As bombas russas não afastam muitos romenos que, todos os, dias atravessam a fronteira para a Ucrânia para fazerem as suas compras em Chernivtsi, onde as coisas são mais baratas, principalmente os alimentos.

De volta à Roménia, os carros voltam carregados com várias mercadorias
De volta à Roménia, os carros voltam carregados com várias mercadorias© Euronews

A jornalista da euronews Roménia, Carmen Ciocan, relata que "em outubro, em média, três mil pessoas entraram, por dia, na Roménia através deste posto de controlo fronteiriço, em Siret. Várias centenas são romenas... Embora haja uma guerra do outro lado da fronteira, algumas pessoas vão às compras na Ucrânia, especialmente para comprar comida".

Os vários veículos que regressam à Roménia, vêm carregados dos mais variados produtos: "farinha, açúcar, óleo, detergente, etc.

Um destes romenos afirma que estes produtos são cerca de 30 a 40 por cento mais baratos na Ucrânia do que na Roménia. No entanto, não são apenas os preços dos vários produtos que atraem os romenos, o preço dos serviços também.

Em Chernivtsi não há bombardeamentos e, por isso, Vasile Tsical vai a um dentista na Ucrânia. Na Roménia, não teria meios para o fazer.

"Aqui na Roménia, o dentista pediu-me 2.500 - 3.000 euros para me tratar os dentes. Lá, o dentista pediu-me mil euros", afirma Tsical.