque tinha sido por acaso", conta ela numa conversa desafiadora com o Diogo Pombo.

Notícias surpreendentes
Começo pelos Ídolos, aquele programa na SIC que nos mostra uma caça de talentos musicais. Tem visto? É que nem tudo é felicidade: a ridicularização de um dos concorrentes levou a uma enorme onda de contestação nas redes sociais - acusando a SIC de "bullying". Ora veja porquê.

Vamos a coisas mais pacíficas, agora. Que tal se lhe deixar três truques para escolher a cor da roupa que lhe fica melhor? Aqui está uma lista, em pontos para facilitar a escolha.

E agora, com estas guidelines, que tal rever os vestidos escolhidos para a última gala de famosos? O vestidos de Beyoncé, Jennifer Lopez e Kim Kardashian para a Met Gala foram, ou não, bem escolhidos? E este vestido-omelete de Rihanna? 

Deixo-lhe mais duas breves sugestões: um olhar pelo regresso do célebre Pátio das Cantigas (sim, está de volta e muito em breve); edez sugestões para usar Vodka - sem ser a mais óbvia de todas. 

Despeço-me por hoje, com desejos de um dia animado, mas consciente, produtivo mas com boas cantigas. 
O Observador estará por aqui, sempre a refrescá-lo com as últimas notícias.

Até já!

========

ANTÓNIO FONSECA


Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue