Juramento do Jogo da Péla
O juramento do jogo da Péla (em francês: Serment du jeu de paume) foi o marco inicial da Revolução Francesa, realizado em 20 de junho de 1789 pelos membros do terceiro estado, que decidiram permanecer reunidos até formarem uma Constituição para a França.[1]
No período anterior à Revolução Francesa, a França estava em crise: Déficit interno, dívida externa, falência de fábricas francesas e a Grande Fome de 1787-1789.
O Rei havia convocado a Assembléia dos Estados Gerais para encontrar uma solução a essa crise econômica e social da França. O terceiro estado, então, pressiona a assembleia para fazer o voto por deputados, ao invés de ser por estado. Isso retirou a garantia de vitória do rei sobre as votações. Assim, o rei fechou a Assembleia, causando revolta entre a burguesia e o povo.
Então a burguesia, o baixo clero e os sans-culottes se reuniram no salão do Jeu de Paume e juntos decidiram formar uma Assembleia Constituinte para criar uma nova constiuição que limitasse o poder do rei.
Nesse mesmo salão, no mês seguinte, formaram eles mesmos uma nova Guarda Nacional e então partiram para a Tomada da Bastilha.
O juramento feito pelos representantes da Assembléia de vereadores era o de Liberdade, Igualdade e Fraternidade (lemas da Revolução francesa).
Referências
- ↑ Professor Rodolfo Neves (3 de julho de 2014). «Nova Aula HD: Revolução Francesa Parte 1». Consultado em 25 de setembro de 2014. Arquivado do original em 12 de setembro de 2014
Sem comentários:
Enviar um comentário