sábado, 14 de março de 2015

OBSERVADOR - 360º - 13 DE MARÇO DE 2015

360º‏

360º

Para: antoniofonseca1940@hotmail.com
 


360º

Por David Dinis, Diretor
Bom dia!
Enquanto dormia
Um casamento perigoso à vista: O Estado Islâmico aceitou esta noite a aliança que lhe foi proposta pelo grupo nigeriano Boko Haram. No sábado, o líder do Boko Haram publicou uma gravação áudio na qual jurava aliar-se ao Estado Islâmico, de forma a lutar contra os infiéis.

Um casamento feliz (com vinho branco). Yanis Varoufakis, ministro das Finanças grego, incendiou as redes sociais, abrindo as portas de casa para uma sessão fotográfica com a sua mulher para a revista Paris Match. O 'incêndio' foi provocado pelo terraço com vista sobre a cidade, pelo glamour e dois copos de vinho branco.

Um noivado rompido: A Islândia voltou atrás na intenção de se juntar à União Europeia, retirando o pedido de adesão. O anúncio surge na sequência da promessa eleitoral feita pelo atual Governo islandês, de centro-direita e eurocético, eleito em 2013.

Uma família destroçada. Dez membros e associados dafamília DeCavalcante, que serviu de inspiração para a série “Os Sopranos”, foram detidos em Nova Jérsia.  As suspeitas são de tentativa de assassínio, distribuição de drogas e gestão de uma rede de prostituição.
Informação relevante

Começo com uma notícia do Observador: o Grupo Espírito Santo foi avisado para o risco de default em março de 2014, antes de a PT renovar o investimento de 900 milhões naquela holding. Isso mesmo consta de um memorando agora entregue à comissão de inquérito do BES e que a Ana Suspiro conta aqui, com detalhe.
Já agora, anote isto: Ricardo Salgado já tem nova audição marcada no Parlamento. É na próxima semana.

Da TVI vem uma notícia também importante: a lista de portugueses envolvidos no caso Swissleaks inclui uma chefe de serviço da Inspeção-Geral das Finanças, que tinha 1,6 milhões de dólares no banco HSBC - com ligações a um paraíso fiscal e a uma empresa de Ana Bruno, investigada no caso Monte Branco. Há também um ex-ministro e atual deputado na lista.

No que respeita ao fisco, nota ainda para os 110 milhões que quer cobrar à Brisa; e para uma polémica aberta: o presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Impostos garante que existe umalista de contribuintes VIP, permitindo detetar em poucos minutos qualquer acesso não justificado feito por funcionários a estes registos. O Governo e a Autoridade Tributária desmentem a notícia, avançada pela Visão. Neste caso, convém estar atento aos desenvolvimentos.

O Governo aprovou ontem a criação de uma outra lista, a que regista os pedófilos condenados, mas recuando substancialmente face às intenções iniciais da ministra da Justiça. O acesso à base de dados, que estava previsto ser público (o que levantou enorme polémica), vai estar dependente, caso a caso, de uma decisão da polícia. A Associação Sindical de Juízes quer, mesmo assim, que o TC fiscalize a lei.

Há mais uma lista importante vinda do Governo: a que enumera os suplementos remuneratórios na função pública que vão ser revistos ou extintos. À cabeça, anotam-se 158 abonos pagos a motoristas para que lavem os carros do Estado, mas também um abono para "falhas", que é referido quase 200 vezes ao longo das 91 páginas publicadas pelo Governo. A Saúde é o setor onde o número de suplementos é mais elevado. Os sindicatos  têm agora cinco dias para se pronunciarem.

Também do Governo - e também notícia dada pelo Observador -, há este desafio para um diálogo: a ministra das Finanças escreveu aos partidos e aos parceiros sociais, pedindo contributos para o Plano Nacional de Reformas que Portugal tem de entregar em Bruxelas no próximo mês. Maria Luís Albuquerque espera respostas (sobretudo do PS) até dia 27 de maio. 
O líder do PS, pelo meio, recusou que seja tardio o momento que escolheu para mostrar ao país as suas propostas eleitorais. Hoje e amanhã, o partido junta-se numas jornadas parlamentares, de onde pode sair uma proposta para repor os critérios mais largos para atribuição da Contribuição Solidária para Idosos (conta o DN) e que arranca com a autodefesa do líder parlamentar, face aos que o acusam de ser pouco eficaz nos debates com Passos Coelho: "Quem define a estratégia do PS é o PS".

Ontem, o PS e a maioria votaram juntos duas vezes: aprovandonovas regras para os Vistos Gold; e reprovando a exclusividade dos deputados.

Volto ao mundo dos negócios para esta chamada de atenção: o investimento da Sonae em Angola pode estar em risco, devido ao diferendo entre a empresa e a angolana Isabel dos Santos. Paulo Azevedo diz esperar uma clarificação da empresáriasobre a contratação (vista como hostil) de dois quadros da Sonae antes de dar os próximos passos na parceria. Quanto ao resto, o Negócios diz que a empresa portuguesa está interessada na compra da TVI (embora as declarações de Ângelo Paupério sobre o assunto sejam muito reservadas).

Relativamente a Isabel dos Santos, terá hoje um dia importante: a administração do BPI vai analisara a sua proposta de fusão com o BCP, já com os representantes do La Caixa em Lisboa, prontos a defender a sua OPA.

Última nota para uma entrevista do Diário Económico ao vice-presidente da Comissão Europeia, com Kaitanen a dar espaço (para já) ao Governo para manter os planos orçamentais traçados, avisando mesmo assim que o caso português será revisto em maio, para ver se serão necessárias novas medidas.

Os nossos especiais

Grécia, Alemanha e as reparações que Tsipras exige a Merkel. É uma guerra complicada, explica o Nuno Martins, lembrando que a história é antiga e que a jurisprudência não parece estar do lado grego. Aqui está a história, bem contada.

O 11 de Março, 40 anos depois. O dia em que a revolução acelerou foi revisto esta semana no Conversas à Quinta do José Manuel Fernandes, Jaime Gama e Jaime Nogueira Pinto. Está na minha lista de prioridades para o fim de semana, em vídeo ou podcast (que é já um sucesso).

Notícias surpreendentes
Foram precisos apenas 13,21 segundos. Vitolo, médio espanhol do Sevilha, fez o golo mais rápido da história da Liga Europa. Aqui está o link (vê-se mesmo num instante).

Já lhe chamam o combate do século. Floyd Mayweather e Manny Pacquiao estão a postos há mais de cinco anos. Foi marcado, desmarcado, marcado novamente e sempre adiado. No final de fevereiro foi anunciado que os dois se enfrentarão no dia 2 de maio, naquele que será o maior evento de boxe de sempre. Deve render 330 milhões de euros e já esgotou os quartos do maior hotel de Las Vegas.

Começou com um voo Lisboa-Madrid, há 70 anos, quando Humberto Delgado a criou, chamando-lhe "Secção de Transportes Aéreos" - e agora voa pelo mundo fora. Com a TAP de parabéns, o Observador foi recuperar as suas datas mais marcantes e algumas fotos bem antigas, que mostram a evolução da sua frota - desde o DC-3 Dakota, que tinha capacidade para 21 passageiros. Valem bem a pena um olhar, embora hoje dificilmente nos convencessem a entrar neles.

Com esta viagem me despeço, desejando-lhe uma boa sexta-feira e um excelente fim de semana, quem sabe com tempo para esta leitura recomendada.
Quanto a notícias, já sabe: estarão sempre atualizadas aqui, com mais uma série de leituras recomendáveis e matéria para fazer pensar.

Até já!
 
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa


=======================

ANTÓNIO FONSECA


Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue