segunda-feira, 27 de abril de 2015

OBSERVADOR - HORA DE FECHO - 27 DE ABRIL DE 2015

Hora de Fecho: Grécia. Tsipras muda equipa que negoceia com a troika‏

Hora de Fecho: Grécia. Tsipras muda equipa que negoceia com a troika

 
 
27-04-2015
 
 Grupos
Para: antoniofonseca40@sapo.pt
 


 =9

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
FUTURO DA GRÉCIA 
Depois da tensa reunião de Riga, da falta de progressos e com o tempo a esgotar-se, o PM grego decidiu alterar os negociadores. Entram dois novos elementos mais moderados. Varoufakis perde aliados.
PREÇO DA ÁGUA 
Quase 70 concelhos e mais de cinco milhões de pessoas poderão pagar mais pela água e saneamento. Este é o mapa da polémica reforma promovida pelo Governo. A última palavra ainda é das autarquias.
UNIÃO EUROPEIA 
Thomas Piketty já antes tinha feito críticas ao rumo económico-financeiro da União Europeia, falando mesmo em "egoísmo" da Alemanha e da França em relação aos Estados-membros com maiores dificuldades.
GREVE 
A transportadora aérea vai ter de garantir todos os voos de regresso das suas rotas, todos os voos de Estado e todos os voos para os Açores. Países da lusofonia e Europa também têm voos assegurados.
FMI 
A Comissão Europeia vai "examinar cuidadosamente" a pretensão do Governo português de amortizar antecipadamente toda a dívida ao Fundo Monetário Internacional..
LOBBYING 
"O gás é bom para a Europa, e a Europa é boa com gás", escreveu o diretor-executivo da Shell, numa carta endereçada a Durão Barroso. A pressão começou a ser exercida em 2011.
INVEST IMENTOS 
370 investidores ingleses perderam em conjunto 25 milhões de euros em apenas alguns minutos. A perda deu-se após uma "falha" dos sistemas da empresa de investimentos financeiros IG.
BANCA 
O Deutsche Bank, o maior banco alemão e presente em Portugal, pretende poupar 3.500 milhões de euros nos próximos cinco anos através da venda completa do PostBank e do encerramento de um quarto das filiais.
JUSTIÇA 
Artur Mendes terá ajudado a Salvador Caetano a reunir com o Ministério da Economia e Manuel Pinheiro, ex-adjunto do ministro, fez chegar a informação à Airbus. Hoje trabalha no Grupo Salvador Caetano.
ENSINO 
Governo e instituto chinês vão implementar projeto para que cerca de 500 alunos em 20 escolas possam ter mandarim como disciplina curricular. Oferta nas escolas pode crescer, mas faltam professores. 
Opinião

Rui Ramos
As eleições de 1975 não foram importantes apenas para a transição democrática, mas também para a maneira como passámos a olhar para o país. Portugal nunca mais foi o mesmo. 

Alexandre Homem Cristo
Tantos nos partidos à esquerda exigem que o bicho-papão do Estado Novo permaneça vivo e fazem do 25 de Abril currículo ou cadastro, convertido respectivamente em legitimidade ou ilegitimidade política

Manuel Villaverde Cabral
Os silêncios do projecto são tão ou mais eloquentes do que aquilo que promete. Para consumo dos eleitores, o que fica é a promessa de repor os salários da função pública em dois anos em vez de quatro.

João Marques de Almeida
A crise obrigou a enfrentar e a acabar com essa mistura de “25 e 24 de Abril”, que beneficiou uma minoria de privilegiados e prejudicou a maioria dos portugueses. 

Helena Matos
O PS rapidamente se juntou ao coro da indignação contra Cavaco, logo transformado em sustentáculo do Governo porque, como contra todas as previsões, a coligação se mantinha e o povo não se revoltava.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail

===============

ANTÓNIO FONSECA


Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue