por Gilmara Barros em Apr 23, 2015 08:30 am
Passamos um terço da nossa vida dormindo. Uma pessoa comum dorme em média oito horas por dia, trabalha mais oito, sobra tranquilamente oito horas para cuidar de si, aproveitar a família, os amigos, dedicar-se a uma atividade prazerosa, praticar um esporte, certo? Errado. Há quem passe esse terço (ou mais) do restante do seu dia, conectado. Em termos matemáticos é uma conta fácil, uma divisão de um tempo total por três e temos esse resultado. Mas, subjetivamente falando, temos visto as pessoas cada vez mais e por mais tempo conectadas. Será a era do afastamento das relações com seres humanos e proximidade exacerbada com a tecnologia?
Ler o artigo completo
por Vanessa Rossi em Apr 23, 2015 08:20 am
Acordar é uma coisa. Despertar é outra. O simbolismo dessa frase está recheado de significados instigantes. Despertar não é simples. Não é para qualquer um. Muitos passam a vida toda como sonâmbulos, não enxergando nada além de si mesmos. Quando surpreendidos por situações difíceis, desesperam-se facilmente por não possuírem uma base sólida que os faça encarar a vida sobre outro âmbito. Claro que o mundo não se resume em [...]
Ler o artigo completo
por Moisés Efraym em Apr 23, 2015 08:10 am
Quando a dissolução de dissidências e divergências sociais, econômicas e políticas é superada, surge um relâmpago de beleza afetiva capaz de dar conta da fugaz existência do que, conscientemente ou não, buscamos, de forma incessante, ao longo de toda nossa vida: O Paraíso do Prazer. Uma inusitada passagem de nossa história musical tem algo a nos ensinar a esse respeito.
Ler o artigo completo
por Sophia Rocha em Apr 23, 2015 07:50 am
É preciso contra-atacar a superficialidade da cultura do estresse. Essa moderna mediocridade moral de auto-satisfação. É preciso aprender a demorar-se na vida.
Ler o artigo completo
por Natália Nogueira em Apr 23, 2015 07:50 am
Magritte-me! Magritte-se! Afinal, quem não quer tomar um pouco da água que esse gênio maluco tomou? O artista surrealista e, inquestionavelmente, um pensador, nasceu na Bélgica no ano de 1898.
Ler o artigo completo
por Carolina Vila Nova em Apr 23, 2015 07:40 am
Vivemos uma busca constante e diária sobre a melhor educação para aqueles que nos são mais caros: nossos filhos!
Ler o artigo completo
por Ana Macarini em Apr 23, 2015 07:40 am
O nosso desenvolvimento social é inaugurado ainda no conforto do útero materno. Enquanto estamos confortavelmente protegidos pela morna piscina de líquido amniótico que nos envolve, nos adaptamos às restrições de espaço que vão sendo alteradas à medida que ficamos maiores e mais parecidos com os seres aqui de fora. Até que fica impraticável manter a moradia. Somos obrigados a nascer. Se pudéssemos nos lembrar desse momento com a nitidez do impacto externo, talvez fôssemos capazes de compreender que ser “nós” é muito maior que ser “eu”. Afinal, se formos deixados à própria sorte ao nascer, não sobreviveremos. No entanto, aprendemos com incrível rapidez a deslocar o eixo de sobrevivência para a manutenção de nós mesmos, como se os outros não passassem de figurantes da nossa gloriosa, individualista e solitária história.
Ler o artigo completo
por Lara Vascouto em Apr 23, 2015 07:40 am
por Sílvia Marques em Apr 23, 2015 07:40 am
por Gilsara Mattos em Apr 23, 2015 07:20 am
Obesidade, padrões sociais, aparência, clichês e saúde emocional: o que mesmo isso tem a ver com amor?
Ler o artigo completo
por Renata Carvalho em Apr 23, 2015 07:10 am
Durante a adolescência é possível vivermos em um mundo de conflitos com as personalidades. É a fase da rebeldia e das compreensões equivocadas que tornam a adolescência complicada de lidar porém, é ao mesmo tempo cheia de emoções e aventuras. No clássico o Clube dos Cinco, de John Hughes, vemos alguns desses conflitos de personalidades que marcam a adolescência e revelam um tipo de drama emocional vivido por esses adolescentes.
Ler o artigo completo
por Marcos Martins em Apr 23, 2015 07:00 am
A partir de 1980 a meados da década de 1990, nasceram as pessoas da geração tecnológica-digital, nativos digitais ou ainda geração Y. Esses indivíduos cresceram com a modernização das mídias, os amplos progressos comunicacionais, com a convergência dos meios de comunicação por meio da era digital e, principalmente, com a expansão da internet. É a geração da interatividade, da conectividade, da portabilidade, da simplificação tecnológica, da mídia digital. Esta é a base mais significativa dos Nativos Digitais.
Ler o artigo completo
por Ribamar Junior em Apr 23, 2015 07:00 am
por Marcos Martins em Apr 23, 2015 07:00 am
Tracy, protagonista da filme, sonha em ser uma das integrantes do "The Corny Collins Show", programa de TV de maior audiência entre os jovens da cidade de Baltimore. Porém, o que Tracy (uma personagem robusta e baixinha, que fugia dos padrões de beleza) não esperava era encontrar a diretora do programa Velma Von Tussle, conhecida como "Srta. Branquela", que abominava negros e pessoas "gordas", e que fazia de tudo para sua filha Amber, branca, magra, loira e com olhos claros, ser a principal atração do show, junto com Link Larkin.
Ler o artigo completo
por Vanessa Lemos em Apr 22, 2015 06:40 am
Coleção Vaga-Lume, todos lembram, todos leram na adolescência, todos gostam. Eram livros voltados para o público jovem e com o propósito de estimular a leitura que fizeram um enorme sucesso nas décadas de 70, 80 e 90 e ainda fazem. O Escaravelho do Diabo, um dos preferidos, virou filme e estreia em dezembro nos cinemas.
Ler o artigo completo
por João Cunha Borges em Apr 22, 2015 06:40 am
Uma barbearia em Lisboa foi recentemente invadida por um grupo «feminista». Na internet, vários artigos explicam o lumbersexual como um sinal do desconforto dos homens com a igualdade das mulheres. Mas o problema da aversão a tudo o que seja «masculino» não é de agora. Mais de vinte anos de teoria de género resolveram as nossas diferenças ou só nos tornaram mais incompatíveis?
Ler o artigo completo
por Maria Brockerhoff em Apr 22, 2015 06:40 am
O arquipélago é de origem vulcânica. As sucessivas erupções formaram montanhas submarinas gigantescas, das quais as ilhas são apenas uma pequena amostra.
Ler o artigo completo
por Luana Peres em Apr 22, 2015 06:40 am
O cinema reproduz, ao longo dos anos, histórias emocionantes que relatam a ligação que se dá entre homens e animais a partir de diferentes perspectivas e contextos. Desde 1922, com a série Rin-tin-tin, até hoje, com o atual Belle et Sébastian, o que recebemos das grandes produtoras são materiais que nos fazem debulhar em lágrimas e amar ainda mais estes grandes e pequenos seres graciosos e companheiros.
Ler o artigo completo
por Vanelli Doratioto em Apr 22, 2015 06:30 am
Todos temos em nós um poder mágico que pode transformar nossas vidas e a daqueles que amamos.
Ler o artigo completo
por Ana Josefina Tellechea em Apr 22, 2015 06:30 am
As tecnologias digitais fizeram com que as distâncias ficassem mais curtas ou até mesmo inexistentes. Vivemos em um mundo no qual a palavra "esperar" quase não faz mais parte do vocabulário - exceto quando se fala na maioria dos serviços públicos burocráticos - assistimos TV enquanto verificamos as novidades da nossatimeline no Facebook e fazemos um tweet enquanto lemos um artigo ou assistimos a um vídeo no Youtube. Mas já parou pra pensar o quanto as informações às quais temos acesso influenciam as nossas vidas?
Ler o artigo completo
por Bruno Carlos em Apr 22, 2015 06:30 am
O ser humano na sua inconsciente genialidade e capacidade multiforme, pode ser ao mesmo tempo constante para uns e transitório para outros. Tudo depende do espaço o qual recebe pra ser, aliado também com aquilo que tem interesse em ser.
Ler o artigo completo
por Clarice Amélia em Apr 22, 2015 06:30 am
Vinicius de Moraes (1913-1980), em sua trajetória, também ficou conhecido como “poetinha” e estabeleceu-se como “o amante exagerado” em suas músicas e poesias. Exibiu uma estética existencialista filosófica, onde o presente se faz intenso. O amor é consagrado, mas não de forma simples e métrica. O abstrato se torna, então, complexo e vivenciado.
Ler o artigo completo
por Isabela Bosi em Apr 21, 2015 07:40 am
De todas as maiores lembranças, o mar é quem fica, quebrando dentro de mim com força. Fico pensando que memória é coisa séria, é ilha de edição, de ilusão, ilha nada deserta de refugiados – onde me abrigo tantas vezes.
Ler o artigo completo
por Leonardo von Mühlen em Apr 21, 2015 07:30 am
O que se pode entender por "cultura inútil", expressão tão largamente usada por toda sorte de pessoas ao referirem-se a informações aparentemente sem valor? Existe, então, uma "cultura útil"? E a figura do "conhecimento" pode participar desta brincadeira? Cultura x Conhecimento: um dos grandes embates do pensamento humano.
Ler o artigo completo
por Eduardo Lima Cabral em Apr 21, 2015 07:30 am
Numa sociedade machista, ser pai é lindo, é função opcional, afinal, parece que todo homem pode errar e que, em 98% dos casos, as mulheres engravidam, ou propositalmente, ou pior, sozinhas. Este breve artigo serve apenas de exemplo para aqueles que elogiam quando um homem assume a responsabilidade de ser pai. Não existe coisa mais machista do que isso, é como elogiar o troco que veio certo; sou grato por meu pai ter sido homem o bastante e arcar com o que fez, mas mais grato ainda em ter uma mãe que foi mãe, pai, irmã, vó, amigo (...) Ler o artigo completo
|
|
|
Sem comentários:
Enviar um comentário