Tal como a Ucrânia, a Finlândia tem uma longa fronteira com a Rússia. Tal como a Ucrânia, a Finlândia fez parte do império russo, mas — diferença significativa — tornou-se independente em 1917, não tendo integrado a União Soviética. Qual a história recente deste país e em que medida foi condicionada pela Rússia?

SEPARAÇÃO Cossacos russos patrulham a zona de fronteira com o grão-ducado da Finlândia, em 1910
SEPARAÇÃO Cossacos russos patrulham a zona de fronteira com o grão-ducado da Finlândia, em 1910© Karl Bulla/ullstein bild via Getty Images

A

o andar pelas ruas de Helsínquia, não senti que a vizinhança com a Rússia perturbasse o quotidiano dos seus cidadãos. O centro é silencioso, as pessoas são discretas e o trânsito ordenado, mas isto não faz da capital finlandesa um local sorumbático. Helsínquia é uma cidade com vida, mesmo quando a noite chega logo ao princípio da tarde. No entanto, muitos conhecem a História recente do país e todos sabem que a fronteira com a Rússia continua no mesmo sítio. A rea­lidade não deve ser empolada nem ignorada, mas sim antecipada e encarada com determinação. A frase podia ser uma máxima finlandesa.

Este é um artigo do semanário Expresso. Clique AQUI para continuar a ler.

Para ler este artigo na íntegra clique aqui