sexta-feira, 4 de março de 2022

CARTA ABERTA À DIRECÇÃO DO SBN - 4 DE MARÇO DE 2022

À DIRECÇÃO DO 

SBN - SINDICATO DO SECTOR FINANCEIRO DE PORTUGAL 


O SBN - SINDICATO DO SECTOR FINANCEIRO DE PORTUGAL completou 88 anos em 27 de Fevereiro último.

PARABÉNS à Classe Bancária do Norte com a qual também eu tive o prazer de colaborar desde 4 de Março de 1962, estando por isso também hoje a completar 60 anos de actividade - desde que fui admitido no - inicialmente denominado Sindicato Nacional dos Empregados Bancários do Distrito do Porto, depois Sindicato dos Bancários do Porto, mais tarde Sindicato dos Bancários do Norte e que recentemente passou a ter o actual nome.

No decorrer dos 88 anos do SBN muita coisa se passou digno de nota:

Primeiro: Em 20 de Fevereiro último, completei 82 anos de idade;

Segundo: Em 1 de Janeiro de 1976, (há 46 anos) foi criado o SAMS-SERVIÇOS DE ASSISTÊNCIA MÉDICO-SOCIAL DO NORTE que iniciou a sua actividade funcional ao serviço de toda a Classe Bancária. (No que se refere ao SBC e ao SBSI, por opção, só iniciaram actividade em Fevereiro de 1976).

Entretanto, no ano anterior (1975) eu - por iniciativa própria - lancei os alicerces deste Subsistema de Saúde, em 13 de Setembro de 1975 e prosseguindo com reuniões inter sindicais (SBC-SBN-SBSI) em Coimbra (15 de Outubro), Porto (25 de Novembro) e Lisboa (13 de Dezembro). Nesta última reunião, finalmente foi dado - POR MIM - o nome de SAMS-SERVIÇOS DE ASSISTÊNCIA MÉDICO-SOCIAL dos Bancários. 

O que quer dizer que toda esta actividade vai completar 47 anos. no corrente ano.

Curiosamente há ainda outra data - de que agora mesmo me lembrei - Em Junho de 1982 foi inaugurada a sede dos SAMS-NORTE no edifício da Rua de São Brás, pelo que se celebram 40 anos sobre esta data.

Quanto à minha pessoa mais uma curiosidade:

Entrei há 60 anos para o SBN; 

Trabalhei ali 40 anos exactos (dos quais, os últimos 26 foram ao serviço dos SAMS); 

Reformei-me há 20 anos.

Falta acrescentar que tive muito orgulho em trabalhar com a Classe Bancária em toda a área de jurisdição do SBN e muito mais em ter ajudado a criar a melhor Instituição (Subsistema) de Saúde do País. Durante estes anos todos, conheci muita gente, fui e sou amigo de todos os que comigo trabalharam - tanto os trabalhadores e trabalhadoras - do Sindicato e dos SAMS - e colaborei sempre com todos os elementos directivos do SBN e SAMS e assim sucederá até ao fim da minha vida.

Repito, pois os PARABÈNS pelo 88º aniversário do SBN e peço para não se esquecerem do aniversário dos SAMS-NORTE.


ANTÓNIO FONSECA





ANTÓNIO FONSECA

60 anos de SBN
40 anos de trabalho
26 anos de trabalho no SAMS
20 anos de aposentação



Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

EFEMÉRIDES - WIKIPEDIA - 9 DE MAIO DE 2024

  9 de maio 192 línguas Artigo Discussão Ler Editar Ver histórico Ferramentas Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. ◄ Maio ► Dom Seg Ter ...

Arquivo do blogue

Seguidores

Pesquisar neste blogue