segunda-feira, 27 de abril de 2020

OBSERVADOR - 27 DE ABRIL DE 2020

Logo Observador

Manhã de domingo

As principais notícias do dia
Bom dia!
SAÚDE
É inevitável: com a retoma da economia e o levantamento das medidas de confinamento, o país tem de se preparar para uma segunda ou terceira onda de Covid-19. O risco está em subestimar a ameaça.
SAÚDE
O Governo está a ponderar decretar a situação de calamidade após 2 de maio para continuar a impor confinamento parcial. Constitucionalistas questionam eficácia e legalidade do uso desse instrumento.
SAÚDE
288 pessoas morreram nas últimas 24 horas em Espanha. Em Itália, retoma das escolas só em setembro, anuncia Primeiro-Ministro em entrevista. Infeções na Alemanha caem há 3 dias consecutivos.
SOCIEDADE
A curto prazo, serão privilegiadas "viagens conscientes, tendo em conta os preços baixos, e optando antes por gastar em produtos locais", estimam. Turismo europeu precisa de 375 mil ME para recuperar.
SAÚDE
Idosos doentes com Covid-19, até agora tratados pelos funcionários dos lares, passam a ter acompanhamento diário por parte dos médicos e enfermeiros dos centros de saúde locais.
MUNDO
Politico diz que reeleição está em risco e houve dezenas de casos com intoxicações. Donald Trump não foi à conferência mas ainda são as frases de quinta-feira que o marcam. E que têm uma explicação.
SAÚDE
O escritor chinês Han Dong esteve dois meses fechado, com a mulher, num quarto de hotel no epicentro da pandemia. Na porta havia vigilantes e mediam-lhes a temperatura duas vezes por dia.
SAÚDE
Desde o início da pandemia que a procura por brinquedos sexuais aumentou em algumas sex shops, bem como o consumo de pornografia. Sexólogos alertam para os riscos provocados pelo "trauma coletivo".
DESPORTO
Benfica anunciou este domingo o plano de operações que terá a partir de amanhã até ao regresso aos treinos individuais no Seixal no dia 4, com várias etapas e datas por cumprir entre testes e exames.
CULTURA
A Metropolitan Opera, em Nova Iorque, fez um concerto online este sábado com cada um dos mais de 40 membros da orquestra a tocar a partir de casa em vários cantos do mundo.
TELEVISÃO
Anthony Fauci ganhou popularidade nos briefings diários da Covid nos EUA, e disse que se alguém o interpretasse, que fosse Brad Pitt. O ator fez-lhe a vontade no regresso do Saturday Night Live.
Opinião

Helena Matos
Em Abril de 1974 a ideologia determinou que não se combatesse a epidemia de cólera. Em 2020 a ideologia determina que não há austeridade. É o abrilês, o regime em que as palavras vencem a realidade.
João Marques de Almeida
É fundamental que alguns sectores na nossa direita, mais cépticos em relação à União Europeia, entendam que a Europa é o seguro de Portugal contra uma ditadura das esquerdas.
Inês Domingos
Até em Portugal, neste mês em que se celebra o início do processo que conduziu o País à aprovação de uma constituição democrática, há sinais preocupantes de ausência de cultura de liberdade.
Manuel Villaverde Cabral
Sila é o vírus que não nos vai largar até à difusão de uma vacina daqui a um ano. Caríbdis é a abrupta quebra económica e a perda de rendimentos da população. Só que o primeiro-ministro não é Ulisses.
Pedro Afonso
Os idosos não constituem um grupo homogéneo. Muitos encontram-se em perfeitas condições de autonomia, e os seus direitos (inclusive o direito a correr alguns riscos) não podem ser sonegados.
Partilhe esta edição:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue