Tentou não entrar na polémica, porque há "crises" para resolver. Mas Marcelo pôs-se de um lado da barricada: seria "absurdo cívico" não marcar 25 de abril. Mais à frente celebrará mortos da Covid-19.
Na nossa democracia, os “eleitores de Abril” foram tão importantes como os “capitães de Abril”: impediram outra ditadura, tão anti-democrática e tão repressiva como a anterior. Ensaio de Rui Ramos.
Rio aproveitou dia de unidade para fazer oposição. Ferro explicou-se. Direita e esquerda esgrimiram argumentos para estar ali. Abril celebrou-se. Mas com muito silêncio e cravos no lugar de deputados.
O cantor e escritor brasileiro, que deveria estar hoje em Portugal, "num dia tão especial", para receber o Prémio Camões pela sua obra literária, partilhou uma mensagem em vídeo para os portugueses.
O primeiro-ministro António Costa fez uma mensagem a partir do Palácio de São Bento da sua residência oficial, que, como referiu “habitualmente no dia 25 de Abril” abre “estas portas” aos cidadãos.
Portugal tem 23.392 infetados com Covid-19 (mais 2,6%). Número de mortos sobe para 880 (mais 26). Há mais 667 recuperados em cinco dias. Lisboa voltou a ser concelho com maior subida de novos casos.
A conferência de imprensa deste sábado trouxe novidades em relação a testes e a um possível desconfinamento. A ministra da Saúde não deixou ainda de falar sobre o 25 de abril, este "menos leve".
Philip Kahn viveu a II Guerra Mundial, esteve na obra do World Trade Center e morreu aos 100 anos vítima de Covid-19. Cem anos depois do seu irmão gémeo, Samuel, ter sucumbido à gripe espanhola.
Sérgio Moro demitiu-se e deixou acusações que trazem de volta a hipótese de impeachment. Cada vez mais isolado, Bolsonaro pode perder apoio dos militares. Como foi a relação entre os dois no governo?
Está para breve a classificação da Quinta da Murtosa, uma antiga propriedade em Santa Maria da Feira. Associada à figura de Eça de Queiroz, será mais um lugar onde o escritor nunca terá estado.
Foi há 25 anos que Mark Getty e Jonathan Kline fundaram o arquivo digital que preserva 350 milhões de imagens, um baú com os momentos mais icónicos da história e uma porta aberta para o futuro.
Opinião
Alberto Gonçalves
A sobranceria é evidente; a humilhação, absoluta. E o pior nem é celebrar “Abril” durante o “confinamento”, em que os cidadãos sofrem uma existência limitada. O pior é a maioria agradecer o enxovalho.
Ruth Manus
Não permita que te desrespeitem. Coloque limites. A violência contra a mulher não é só física. Pode ser moral, verbal, psicológica. Você não é maluca. Não é insuportável. Não se convença de nada disso
Pedro Santa Clara e Teresa Violante
Qual é a base científica sobre a transmissão do vírus para encerrar os jardins públicos e as praias, privando, em muitos casos, adultos e crianças do único contacto possível com a natureza?
Ricardo Sá Fernandes
Este ano também me entristece o silenciamento da deputada Joacine Katar Moreira, a quem – com o voto contra da Iniciativa Liberal e do Chega – foi vedado o direito de intervir na sessão comemorativa.
P. Gonçalo Portocarrero de Almada
É razoável que tantos milhares de portugueses estejam a sofrer e o parlamento a festejar o 25 de Abril?! Que contraste com a atitude do Papa Francisco…
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
Sem comentários:
Enviar um comentário