Norge (dirigível)
Por favor, melhore este artigo, expandindo-o. (Agosto de 2016) |
N-1, I-SAAN Norge | |
---|---|
Descrição | |
Tipo / Missão | Dirigível semi-rígido da Classe N para exploração do Polo Norte |
País de origem | Itália |
Período de produção | 1923 |
Quantidade produzida | 1 |
Primeiro voo em | março de 1924 (96 anos) como N-1 abril de 1926 (94 anos) como Norge |
Aposentado em | Desmontado em Teller, Alasca para transporte à Europa |
Carga útil | 9 500 kg (20 900 lb) |
Especificações (Modelo: Norge) | |
Dimensões | |
Comprimento | 106 m (348 ft) |
Diâmetro | 26 m (85,3 ft) |
Volume | 19 000 m³ (671 000 ft³) |
Propulsão | |
Motor(es) | 3 x motores a pistão Maybach Mb.IV de seis cilindros em linha refrigerados a água |
Potência (por motor) | 260 hp (194 kW) |
Performance | |
Velocidade máxima | 115 km/h (62,0 kn) |
Norge (Noruega) foi a designação de uma aeronave do tipo dirigível, construída na Itália em 1923.
História[editar | editar código-fonte]
Foi o primeiro dirigível a sobrevoar o Polo Norte, em 12 de maio de 1926, e também foi o primeiro a realizar a travessia Europa-América pelo Círculo Polar Ártico.[1]
Ver também[editar | editar código-fonte]
Referências
- ↑ Christopher, John 2010, p. 79
Bibliografia[editar | editar código-fonte]
- Christopher, John (2010). Transatlantic Airships - An Illustrated History. Marlborough, Wiltshire, England: The Crowood Press. ISBN 978 1 84797 161 6
Ligações externas[editar | editar código-fonte]
- Kenneth Leish, Columbia University Oral History Research Office (ed.). «Land or Ocean? Umberto Nobile Explores the North Pole Terrain». Consultado em 11 de março de 2009. Arquivado do original em 1 de dezembro de 2008 (Umberto Nobile entrevistado em 1960 sobre a viagem do Norge em 1926, inclui trnascrição) (em inglês)
- Kumpch,Jens-Uwe. Berliner Zeitung, ed. (11 de maio de 1996). «Tote Helden sind wahre Helden». Textarchiv (em alemão). Consultado em 11 de março de 2009. Arquivado do original em 18 de março de 2007
Sem comentários:
Enviar um comentário