Filomena Martins
Diretora AdjuntaQuinta-feira, 5 março 2020
Diretora AdjuntaQuinta-feira, 5 março 2020
Enquanto dormia…
… subia para oito o número de infectados em Portugal pelo novo coronavírus, com dois novos casos positivos esta manhã (ambos no Porto) e um ontem à noite, o primeiro de uma mulher (na zona da Grande Lisboa). Das más notícias matinais, nota ainda para a morte de Perez de Cuellar, antigo secretário-geral da ONU, a detenção do ex-jogador Ronaldinho Gaúcho no Paraguai e a descoberta pela primeira vez de uma nova espécie já contaminada com plástico no lugar mais profundo dos oceanos, a Fossa das Marianas. Na Justiça, o arranque do debate instrutório da Operação Marquês foi adiado para hoje, uma vez que ontem Ivo Rosa acedeu ao pedido de José Sócrates para voltar a ser ouvido a justificar-se com as suas agendas e o Google, enquanto o futebol nacional era revirado de alto a baixo por suspeitas de fraude fiscal e branqueamento de capitais.
A grande entrevista a André Ventura: das propostas para prisão perpétua à castração química, até ao ataque a Marcelo: “Está a mentir no caso Tancos”
Começamos com a grande entrevista a André Ventura, o deputado que é líder do Chega, o partido mais à direita com assento parlamentar que sábado apresentou a sua candidatura à Presidência da República. Durante uma hora e meia (que pode ver em vídeo), no programa “Sob Escuta” da Rádio Observador, Ventura falou de todos os temas polémicos com o Miguel Pinheiro e a Rita Tavares. Defendeu o fim do IRS e o desaparecimento do Ministério da Educação; reconheceu que furou a promessa de não acumular as funções de deputado e de consultor; apresentou as suas propostas de castração química e de prisão perpétua; e atacou duramente Marcelo Rebelo de Sousa sobre o caso Tancos: “O Presidente da República soube da encenação e está a mentir quando afirma o contrário”, disse.
Outro detalhe importante que vai dar muito que falar nos próximos tempos: André Ventura vai avançar com uma proposta de revisão constitucional no período de revisão ordinária, apresentando nos próximos dias projetos para permitir a castração química, a prisão perpétua e a quarentena obrigatória.
Clubes, dirigentes, empresários, advogados e jogadores arguidos por estarem Fora de Jogo. Desvio das receitas das transferências também sob investigação
Os nossos inspectores costumam ser bastante criativos em relação ao nome das investigações. Mas a de ontem, que me desculpem, não deixou margem para grandes dúvidas. A Operação Fora de Jogo, levada a cabo pelo Ministério Público e a Autoridade Tributária, entrou de carrinho junto dos principais clubes nacionais, investigando possíveis ilegalidades desde 2015 de dirigentes, empresários, advogados e jogadores, como fraude fiscal qualificada ou branqueamento de capitais. No final das 56 buscas, foram feitos 47 arguidos; as SAD de Benfica, FC Porto, Sporting e Braga, na pessoa dos seus presidentes, Luís Filipe Vieira, Pinto da Costa, Frederico Varandas e António Salvador, estarão entre eles; o empresário Jorge Mendes também; o mesmo acontecendo com vários advogados, entre eles Osório de Castro, que não só representa Mendes como também Cristiano Ronaldo.
Na Gala Cosme Damião, Luís Filipe Vieira reagiu dizendo estar muito tranquilo com as buscas e garantiu não haver “buracos e sumiços” nos resultados financeiros do Benfica.
O Luís Rosa soube no entanto que a investigação pode ir muito mais longe. Porque estará também em causa um alegado desvio das receitas dos clubes com as transferências dos jogadores para representantes dos próprios clubes e para empresários. As informações do hacker Rui Pinto e do Football Leaks poderão ser essenciais.
Coronavírus: oito casos em Portugal, entre eles uma mulher
Para concluir, as últimas do coronavírus que continuamos a acompanhar ao minuto em liveblog:
- Portugal já soma oito casos positivos; os últimos dois foram conhecidos esta manhã (são ambos do Porto, do sexo masculino, na casa dos 40 anos, um foi contagiado em Itália e outro já no nosso país); ontem à noite tinha sido revelada a primeira infecção numa mulher (é da zona da Grande Lisboa, tem entre 40 e 50 anos e foi contagiada em Itália).
- Um dos casos conhecidos é o de um professor de fagote na Escola Superior de Artes e do Espetáculo, que decidiu suspender as aulas até 18 de Março. O professor de música esteve em Itália em trabalho e antes de ser internado deu aulas no Porto e Covilhã, pelo que grande parte dos contactos dos doentes com coronavírus que estão a ter vigilância especial estão relacionados com ele.
- No debate quinzenal, o Governo anunciou o que vai e não vai fazer contra o surto da doença: não haverá controlo de temperatura nos aeroportos, não é preciso alterar a lei da quarentena, nem haverá mudança do que está nos manuais. E também “a meio da batalha não se mudam generais”, ou seja, para já a Directora-Geral de Saúde é intocável.
- A economia começa a ressentir-se cada vez mais das consequências do Covid-19 — por cá, o Turismo Portugal já cancelou a participação na BTL, mas o ministro da Ecomomia garante que Governo tem “artilharia preparada” para minimizar os impactos nas empresas e o Ministério da Defesa está a preparar hospitais militares para um eventual surto da doença em Portugal
- Hoje o Público noticia no entanto que a Linha SNS24 não atendeu 1 em cada 4 chamadas quando a procura atingiu um pico.
- Lá fora, Itália, o país europeu com mais casos, tomou medidas drásticas depois de registar 107 mortes e quase 3 mil infectados: escolas e universidades vão fechar durante 15 dias e os jogos de futebol vão ser jogados todos à porta fechada até 3 de Abril.
- Em Espanha foi confirmada a terceira vítima mortal e há três crianças entre os mais de 220 contagiados.
- Nos EUA registou-se a primeira morte na Califórnia (onde foi declarado o estado de emergência), estão confirmadas dez vítimas no estado de Washington e já há casos de infeção em 13 estados.
- A China ultrapassou as 3 mil mortes.
- E até o novo filme do 007 teve de ser adiado de Abril para Novembro, com perdas de milhões.
- A boa notícia é que os cientistas já descobriram como este novo coronavírus infeta os humanos passo a passo; a má é que já há mutações do Covid-19 em pelo menos 30% dos casos analisados.
MAIS NOTÍCIAS IMPORTANTES
OS NOSSOS ESPECIAIS
A NOSSA OPINIÃO
A Assembleia vai discutir propostas de quase todas as bancadas para reforçar a protecção dos animais. É um país a reboque do PAN, o que não surpreende: há mais lares com cães e gatos do que com filhos
O mais inquietante é mesmo a timidez das respostas políticas e institucionais a estes casos de enorme gravidade na Justiça, que não demonstram uma vontade clara em esclarecer e limpar o sistema.
Mas é preciso falar do negativo. Não falaria de mim, de resto, se não fosse assim. O negativo, ter-se-á adivinhado, é o estado presente do SNS. Indo mais directamente ao assunto: o negativo é político
A emenda poderia ter algum sentido se fosse proposta nalgum Estado teocrático ou uns séculos antes, mas deixa de o ter num país onde vivem mais de cem povos e com religiões muito distintas.
A atitude certa num português, filho da cultura portuguesa e cultor do modo português de estar no mundo, é estar vinculado a construir uma sociedade não-racista. Esse é o legado do luso-tropicalismo.
Há 30 anos que testemunho este cerco à liberdade de ensinar; como uma perspectiva centralizadora da aplicação de um currículo dá cabo de qualquer estímulo que faça da docência uma profissão atraente.
NOTÍCIAS SURPREENDENTES
CIÊNCIA
Primeira nova espécie descoberta com plástico
É o novo símbolo da poluição no oceano. Foi encontrada uma nova espécie de anfípode a 6,9 quilómetros de profundidade. É a primeira a já estar contaminada com plástico no momento em que é descoberta.
MUNDO
Segunda erupção do Monte Merapi em menos de um mês
O vulcão do Monte Merapi, na Indonésia, entrou novamente em erupção. As autoridades alertaram a população para não se aproximar a menos de 3 km do pico do vulcão. O aeroporto de Solo foi encerrado.
LIFESTYLE
Flahica. Vista a sua capa de neoprene
Capas para pranchas, mochilas, bolsas para portáteis e até já há pantufas em preparação, todas feitas pela mão da Flahica com neoprene reutilizado de velhinhos fatos de surf.
CULTURA
"Para Sama": uma crónica familiar entre a guerra
Filmado por uma civil na cidade cercada de Alepo, na Síria, entre 2011 e 2016, "Para Sama" é um documentário urgente e dilacerante, embora lhe falte contexto. Eurico de Barros dá-lhe quatro estrelas.
CULTURA
Três filmes para ver esta semana
A nova longa-metragem animada da Pixar, o filme português 'Mosquito' e o documentário "Para Sama", sobre a guerra na Síria, são as escolhas de Eurico de Barros esta semana.
CULTURA
"O que se passou em África foi outro Holocausto"
Chega agora às salas a segunda longa-metragem de João Nuno Pinto. "Mosquito" é um filme “anti-guerra” que quer discutir no cinema (mas não só) a colonização portuguesa em África.
LIFESTYLE
Filho de Michael Jackson compra casa de 2 milhões
Depois de completar 18 anos, Bigi Jackson, o filho mais novo de Michael Jackson, adquiriu uma luxuosa propriedade de 2 milhões. A casa sofreu remodelações para receber o adolescente.
TECNOLOGIA
Twitter testa os "fleets", tweets mais efémeros
Twitter está a testar uma forma mais efémera de partilhar os pensamentos dos internautas: os "fleets". À semelhança das "stories", publicações desaparecem após 24 horas e não podem ser "retweetadas".
LIFESTYLE
O vírus, o dilúvio e o desfile que abriu o Louvre
A Balenciaga criou um cenário apocalítico ao afundar o próprio desfile. Kenzo e Givenchy tiveram inspirações portuguesas. A Louis Vuitton reabriu o Louvre e fechou a semana da moda. Veja as imagens.
RÁDIO OBSERVADOR
Leia as últimas
em observador.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário